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Histórico |
O
rebocador Atlas da
companhia, Saveiros Camuyrano trabalhava na
construção do emissário submarino de Ipanema transportando
tubos de até 40 metros. No dia 03 de outubro de 1974 estava fundeado
a cerca de 200 metros da praia de Ipanema durante a hora do almoço.
Um forte vento sudoeste já soprava desde as primeiras horas da manhã.
Subitamente romperam-se as amarras e sem que a tripulação
conseguisse dar partida nas máquinas, segundo informes da época,
porque cabos estavam presos ao hélice, acabou por encalhar entre
as praias de Ipanema e do Arpoador. Uma traineira de pesca e outro rebocador tentaram reboca-lo utilizando um cabo de nylon e orientado por um helicóptero da Secretaria de Segurança, porém logo na primeira tentativa o cabo arrebentou, não sendo mais possível o resgate devido a maré baixa. No dia seguinte, durante a maré alta, ao ser rebocado por outro rebocador da mesma companhia, rompeu parte do fundo, fez água e acabou por afundar a cerca de 300 metros da praia. |
Posição do Atlas da praia de Ipanema |
Rebocador Atlas no dia do naufrágio |
Ao fundo o antigo pier de Ipanema |
Posição do Atlas da praia de Ipanema |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
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Visadas
da posição do Atlas
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Contorno da pedra da Gávea no ângulo do morro Dois Irmãos |
Contorno do morro do Pão de Açúcar na quarta varanda do último prédio visto do Arpoador |
Árvore entre os prédios da praia do Arpoador |
O Naufrágio |
Pousado
no fundo com a proa virada para alto mar. O casco ainda mantém
a integridade limitando a embarcação e está muito
enrolado por cabos e restos de redes. |
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Acompanhe
as mudanças do rebocador devido as redes que são passadas
com frequência sobre os destroços
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Cunho
de proa, já com o casco rompido
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Parte
do guincho arracado de seu local,
caído a bombordo das gaiutas de proa |
Passagem
de cabo de boreste
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Foto de 2023.
O pouco que sobrou do casario
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Foto de 2023.
parte do mastro caido sobre o vaso sanitário
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Moreia no
que restou no fogão da cozinha
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O
gato de reboque, compartimento de motor e a popa pouco se modificaram, apenas
parte da murada de bombordo é que já caiu. Na popa, existe mais oito escotilhas com vigias e uma grande escotilha retangular que se abre para o compartimento do motor. No convés dois grandes cabeços de amarração nos bordos e um terceiro junto ao costado da popa. A popa está enterrada, não sendo possível ver o hélice e o leme, caído a bombordo está totalmente cobero por redes. Em torno do casco existem alguns canos de PVC que se alojaram nos últimos anos (2023) também a boreste está caído um mastro e rede de volei, que deve ter sido deslocado para o mar em alguma ressaca, não pertencendo naturalmente ao naufrágio. |
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O
sistema de gato de reboque sobre o compartimento do motor
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Gancho
do gato amarrado a boreste
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Porta
de entrada do compartimento do motor na popa
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Cabeço de amarração da popa |
Comparando-se
os dois croquis é possível ver a destruição
da cabine
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in br |