Pré-continente II
Mar Vermelho - afundamento 1963
Sha’ab Rumi, Port Sudan - Sudão
Posição: lat. 37°24' N e long.
055°45' E

Principais naufrágios do Mar Vermelho

Carnatic, Dunraven, El Mynia, Giannis D, Khrisoula K, Kimom M, SS.Kingston, Rosalie Moller, Salem Express,
SS. Thistlegorm, Ulyssis,
Umbria (Sudão).

Outros naufrágios
Almirante Barroso, Aida, Blue Bell (Sudão), Carina, Cedar Pride (Jordania), Jolanda, Numidia.


 
Histórico
Uma das 3 experiências de habitação subaquática desenvolvidas pelo oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau. Construídas entre 1962 e 1965, o objetivo era testar a viabilidade de habitar o fundo do mar por períodos prolongados, além da observação e pesquisa da fauna marinha e realização de documentários para a TV e cinema.“Pré-continent” do francês plataforma continental.
O Pré-continent I era um cilindro para 2 “aquanautas” a 25 metros. Instalado no Mar das Baleares (Marselha), em setembro de 1962. O Pré-continente III era uma esfera para vários homens a 100 metros. Instalado no farol de Cap Ferrat (Nice) em setembro de 1965.
Entre os dois, em 1963 foi instalado 10 metros de profundidade no recife de recife Sha’ab Rumi no Sudão o Pré-continent II.
Por 4 semanas, uma estrutura em forma de estrela do mar - Starfish House - abrigou um grupo de oceanógrafos. Aos mesmos objetivos somavam-se, observar e coletar peixes e outros organismos para exibição e estudos no Museu Oceanográfico de Mônaco.
Um segundo habitat o “Deep Cabin” - usado no Précontinent I - foi instalado a 27 metros. Outras estruturas para uso da equipe, incluiam um hangar cheio de ar, que permitia o embarque e desembarque do submarino (soucoupe plongeante - disco mergulhador), uma garagem para os scooters e gaiolas de proteção contra os tubarões.




 

Dimensões: 10 metros (diâmetro) Sudão
Construção: 1963 Tipo: habitat submarino

A garagem do disco mergulhador (Soucoupe plongeante) da equipe Cousteau permaneceu no fundo
 

 

Mergulho - Profundidade: de 07 a 30 metros

Após o experimento a “Starfish house” e a “deep cabim” foram removidas, mas as demais estruturas ainda estão no local. Na garagem do disco mergulhador pode-se entrar, as demais estruturas de menor tamanho estão espalhadas em torno.


Shipwrek - Red Sea - Sudão



 
Faça seu Curso de Mergulho em Naufrágio com quem se dedica a atividade

Treine seus olhos e aproveite mais seus mergulhos


Instrutor: Maurício Carvalho - 30 anos de experiência - Especialidade levada a sério!
 

 

Volta a página do mar vermelho


Coral de fogo
 
s