Entendendo
os croquis |
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Por
mais que os mergulhadores de naufrágio possam encontrar águas
claras e propícias a fotografias subaquáticas; raramente
as condições são suficientes para que fotografias
apresentem a cobertura necessária a uma boa orientação
durante o mergulho nos naufrágios. Elas são ótimas
para indicar a condição geral de peças, ou partes
restritas dos destroços, mas em navios grandes são de
pouca importância na orientação. |
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Continuação... |
Informações extraídas dos croquis |
Estilos Como já dissemos, não existe uma padronagem para croquis e por isso, autores diferentes utilizam métodos diferentes para passar informações sobre o naufrágio. Algumas dessas formas podem provocar problemas de má interpretação do croqui e por isso, precisam ser conhecidas antes de sua utilização. As observações abaixo são fruto de vários anos de visualização de croquis de vários autores e principalmente das necessidades que moldaram o estilo que hoje é utilizado na confecção de meus croquis. |
Profundidades Profundidades são de grande importância nos croquis. Devem ser assinaladas as profundidades máxima e mínima, quando os destroços não estão no plano e as profundidades de peças que se destacam do fundo. Além de servirem de elemento de orientação às profundidades são a base para o planejamento do mergulho. |
Nas
cartas náuticas, as batimetrias mínimas são marcadas
segundo a menor profundidade possível
encontrada no local (evitar encalhe),
o que corresponde
a maré baixa
de sizígia, |
Tipo
de fundo |
Orientação Muitos mergulhadores questionam a falta de orientação norte/sul nos croquis. Essa ausência ocorre porque a informação é pouco prática. As bússolas frequêntemente apresentam marcações incorretas, influenciadas pela massa ferrosa dos destroços. Por isso, não é usual que mergulhadores de naufrágio utilizem as bússolas como forma de orientação pois seu uso pode levar a erros graves na navegação, ao invés da bússola são utilizadas técnicas de orientação natural. |
Angulação |
Relevância |
Outra
decisão difícil é determinar que partes dos destroços
são relevantes, o que deve ser mostrado e o que pode ser omitido. |
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Coloração No caso do croqui ser realizado em cores (terciários), elas servem para indicar diversos aspectos. Tipos de material, áreas sombreadas, dobramentos e ângulos e principalmente, partes com a mesma angulação em relação à superfície, isso auxilia ao mergulhador a ter uma ideia tridimensional dos destroços, dando a ele volume. |
Modificações
propositais Em algumas situações parece ser mais interessante cometer pequenas alterações na confecção dos croquis. Isso é feito, principalmente, para revelar peças importantes, que de outra forma poderiam ficar disfarçadas ou ocultas pela angulação escolhida. Algumas modificações são clássicas: Inversões de peças; cabeços-de-amarração, por exemplo, quando vistos por baixo são absolutamente inidentificáveis. Assim pode ser mais interessante representá-los ao contrário, do que sua presença não ser percebida no croqui. |
Visto por baixo, a representação dos cabeços-de-amarração seria irreconhecível |
A
esquerda, como seria o desenho real da proa do Vapor
Bahia do ângulo escolhido. A direira, como foi mostrado
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Alterações
de forma e pequenas mudanças de posição; cortes de
partes do casco ou pequenos deslocamentos de posição de peças
também podem revelar estruturas importantes, que de outra forma ficariam
escondidas no ângulo escolhido. O autor precisa apenas ter cuidado com essas alterações para que elas não induzam a uma interpretação errônea dos acontecimentos e desmanche do navio. Inverter a posição do casco, de um cabeço-de-amarração ou turco podem fazer o mergulhador deixar de perceber o adernamento do naufrágio antes de seu desmonte. Finalmente o número de modificações deve ser o mínimo possível, caso contrário o croquí se tornará difícil de interpretar debaixo d'água e os mergulhadores ficarão perdidos ao invés de orientados. |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil |
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