MV
Salem Express
Mar Vermelho - afundamento 15.12.1991 Ao sul de Hyndman - Egito Posição: lat. 26°.39'.01 N e long. 34°.03'.48 E |
|
|
|
||
|
||
|
||
Histórico Construído para a Companhia Générale Transatlantique de Marselha (França) como um Ferry boat, tinha capacidade para 1200 passageiros em 428 cabines e 142 veículos. Lançado em junho de 1963 como Fred Scamaroni foi entregue em junho de 1965, no entanto dias depois, um incêndio a bordo causou extensos danos, resultando em um atraso de 10 meses no início das operações. O navio fazia regularmente a rota Marselha/Ajaccio na costa da Córsega. Passou por sucessivas companhias com diversos nomes (MV Nuits Saint Georges - Dinamarca, 1969; MV Lord Sinai - Egito, 1982, até ser transferido em 1988 para a companhia do empresário Hussein Salem, a Samatour Shipping Company de Suez (Egito) e renomeado MV Salem Express, navegando na rota de Jeddah (Arábia Saudita) a Suez. |
|||
Naurfrágio
|
Dimensões: 114,99 X 17,84 X 4,92 metros Tonelagem bruta: 4.771 toneladas Construção: 1966, Forges & Ateliers e Chantiers de Mediterranee, La Seyne, França Tipo: Ferry Boat - Roll on/ Roll off Máquinas: 4 motores diesel Pielstick 8 cilindros (11.100 Kw) velocidade entre 19,5 e 21 nós. |
||
Dias
após o naufrágio, a Marinha Egípcia e instrutores de
mergulho da região, durante três dias recuperaram muitos corpos
presos dentro dos destroços. Estima-se que 850 corpos foram recuperados,
o que contrasta com número oficial de mortes. A operação
de resgate foi cancelada quando se tornou muito perigoso o acesso aos convéses
inferiores. Ainda existem restos de passageiros nas partes mais baixas do navio, por isso, muitas operadoras discordam e evitam a realização de operações de mergulho no local. |
|||
|
|
|
||
Como
Fred Scamaroni (1963)
|
Salen
Express (1963)
|
|||
|
O
casco Salem Express está deitado inteiro bastante adernado sobre
boreste a 32 metros de profundidade e apoiado sobre o casario; o casco
de bombordo está a cerca de 12 metros. |
|
||||
|
||
s |