Entendendo os croquis
Compreenda o que está vendo e aumente o aproveitamento
e segurança de seus mergulhos

Parte 1
 

Por mais que os mergulhadores de naufrágio possam encontrar águas claras e propícias a fotografias subaquáticas; raramente as condições são suficientes para que fotografias apresentem a cobertura necessária a uma boa orientação durante o mergulho nos naufrágios. Elas são ótimas para indicar a condição geral de peças, ou partes restritas dos destroços, mas em navios grandes são de pouca importância na orientação.
Por tudo isso, a melhor ferramenta de orientação dos mergulhadores de naufrágio, são os desenhos esquemáticos, popularmente conhecidos como croquis, que mostram de forma geral as condições dos destroços no fundo. Essa ferramenta é utilizada em todo mundo por mergulhadores de naufrágio. Ser capaz de prepará-los, pelo menos de uma forma simplificada (croqui primário) é uma condição básica que deve ser ensinada em qualquer curso sério de Mergulho em Naufrágio.
Por críticas e sugestões à meus croquis de mergulhadores bem intencionados; percebemos, que muitos desses mergulhadores, por não possuírem o treinamento adequado sobre croquis, acabaram fazendo uma interpretação errônea desses esquemas.
Em função desse problema, que pode afetar a segurança dos mergulhadores, foi preparado esse texto. Espero que ele sirva para facilitar a compreensão do que é apresentado e aumente o aproveitamento que os mergulhadores possam fazer dessa importante ferramenta.
Assim mesmo, esse texto é apenas um resumo e não pretende substituir o treinamento formal com um instrutor competente.

 

 
Classificação dos croquis
Na confecção dos croquis podemos distinguir didaticamente quatro categorias em função do número de informações fornecidas e da qualidade (confiabilidade) do trabalho. Essas categorias variam em função das condições locais, como profundidade, visibilidade, temperatura etc. Métodos empregados na confecção, como equipamentos ópticos, eletrônicos ou manuais. Responsável pelo trabalho e até o tempo passado de divulgação do trabalho, que pode impedir a correção de possíveis falhas.
 

Características básicas dos tipos de croquis

Croqui primário: são os croquis executados em uma planilha subaquática durante o mergulho e por isso muito simples e esquemáticos.
São croquis em duas dimensões (planta baixa).
As peças são apenas representadas (o que pode ser feito por códigos pré-estabelecidos).
Apresenta-se a disposição das peças relevantes, mas a escala não é obrigatória.
O tipo de fundo e as profundidades máxima e mínima são registrados.
Identificação, autor e data de execução são obrigatórios.

 
Croqui secundário: são normalmente o resultado do croqui subaquático, melhorado por observações após o mergulho de um ou mais mergulhadores.
Croquis em duas dimensões (planta baixa).
Reprodução das peças como são vistas no fundo.
Disposição das peças relevantes em escala.
Distância entre peças levada em consideração.
Orientação espacial, tipo de fundo e profundidades.
Sofrem algum tipo de confirmação (2 ou mais mergulhadores ou imagens subaquáticas).
 
 
Croqui terciário: são o resultado do croqui subaquático executado com auxílio do registro de imagens subaquáticas.
Croquis em três dimensões (perspectiva).
Apresenta-se a reprodução das peças (foram e tamanho).
Disposição das peças relevantes e complementares em escala.
Distância entre peças levada em consideração.
Representação colorida.
Perspectiva do naufrágio e detalhamento de peças.
 
 
Croqui Arqueológico ou mapeamento arqueológico: São o resultado dos trabalhos arqueológicos executados segundo os rígidos padrões de medição e posicionamento das peças.
Não são normalmente os croquis utilizados pelos mergulhadores para se orientar sobre os destroços, pois muitos dos artefatos podem ter sido retirados.
 
 

 
Objetivos dos croquis
 
Mergulhadores diferentes buscam informações distintas nos croquis, de modo geral, as informações que podem ser obtidas estão separadas em função do tipo e condições do naufrágio (Classificação do estado).
 

Naufrágios Desmantelados e Enterrados
Neles as informações mais importantes são sobre a disposição, o conjunto dos destroços e as peças que podem ser encontradas. Por isso, é frequente que peças importantes sejam destacadas com cores distintivas dos demais destroços. O mergulhador busca compreender como deve deslocar-se sobre os destroços e o que existe para ser apreciado.

 
 

Naufrágios Inteiros e Semi-inteiros
Neles, além da configuração geral do navio, as informações mais importantes estão associadas as penetrações e por isso a posição do naufrágio e os pontos de luz e pontos de penetração devem estar assinalados.
No exemplo do Itapagé acima, percebemos que os pontos de luz estão marcados em preto (orifícios) enquanto os pontos de penetração estão indicados por setas vermelhas.
Cabe lembrar, que a diferença entre os dois tipos de aberturas dependerá do grau de segurança que se deseja. O autor do croqui deve, por segurança, ser prudente e não indicar como pontos de penetração aberturas muito pequenas, pois neste caso pode induzir mergulhadores menos experientes a penetrar nesses locais. No meu caso, são assinalados como pontos de penetração somente aquelas aberturas em que dois mergulhadores podem passar lado a lado.

 
Continuação - Croquis 2.
 
 

 
Parte 2
Técnicas de confecção de croquis
Checando a confiabilidade do croqui
 
Parte 3
Informações extraídas dos croquis
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil
Saiba mais sobre croquis