...NAUFRÁGIO do MARTE
 
Histórico
O rebocador da companhia
Wilson, sons, como outros rebocadores da companhia, estava em final de vida útil, servindo nos portos do norte do Brasil, até que foi posto fora de uso pela empresa.
Em 1997 foi comprado em Recife pelo proprietário do Hotel Intermares de Serrambi, PE. a cerca de oitenta quilômetros ao sul da capital, para servir de recife artificial e ponto de mergulho para a operadora de mergulho do hotel Intermares.
Após a retirada de partes nobres como os motores, guinchos etc, o navio foi limpo e dele retiradas algumas poucas portas e estruturas.
Durante a madrugada do dia 13 o navio partiu de Recife rebocado por dois pesqueiros, até que no início da manhã atingiu o ponto escolhido para o afundamento.

 

Vida intensa no Marte
 


Rebocador Marte atuando no porto de Santos

  Ao chegar ao local pré-determinado, foram abertas as válvulas de fundo, como o navio demorava a afundar, foi utilizado um maçarico para fazer orifícios no porão de popa, provocando a entrada de mais água e acelerando o processo. Assim mesmo, o Marte demorou algumas horas para afundar completamente.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Marte

Data do afundamento: 13 .04.1998

LOCALIZAÇÃO

Local: Serrambí

UF: PE.

País: Brasil

Posição: Afundado a 12 quilômetros da costa, na altura da praia de Serrambi

Latitude: 08º 35' 31" sul

Longitude: 034º 54'43" oeste

Profundidade mínima: 16 metros

Profundidade máxima: 33 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: formação de recife artificial

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: 1942
Armador: Wilson, sons, (Santos).
Estaleiro: Scott & Sons (Bowling - Inglaterra).
Comprimento: 32,69 metros Boca:7,62 metros
Tipo de embarcação: rebocador Deslocamento: 260 Toneladas
Material do casco: aço Propulsão: motor diesel
Carga: vazio

CONDIÇÕES ATUAIS: inteiro

 

O Marte permaneceu vigiado pelos funcionários do hotel Intermares por alguns anos o que favoreceu a agregação de muita fauna. Diversos peixes de grande porte colonizaram os destroços. Infelizmente quando o ponto de mergulho foi identificado, caçadores submarinos passaram a frequentar o local matando os peixes de grande porte.
Um fato curioso que ronda o Marte, é que durante um dos mergulhos de turismo, a equipe do hotel acabou derivando do navio e encontrou um novo naufrágio, que ficou conhecido como Galeão de Serrambi.

No ano seguinte ao afundamento do Marte, a mesma equipe pós no fundo o Gonçalo Coelho.

 
 

A coberta superior do rebocador era acessada
por uma pequena escada a bombordo

Os diversos níveis do rebocador, dos 33 aos 16 metros,
permitem um merglho em multinível
  
 

 
Descrição
O Marte está pousado corretamente no fundo. Caídos no fundo em torno da proa do rebocador existem quatro grandes pneu, que serviam de defensas.
No convés de proa não há guincho, porém dois cabeços de amarração uma gaiuta e uma abertura, tipo port-low, no costado de bombordo, todo o convés era protegido por uma armação onde ficava preso um toldo, porém a partir de 2008 essa armação caiu.
O casario é estruturado em três andares. Na parte de baixo ficavam cozinha e pequenos depósitos, pelas portas laterais podemos atravessar o casario de um bordo ao outro e ter acesso por uma escada ao porão, por onde existe também uma passagem para sala de máquinas.

Vista de bombordo do Marte
 
......
 

Croqui até 2007, ainda com a chaminé
 
No segundo nível, está a sala de comando totalmente vazia. Na parte superior uma pequena coberta, de onde parece que o rebocador também era controlado.
Atrás da cabina de comando encontra-se um mastro ainda inteiro e sua escada, uma escada a bombordo que leva ao primeiro piso do casario. A chaminé do Marte permaneceu em pé até 2008, agora só restando o ducto de fumaça.
Na popa, logo atrás do casario, está a estrutura do gato de reboque (estrutura que segura o cabo de reboque). Um casario baixo, com seis gaiutas, protege a sala de máquinas.
 

A penetração pode ser feita por duas das janelas que foram completamente removidas. No interior da sala de máquinas estão o que sobrou do bloco dos motores a diesel, alguns encanamentos e escadas.
Uma passagem liga a sala de máquinas ao casario de proa, porém ela é estreita e existe muito sedimento no fundo; só devendo ser tentada pelos mergulhadores com experiência em penetrações em espaço restrito e adequadamente equipados.
Sobre o casario de popa existem duas proteções de rolamento de cabos. Junto a popa uma grande tampa está aberta e revela o compartimento do volante do leme, removido junto com o leme e o hélice.


O que sobrou da chaminé, caída a partir de 2008
 

   

Visão do convés de proa

Entrada de popa da sala de máquinas
 

Interior da sala de casario

Cilindros que restaram das máquinas
 

Gato de reboque e chaminé

Grandes barracudas frequentam os destroços

Casaria de proa
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO

 

Na sala de máquinas, que foram parcialmente retiradas pode ser feita uma penetração com saída no casario. Pequeno compartimento do volante do leme Cabeço-de-amarração Cabeço-de-amarração O revestimento da chaminé estava se partindo  em 2006 passagens de um lado a outro com pequenas salas, ligação com a sala de máquinas e sala de comando acima. Pneus de trator Gato de reboque Tijupá Sala de Máquinas Gato de Reboque restos da chaminé e do conducto de fumaça Tijupá Cabeço de amarração Pequeno compartimento do volante do leme Cabeço de amarração passagens de um lado a outro com pequenas salas, ligação com a sala de máquinas e sala de comando acima Pneus de trator