MV
Kimon M
Mar Vermelho - afundamento 12.12.1978 Estreito de Gubal, recife de Shaab Abu Nuhas - Egito Posição: lat. 27°34'48 N e long. 033°5600 E |
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Histórico Este cargueiro com 106,4 metros de comprimento e 3.954 T foi construído pelo estaleiro Stulcken & Sohn, na cidade de Hamburgo na Alemanha, para a também alemã, companhia Bruns & Company de Hamburgo. O navio foi lançado em 11 de fevereiro de 1952 com o nome de Brunsbuttel Byelourus II. Era um clássico cargueiro de três castelos, com dois porões (nº 1 e nº 2) de carga à frente da superestrutura, com mastros e guinchos e dois na popa (nº 3 e nº 4). Ainda em 1953, o navio foi vendido e rebatizado Ciudad Ce Cucuta. Em 1964 novamente e vendido é batizado de Angela. O navio foi vendido novamente em 1971 e rebatizado como o Kimon. Finalmente em 1975, foi vendido a seu último armador, Lanissos Shipping Company, do Panamá e um M foi acrescentado ao nome. Alguns autores afirmam, que o navio navegou por toda sua vida com o nome de Kimon, somente no final teve o M acrescentado. Em dezembro de 1978, sob o comando do capitão Juan Cavilieri, partiu de Iskanderun, na Turquia, com destino a Bombaim, na Índia, com um carregamento de 4.500 toneladas de lentilhas ensacadas. |
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O
navio atravessou o Mediterrâneo, atingiu Port Said e no dia 10 de
dezembro cruzou o Canal de Suez. Como em muitos outros naufrágios
da região o capitão Cavilieri, manteve-se na ponte de comando
durante toda a travessia do canal e por todo o perigoso Estreito de Gubal.
Quando a navegação atingiu águas abertas, entregou
o navio ao imediato e retirou-se da ponte para descansar.
No dia 12 de dezembro, o navio navegava para o sul a 13 nós, quando atingiu o canto nordeste do recife de Shaab Abu Nuhas, na posição de lat. 27°34'48"N e long. 033°56'00"E. Segundo o relatório do Lloyds Casualty List (14.12.1978) existe a indicação de que o Kimon M teria atingido outro naufrágio, embora nenhum naufrágio nessa data esteja registrado. Porém, existem outros registros de encalhe de navios nessa região, mas eles forma reflutuados e voltaram a navegar. Um pedido de socorro foi enviado ao navio MV Interasja, que passava na região. O cargueiro respondeu imediatamente, seguindo ao local do acidente e resgatando a tripulação que foi levada a Port Suez onde desembarcando no dia 14. O Kimon M permaneceu encalhado no recife por vários dias e parte da carga de lentilha foi recuperada, porém os danos estruturais foram muito grandes e o navio, que já era antigo, foi considerado com perda total. Com o passar do tempo, a ação das ondas e a oxidação destruíram a proa do navio, o casco adernou para bombordo e o restante do navio deslizou pela encosta do recife, pousando entre 20 e 32 metros. Alguns anos depois, uma empresa de salvamento local, abriu um rombo no casco de bombordo abaixo da superestrutura e na altura da casa de máquinas removendo seus motores e outros equipamentos. Ao longo do tempo, esse navio foi nomeado de formas diferentes Seastar, Olden e naufrágio das lentilhas até que sua identidade fosse confirmada.
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Dimensões: 106,4 X 14,8 X 6,81 metros Tonelagem bruta: 3.954 toneladas Construção: 1952, Stulcken & Sohn, Steinwerder, Hamburgo, Alemanha Tipo: cargueiro de três castelos Máquinas: diesel Waggon & Masch 8 cilindros duplos, 2.940 HP, um único eixo e hélice de 4 pás, velocidade máxima de 13 nós. |
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Navio já com seu nome definitivo de Kimon M |
O recife de Shaab Abu Nuhas vitimou muitos navios |
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Mergulho - Profundidade: de 18 a 33 metros O
navio está quebrado atrás do castelo de proa e deitado sobre
o casco de boreste, do limite do recife, a 4 metros, até a popa
na areia a 32 metros.
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Da
base da superestrutura até a popa, a embarcação está
quase completa. O casario já está apoiado na areia e o que
restou da chaminé pode ser encontrada junto a areia.
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