Ulyssis
Mar Vermelho - afundamento 16.08.1887 Estreito de Gubal, recife de Shaab Abu Nuhas - Egito Posição: lat. 27°34'48 N e long. 033°5600 E |
|
|
|
||
|
||
|
||
Histórico O Ulysses era um cargueiro de ferro, com propulsão a vapor com 1.989 GRT construído nos estaleiros da R. & W. Hawthorn Leslie& Comp, Ltd, em Hebburn no rio Tyne na Inglaterra, para a companhia Ocean Steamship Comp de Londres. Com 95,1 metros de comprimento, 10,2 metros de boca e 7,7 metros de calado, foi equipado com máquinas a vapor de dupla expansão, construída pela empresa P. Stephenson & Cowhich de Newcastle. Foi lançado ao mar em 08 de novembro de 1870 e em 1871 juntou-se à frota de vapores da Ocean. O navio e seu maquinário provaram ser tão eficientes que os navios da frota da Ocean ficaram conhecidos como os Barcos da China, porque conseguiam fazer a viagem da Inglaterra para a China sem reabastecer-se de carvão. Em julho de 1887, partiu de Londres com uma carga de mercadorias destinadas a Penang, na China e Rolos de fios de cobre e isoladores para uma nova rede telegráfica descarregada em Bombaim na Índia. No comando estava o experiente capitão Arthur Bremner, que no entanto navegava para o Mar Vermelho pela primeira vez (Canal de Suez - inauguração 1869). O navio cruzou o Mediterrâneo e o Canal do Suez sem nenhum problema, deixou o Golfo de Suez para trás e continuou seguindo para o sul. O Ulysses seguia firme para o mesmo destino de outros naufrágios da região do Estreito de Gubal como o Dunraven (1876), Kimon M (1978), Chrisoula K (1981) e Giannis D. (1983). |
||
Naufrágio
Na noite do dia 15 de agosto, o capitão Bremner verificou as cartas de navegação pela última vez e se retirou para sua cabine, entregando o navio a seu imediato. Na madrugada do dia 16, o navio subitamente atingiu o lado norte da pequena ilha de Gubal Seghir e ficou encalhado.O capitão Arthur Bremner realizou a inspeção do navio, e concluiu que os danos eram leves e as bombas dariam conta de retirar a água que entrava água mantendo o navio na superfície. Assim decidiu aguardar o auxílio de uma embarcação que passasse. Pouco antes do amanhecer, o vapor britânico Kerbala aproximou-se para prestar auxílio. Foi solicitado que ele fosse com velocidade para Suez providenciando ajuda para o navio que permanecia encalhado. Enquanto aguardava pelo socorro, a tripulação mantinha o navio flutuando e se preparava para descarregar o navio de modo a que voltasse a flutuar soltando-se do recife. O auxílio chegou 3 dias depois com o HMS Falcon e duas chatas. As tripulações do Ulysses e das chatas, transportavam a carga por mais de 600 metros através do recite até onde estavam ancoradas as balsas. Como a carga era maior do que as balsas podiam suportar, parte dela foi acomodada no convés do HMS Falcon. Durante o período do dia 16 ao dia 20, enquanto esteve encalhado sobre o topo do recife, o constante movimento causou muitos danos ao casco do Ulyssis. Isto decretou o fim do navio. Assim que o navio foi descarregado, começou a escorregar lentamente da borda do recife e suavemente afundou na popa, permanecendo apenas a proa com o gurupés acima da superfície. O HMS Falcon, as balsas e toda a tripulação do Ulyssis retornaram a Suez onde chegaram em 06 de setembro de 1887. O navio foi considerado pelo capitão como perdido. O inquérito determinou erro de navegação, mas inocentou o capitão Bremner, que apesar disso, nunca mais voltou a comandar um navio. Nos meses que se seguiram, o mau tempo causou ainda mais danos e a proa do Ulisses desapareceu da superfície na posição lat. 27° 41.12' N e long. 33° 48.10' E entre 4 e 28 metros de profundidade. |
Dimensões: 95,1 x 10,2 X 7,7 metros Tonelagem bruta: 1.989 GR toneladas Construção: 1870, R. & W. Hawthorn Leslie & Co, Ltd, em Hebburn-on-Tyne, Inglaterra Tipo: paquete de carga e passageiros Motores: vapor - 2 de dupla expansão (P. Stephenson & Cowhich, Newcastle) Armador: Ocean Steamship Company, Londres Carga: variada e carga de tambores de cabo |
|
|
||
|
Este
naufrágio conhecido também como The Cable Wreck
devido a sua carga de rolos de fios está na face norte da ilha
de Gubal Sheghir na extremidade do Estreito de Gubal. Esta área
está sujeita a fortes correntes e a ondulação da
superfície é muitas vezes grande, tornando a atracação
do barco quase impossível, por isso são necessárias
condições muito calmas. |
Maurício Carvalho - Modificado de Tryton Centrun Nurkowe |
|
||||
|
||
s |