SS.
Thistlegorm
Mar Vermelho - afundamento 05.10.1941 Estreito de Gubal, Entre o recife de Shaab Ali e 8 milhas da costa do Sinai - Egito Posição: lat. 27°48.849´ N e long. 033°55,252´E |
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Histórico Entre 1901 e 1960, armadora inglesa Albyn Line possuíu 18 navios nomeados como Thistle, a flor nacional da Escócia (cardo em português). O primeiro Thistledhu (1901 - Thistle preta), Thistelbrae (1928) , Thistledale e Thistlemuir (1941), Thistledowne (1952) e o último Thistelroy (1960 - Thistle vermelho). O SS. Thistlegorm, (gorm é azul em Gálico) foi lançado ao mar em 9 de abril de 1940. Era um cargueiro de 4 porões com 126 metros de comprimento e 4.900 toneladas. Com a 2ª guerra mundial já se desenrolando, foi armado com uma anti-aérea de 3 polegadas e um canhão montado na popa do navio de 4.7 polegadas reaproveitado da 1ª guerra mundial e de pouca confiança. Em sua primeira viagem carregou peças de avião e trilhos nos Estados Unidos. Na segunda, embarcou cereais e outros gêneros alimentícios na Argentina e fez uma escala no porto de Santos. Flor Thistle (Cardo) |
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Em setembro
de 1941 o Thistlegorm partiu do porto de Glasgow para sua quarta e última
viagem. |
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Caminhões
Bedford
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Motocicletas
BSA WDM20
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Carros
de lagarta MK II Bren
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1º
porão (proa)
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1º
porão (proa)
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4º
porão - explodido (popa)
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O
Ataque No final da noite do dia 5 de outubro decolaram da ilha de Creta, base do segundo esquadrão da Luftwaffe, dois bombardeiros médios Heinkels 111, com o objetivo de patrulhar a costa da Península do Sinai. Segundo informações da época a patrulha procurava no mar o RMS Queen Mary, convertido em transporte de tropas, e que segundo a espionagem alemã, levava a bordo 1.500 soldados australianos. O navio não foi encontrado e os aviões, com pouco combustível, já estavam retornando de Creta, quando às 1:30 h do dia 6 de outubro, iluminado pela lua, se depararam por acidente com o comboio ancorado no Estreito de Gobal. Os pilotos escolheram o Thistlegorm como alvo alternativo, sem provavelmente saber da importância de sua carga. Os bombardeiros sem serem detectados mergulharam sobre o comboio e lançaram bombas de 2000 kg sobre o Thistlegorm. Pelo menos uma das bombas atingiu na popa do navio o porão nº 4, lotado de munição. A bomba e a munição produziram uma tremenda explosão que cortou o cargueiro ao meio, provocando seu afundamento imediato. O HMS Carlisle, que resgataria os náufragos, estava ancorado a menos de 100 metros do ponto do ataque e foi atingido por estilhaços da explosão. Dos 39 tripulantes, 4 marinheiros e 5 artilheiros da Royal Navy morreram. O Thistlegorm seria seguido por uma lista interminável de perdas da guerra, que em 1940 ainda se iniciava e com isso caiu no esquecimento. |
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Bombardeiro
alemão médio Heinkels 111, que decolaram de Creta (Grécia
- Mediterrâneo ) e bombardearam o Thistlegorm
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A
localização Em março de 1955 o navio oceanográfico Calypso do comandante francês Jacques-Yves Cousteau partiu do porto de Marselhe para a expedição cinematográfica que daria como resultado o filme O Mundo do Silêncio (premiado no festival de cinema de Cannes de 1956). Durante a expedição Cousteau, utilizando informações de pescadores e equipamentos bastante primitivos localizou o navio, identificado pelo sino que foi retirado (Enciclopédia Cousteu - Vol. 4, página 148 e 176.). A história do navio consta do livro The Living Sea. Após a visita de Cousteau o navio foi novamente esquecido até que nos anos 1990, utilizando novamente informações de pescadores locais, as equipes de mergulho turístico de Sharm el-Sheikh, localizaram os destroços e começaram a atuar no local. |
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Os
equipamentos primitivos utilizados pela equipe do Comandante Cousteau
a bordo do Calipso para localizar o navio em 1955. Primeiro mergulho no
Thistlegorm e a retirada do sino da identificação
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Mergulho - Profundidade: de 18 a 33 metros O
Thistlegorm está pousado na areia em posição de navegação,
com o casco integro o final do casario central. O casco está partido
na altura do porão nº 3 e nº 4. Seu hélice e leme
estão a 33 metros de profundidade e o convés de proa a 18
metros. |
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Proa
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Guincho
de proa
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Guincho
de proa
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Vagão
de boreste
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Vagão
tanque de bombordo
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Pamacanthus
imperator
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O
Thistlegorm está pousado na areia em posição de navegação,
com o casco integro o final do casario central. O casco está partido
na altura do porão nº 3 e nº 4. Seu hélice e leme
estão a 33 metros de profundidade e o convés de proa a 18
metros. Da proa, com a âncora pende uma corrente que leva até a areia. Guinchos, escovéns e cabeços de amarração estão em suas posições característica e ainda íntegros. Dos lados da estiva do porão nº 1 estão vagões tanque, já com parte do reservatório corroído. O mastro de vante e os quatro paus-de-carga estão caídos sobre a abertura do porão. Na parte mais profunda do porão nº 1 estão restos dos suplementos médicos, caixas de fuzis MK III Lee Enfields, geradores elétricos, peças de aviões, camas de campanhas, uniformes e botas. No nível superior do porão, estão alinhados vários veículos modelo Morris e motocicletas BSA WDM20. |
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O mastro de vante está caído em direção da popa virado para bombordo. | |||
Dos seus lados do estão os paranaves, estruturas semelhantes a
torpedos, utilizados para esticar os cabos que varriam as minas nos navios
caça mina.
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Aquafundiving - modificado |
1º
porão (proa) caminhões e motocicletas
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As
Moreia estão presentes em grande número
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Canhão
de popa
de 4.7 pol.
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Arma
anti aérea na popa
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Munição
dos canhões
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Hélice
e leme a 33 metros
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