Carnatic
Mar Vermelho - afundamento 14.09.1869 Golfo de Gubal, Ilha de Shadwan recife de Shaab Abu Nuhas - Egito Posição: lat. 270 34.25' N e long. 330 55.75' E |
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Histórico Construído pela Samuda Brother no Reino Unido em madeira sobre ferro, para a companhia Peninsular and Oriental Steam Navigation Company (linha P & O). Seu nome original deveria ser Mysore, porém em seu lançamento foi batizado como Carnatic, nome da região sul da Índia. Em 1867, o experiente capitão Philip Buton Jones assumiu o comando do navio para servir a rota Suez-Bombay e China. Como não havia o canal de Suez (construído em 09.1869) o porto de Suez servia ao embarque de cargas e passageiros. Em sua última viagem o Carnatic partiu às 10h da manhã do dia 12 de setembro de 1869 de Suez com destino a Bombaim (Índia). Levava a bordo 176 tripulantes, 34 passageiros, e uma carga composta de folhas de cobre, fardos de algodão, correio e 40.000 libras esterlinas em ouro destinada à casa da moeda da Índia. Durante a travessia do Golfo de Suez o capitão Jones permaneceu na ponte, mantendo uma velocidade de 11 nós em direção ao sul. Às 13 horas do dia 13, o segundo Oficial avistou a frente a ilha de Shadwan. O capitão ordenou um novo curso que permitiria que o navio passasse pela ilha. Afundamento Alguns minutos depois foram avistadas à frente ondas, indicando recifes. Foi dada ordem de leme a estibordo e motores a ré, porém a manobra não surtiu efeito e o cliper atingiu o recife de Shaab Abu Nuhas onde ficou encalhado. Após inspeção o comandante concluiu que o navio não corria perigo imediato, pós as bombas a funcionar para retirar a água que entrava pela proa e ordenou que passageiros e tripulação permanecessem a bordo. |
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Dimensões:
89,4 x 11,6 X 7,8 metros |
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Máquinas
a vapor do Carnatic, expostas no Museu da Indústria de Londres
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A
bela proa do Carnatic
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Ilustração
do naufrágio da época
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O
balanço do navio sobre os recifes abriram fendas sobre o casco
e enfraqueceram a quilha do navio. Na madrugada do dia 14, o nível
da água atingiu a sala de caldeira, obrigando ao seu abafamento,
o que resultou na perda de energia no navio. Sem as bombas no amanhecer
o navio já estava condenado.
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Na
proa, a entrada do mastro de gurupés
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Estrutura
do convés de proa adernado e sem a cobertura de madeira
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Estrutura
da proa
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Mergulho - Profundidade: de 17 a 27 metros O
Carnatic está posicionado na face norte do recife de Shaab
Abu Nuh, ao norte da ilha de Shadwan alinhado ao recife pela proa. |
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Guincho
de cabrestante de proa
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Estrutura
do guincho abaixo do convés de proa
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Trocador
de calor de uma das 4 caldeiras do Carnatic
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Seguindo-se em direção a área de meia nau, estão dois mastros caídos sobre a areia perpendiculares ao casco, ainda em suas posições originais, apenas com algumas quebras em seu comprimento. Parte do que restou a chaminé, está na areia e já próxima a seção de popa está uma das quatro caldeiras. | ||||
Debaixo do costado de meia nau, já colapsado estão duas
outras caldeiras e as máquinas. A primeira caldeira está
inteira e a estrutura frontal com o trocador de calor pode ser facilmente
distinguida. A segunda caldeira principal parece ter explodido. A quarta
caldeira (caldeira auxiliar menor), está a frente deste conjunto.
Pouco das máquinas está visível.
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Convés
de popa
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Pora
com sua hélice
reta e leme
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Primeira
coberta de popa
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