Rosalie
Moller |
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Histórico O Rosalie Moller era um grande cargueiro a vapor com 108,2 metros de comprimento e 3.963 toneladas, construído nos estaleiros da Barclay Curle & Co. em Glasgow na Escócia para a famosa companhia Booth S.S.Co Ltd de Liverpool. |
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Foi
lançado em 12 de dezembro de 1909 com o nome original de Francis,
suas máquinas
de tripla expansão permitiam uma velocidade máxima
de 11 nós. |
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Dimensões:
108,2 x 15 X 7,6 metros e 3.963 T
Construção: 1909, Francis na Barclay Curle & Co., Glasgow, Escócia Tipo: cargueiro a vapor a vapor Máquinas: vapor - tripla expansão, um único eixo, velocidade de 11 nós Armador: Booth S.S.Co Ltd, Liverpool, Inglaterra Carga: 4.500 toneladas de carvão |
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O
carvoeiro chegou ao Golfo de Gubal na extremidade inferior do Golfo de Suez
em 06 de outubro e foi orientado a ancorar e aguardar sua vez para atravessar
o Canal de Suez. A área de ancoragem estava situada mais ao sul e a leste da região em que em 6 de outubro o Thistlegorm havia sido atingido, por isso ainda era considerada seguras. No entanto, os alemães haviam expandido a área de cobertura de suas aeronaves a partir das bases no Mediterrâneo. O Rosalie Moller permaneceu dois dias na área de ancoragem segura H localizada a oeste de Gobal Sheghir, na posição lat. 27°.39'.03 N e long. 33°.46'.17 E. No dia 8 de outubro de 1941, menos de 48 horas após a perda do Thistlegorm, perto de meia noite, os Heinkels 111 retornaram para outro ataque. |
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Bombardeiro alemão Heinkels 111 |
O recife de Shaab Abu Nuhas vitimou muitos navios |
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Segundo
o relatório do capitão Byrne: Duas bombas foram lançadas,
uma atingiu o porão nº 3, às 00:45 horas. A embarcação
afundou às 01: 40h do dia 8 de outubro de 1941, faltando dois tripulantes.
Enquanto o navio estava afundando, o capitão e os tripulação passaram para os botes salva-vidas e conseguiram abandonar o navio, porém dois marinheiros pereceram. O navio submergiu atingindo o fundo entre 18 e 40 metros de profundidade. Após a Segunda Guerra, a falta de matérias-primas levou à busca dos navios afundados no Mar Vermelho para recuperar sua carga. A Rosalie Moller aparecia nos arquivos como recuperado, pois deve ter sofrido resgate de parte de sua carga, já que hoje os porões estão praticamente vazios. Em 1998 uma equipe de mergulho relocalizou o navio. |
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Mergulho - Profundidade: de 18 a 40 metros O naufrágio está apoiado pela quilha no fundo, perfeitamente equilibrado e com toda a estrutura de convés e mastros ainda preservados em seus lugares. A proa está a cerca de 40 metros e leme e hélice a 45 metros. |
No convés de proa a 35 metros estão, guinchos, turcos, cabeços de amarração, escovéns e correntes ainda em | ||
perfeitamente conservados em seus locais de uso. Logo atrás estão
as entradas do porões nº 1 e nº 2 ainda com os estrados
que cobrem as escotilhas. Entre eles guinchos e o mastro que atinge 17
metros de profundidade. |
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