SS
Umbria
Mar Vermelho - afundamento 10.06.1940 Recife de Wingate - Porto Sudão - Sudão Localização: lat. 19°38'19 N e long. 037°19'38 E |
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Histórico Este grande navio misto de passageiros e carga, foi construído pelo estaleiro Rieherstieg Schiffswerfte & Maschinenfabrik de Hamburgo, para a companhia alemã Hamburg-Sudamerikanische. Lançado ao mar em 30 de dezembro de 1911 com o nome de Bahia Blanca, podia transportar até 2 mil passageiros e 9.000 toneladas de carga. Com 154,9 metros de comprimento e deslocamento de 10.076 toneladas, era impulsionado por duas máquinas a vapor de tripla expansão, com uma potência de 848 N.H.P. impulsionando dois hélices, que permitiam atingir uma velocidade de 13 nós. Em agosto de 1914 começou a operar na linha Hamburg-America, fazendo sua viagem inaugural para o Rio da Prata. Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, o navio se encontrava-se ancorado em Buenos Aires e foi confiscado pelo governo argentino, que ordenou que guardas armados fossem colocados a bordo. Em 16 de abril de 1918 foi vendido ao governo argentino navegando até 1935 como SS Bahia Blanca. Em 1935 o governo italiano assumiu o navio, para a companhia Flotte Riuniti Cosulich-Lloyde Sabaudo Navigazone Generala (Genova) e rebatizando-o de SS Umbria. Passou também pela companhia Societa Itália. Em 1936 foi vendido para o Lloyde Triestino Societa Anonima de Navigazone (Trieste). Nesse período, a principal função da embarcação era o transporte de tropas, levando vários milhares de soldados e carga para as colônias italianas na África Oriental. Em maio de 1940, a Itália ainda permanecia neutra, mas sua entrada na Segunda Guerra Mundial já era iminente. O Umbria secretamente transportava um grande carregamento de munições e explosivos com destino a Massawa e Assab na Eritreia, colônia italiana. A maior parte do armamento destinava-se à defesa contra os Aliados e a possível expansão de seus territórios africanos;o resto da carga, destinava-se a Calcutá e outros portos na Ásia. |
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A
bordo estavam 360.000 bombas que variavam entre 15 kg e 100 kg, 60 caixas
de detonadores, num total de 8.600 toneladas de armas, além de
material de construção, principalmente cimento e três
carros Fiat 1100 Lunga.
Em 3 de junho de 1940 o Úmbria, partindo da Itália, chegou a Porto Said, no norte do Egito, a entrada do Canal de Suez, foi recarregado com carvão e água, permaneceu retido pelo controle da Real Marinha Inglesa e três dias depois atravessou o Canal de Suez em direção a Eritreia. Naufrágio A partir de Suez, o Umbria foi seguido de perto pela corveta HMS Grimsby da Marinha Real Britânica. No dia 9 de junho já em águas do Sudão e próximo a Port Sudan, na posição lat. 19°38'19 N e long. 037°19'38 E o HMS Grimsby ordenou ao capitão da Umbria que ancorasse no recife de Wingate, sob o pretexto de procurar contrabando. Depois de ter ancorado o navio, o cruzador de batalha da Nova Zelândia HMS Leander se aproximou e 22 homens (incluindo o capitão) embarcaram na Umbria para uma revista e embora nada fosse encontrado, permaneceram a bordo até a manhã seguinte. Na manhã do dia 10 de junho o capitão da Umbria ouviu pelo rádio a notícia de que a Itália havia declarado guerra as nações aliadas. Decidiu então afundar seu navio para impedir que a carga de armamentos e explosivos fosse confiscada pelos britânicos. A manobra foi feita em sigilo e sem que os Neozelandeses percebessem. Quando a água já inundava os compartimentos mais baixos da embarcação, os comandantes deram ordem de abandonar o navio. Embora o Umbria, deitado de lado em águas rasas, fosse considerado recuperável, foi decidido pelo abandono, em função do risco que a carga ofereceria em uma operação de resgate. |
Dimensões: 154,9 X 18,1 X 10,9 metros Sudão Tonelagem bruta: 9.349 toneladas Construção: 1911, Rieherstieg Schiffswerfte, Hamburgo Tipo: paquete misto de passageiros e carga Máquinas: 2 a vapor de tripla expansão, potência - 848 N.H.P. Armador: Italia Societa Anonima de Navigazone Carga: 360.000 bombas, detonadores, material de construção e 3 carros Fiat 1100 Lunga |
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Umbria adernado junto ao recife |
Carga de carros - Fiat 1100 Lunga |
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O
Umbria esta deitado de boreste a 38 metros ao longo do recife Wingate.
Na popa o leme está apoiado na areia a 30 metros, uma das hélices
está acima do fundo do mar e a outra está parcialmente enterrada
na areia. O convés de popa já caiu e a estiva do 5º
porão está aberta. |
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