...NAUFRÁGIO
da CHATA DE NORONHA
|
Histórico
|
Ilustração inicial da chata a partir dos destroços e de material de arquivo | ||
Em
primeiro plano o guincho
e ao fundo os escovéns |
Vista
traseira da cabine de
popa caída de cabeça para baixo |
Vista
frontal da cabine de
popa caída de cabeça para baixo |
Guincho
do guindaste
|
Hélice
|
O
mastro de popa
|
|
Fauna variada nos destroços |
Descrição |
O que restou desta
chata está ligeiramente adernada para bombordo. Na popa encontramos a parte
mais inteira e visível do navio, podem ser vistos o hélice, leme e seu volante
imergindo do eixo que penetra no casco junto a quilha. Seguindo-se o eixo
chegamos a uma grande parte do casco de estibordo, onde está o grande motor
diesel do navio. Todo o casario que recobria os motores está caído
de cabeça para baixo a bombordo dos destroços, podendo ainda ser vistos
os parafusos que uniam as duas partes. No casario encontramos duas escadas, uma traseira vertical e uma lateral diagonal, algumas escotilhas e duas portas que fazem a comunicação do compartimento com o exterior; sendo uma fácil penetração. |
|
A segunda parte do
casario não possui o chão, por isso está aberta para os mergulhadores pela
parte de cima. À frente do casario e compartimento do motor encontramos as grandes roldanas, com cabos de aço e máquinas do guindaste. Não foi encontrado o braço deste guindaste. Na proa, totalmente destruída, caídos sobre a areia, não há mais um grande conjunto de peças, devendo ser o grande convés da chata. Alguns ferros espalhados, mangueiras de incêndio e cabeços de amarração estão por aí. Na proa existem os escovéns de âncoras, o reforço de proa, cabeços de amarração, além de um guincho caído de cabeça para baixo, porém não foram encontradas as âncoras propriamente ditas. |
Hélice e leme |
Motor diesel |
Guindaste |
|
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |