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Histórico
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Vapor Harlingen em um porto da Holanda |
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Foto
da Ilha dos Franceses da posição do Harlingen
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Posição
do naufrágio do Harlingen
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Foto
do boqueirão da posição do Harlingen
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Desenho
estilizado do navio Harlingen
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Âncora passada no escovém |
Cabeço de amarração |
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Descrição |
Os
destroços encontram-se distribuídos ao longo e paralelo ao
costão, com a proa voltada para o Boqueirão. Resta pouco da
popa apoiada na areia, o leme esta a maior parte do tempo enterrado e o
encaixe do eixo e o volante do leme pode ser visto. Afastada 10 metros da
popa encontra-se uma hélice de 4 pás apoiada sobre ferros,
porém frequentemente a areia cobre estes ferros. Continuando em direção a proa, pode ser visto parte do eixo e alguns mancais, tubulação de vapor e parte do cavername (esta parte dos destroços está direcionada em ângulo de 45º com o costão). A meia nau está o bloco de máquinas caído de lado, ainda são visíveis os três pistões, bielas e o eixo excêntrico (eixo de manivela). Partindo-se das máquinas em direção a areia, encontram se as três caldeiras (cerca de 4 metros de diâmetro). Seguindo paralelamente ao costão, podem ser vistos parte do casco, cavernas, lanças de carga do mastro de proa e alguns guinchos de carga. Na proa existem três âncoras do tipo Hawkins, a de bombordo, ainda passada no escovém e ligada ao guincho por sua corrente. Existem nesta parte mais dois guinchos, muitos cabeços de amarração e duas âncoras Almirantado (acredita-se não pertencerem ao mesmo navio). Grande quantidade de ferros está espalhado por todo o naufrágio. |
Máquinas
Diagonal Compound Engine |
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O
naufrágio repousa em local de águas normalmente mexidas
e que por isso são comumente turvas. Além disso, a temperatura
baixa é o mais frequente na região, gira em torno de 17ºC,
mas podendo atingir no verão até 9ºC, o que dificulta
o mergulho. Apesar disso o Harlingen, vele o esforço, pois é
um dos mais belos naufrágios do Rio de Janeiro.
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A âncora, passada no escovém, mostra que pouco tempo houvepara providências antes do naufrágio |
O grande guincho de proa está ligado as âncoras pelas correntes |
Três grandes caldeiras, cada uma com três fornalhas, impulsionavam a máquina a vapor do Harlingen |
O interior das fornalhas é habitado por muitos peixes |
A grande máquina - Diagonal Compound Engine - mostrando a biela e a conexão com o eixo |
Na popa, o gigantesco hélice (possivelmente a reserva) repousa tranquilamente na areia |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |