MV
Giannis D
Mar Vermelho - afundamento 21.04.1983 Estreito de Gubal, Entre Abu Nuhas reef - Egito Posição: lat. 27° 34.680 N e long. 033° 55.365 E |
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Histórico Este cargueiro de 99,5 metros de comprimento e 2.992 toneladas de deslocamento foi construído na Companhia Kuryshima, na cidade de Imabari no Japão e lançado ao mar em setembro de 1969 com o nome de Shoyo Maru. Sua propulsão era fornecida por um motor a diesel de 6 cilindros da Akasaka Tekkosho KK de Yaizu (Japão), com 3.000 BHP, um único eixo e hélice e atingia uma velocidade máxima de 12 nós. O navio navegou sob o nome de Shoyo Maru até ser vendido em 1975 e renomeado o Markus. Vendido novamente em 1980 para a Dumarc Shipping & Trading Corp. na Grécia e rebatizado de Giannis D. Não possuía rota fixa, navegando para destinos de acordo com o frete contratado. Em sua viagem final, partiu em abril de 1983 com uma carga de madeira de Rijeka, na Iugoslávia, com destino a Hodeidah, no Iêmen com uma escala programada em Jeddah (Jidá), na Arábia Saudita. Ele cruzou o Adriático, o Mediterrâneo e chegou ao Canal de Suez, que no período passava por rígidos e demorados controles devido a guerra árabe-israelense. Foram autorizados a atravessar o canal e navegar pelo litoral do Egito com a ajuda de um piloto, que deixou o navio na baía de Suez, o navio desceu ao longo da Península do Sinai pela agitada rota marítima do Estreito de Gubal. |
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A
popa onde está a casa de máquinas
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Convés
de popa com seu guincho
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Parte
do mastro em H já caído no fundo
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O
Naufrágio Em 19 de abril de 1983, navegava pelo Estreito de Gubal em direção das águas abertas do Mar Vermelho. O capitão, que não deixou a ponte durante toda a tensa travessia, entregou o navio com os motores a toda velocidade a um de seus oficiais subalternos e retirou-se para sua cabine para descansar. Segundo o relatório do Lloyds List Casualty Report (22.04.1983) Pouco depois, já à noite, aparentemente o Giannis D se desviou de sua rota e de repente atingiu a borda noroeste do conhecido recife Shaab Abu Nuhas na posição aproximada lat. 27°3442 N e long. 033°5524" E. O traiçoeiro recife é bem marcado na maioria das cartas náuticas, pois está posicionado diretamente na rota do estreito de Gubal para o Mar Vermelho. Ainda assim, pode ser difícil de ser detectado, pois mal chega à superfície, o que resultou no afundamento outra três embarcações: Carnatic, Chrisoula K. e Kimom M. O Giannis D ficou encalhado pela proa na parte noroeste do recife. A tripulação abandonou o navio e foi resgatada por um rebocador egípcio; levada para a plataforma de Santa Fé e depois, de helicóptero, para Ras Shoke. O navio foi considerado perda total e permaneceu encalhado no topo do recife por várias semanas. Durante uma tempestade, o navio partiu-se ao meio e afundou na perpendicular do recife, ficando com 10 metros na proa e a popa a 27 metros no fundo de areia. Segundo informações, muitas embarcações da região foram construídas com a madeira retirada de sua carga. |
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Mergulho - Profundidade: de 09 a 27 metros O
navio está caído no fundo paralelo ao recife e adernado
para bombordo. Os destroços se dividem em três seções.
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Sala
de máquinas com a parte de cima das máquinas
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Diversos
compartimentos se comunicam no interior da popa
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Fundo
do porão (totalmente demolido) de proa
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Diversas
tampas de estiva do porão estão do meio do navio a proa
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Mastro
de proa
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Convés
de proa
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Mais abaixo está a sala de máquinas, com passarelas, corrimãos,
os dois motores a diesel e a boreste bombas, registros e geradores. A
saída da sala de máquinas pode ser feita por uma das claraboias
que se abrem no teto ao lado da chaminé.
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