| 1914 a 1918 | |
A Situação Mundial |
O
segundo maior conflito da história da humanidade, só perdendo para
a Segunda Grande Guerra, iniciou-se na Europa em 1914,
devido a um conjunto de antagonismos econômico, coloniais e político-militar,
entre as principais potências industriais da Europa. As diferênças
causaram uma forte corrida armamentista com a intalação de uma 'Paz"
armada. | |
Nem
só de trincheiras e gases venenosos foi travado a 1ª Guerra Mundial.
Em fevereiro de 1915, a Alemanha lança mão dos U-boat, afim de bloquear
o comércio e transporte de suprimentos para o front. Uma das primeiras
vítimas foi o navio britânico Lusitânia. Porém a pressão
americana,obrigou a Alemanha a cessar este tipo de ataque. Em 1917, a Alemanha desencadeia uma guerra submarina irrestrita, em volta das águas da Europa, o que provocaria a entrada dos Estdos Unidos na guerra. |
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As perdas dos Aliados somaram mais de 2,7 milhões de toneladas. Apesar disso, o esforço não foi suficiente para vencer os aliados que haviam adoptado um sistema de comboio, mais eficiênte contra os U-Boot; com ele, foram transportados para o front, cerca de 2 milhões de soldados norte-americanos, além de armas e suprimentos vindos da europa. |
O
Brasil, era um país escencialmente agrícola e a guerra apenas um
eco da Europa, seus efeitos restringiam-se as dificuldades econômicas e
a forte propaganda das duas facções. |
Os Ataques e a Guerra | |
No
dia 5 de abril de 1917 o vapor brasileiro Paraná
foi torpedeado por um submarino alemão, com três vítimas.
No dia 11 de abril nosso país rompe relações diplomáticas
com o bloco Germânico. Em 20 de maio o navio Tijuca
foi torpedeado perto na França. Nos meses seguintes o governo Brasileiro,
confisca 42 navios alemães que estavam em portos brasileiros, como indenização
de guerra. Varios ataques a navios brasileiros sucederam-se alguns causando afundamentos. Vários dos quais, foram afundados durante a segunda guerra mundial. |
No dia 23 de outubro de 1917 o cargueiro nacional Macau, um dos navios (Palatia) arrestados, foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha e seu comandante feito prisioneiro. Com a pressão popular contra a Alemanhã, no dia 26 de outubro de 1917 o país declara guerra a aliança Germânica. |
O
Brasil vai à Guerra |
A participação militar do Brasil na solo europeu foi pequena; resumindo-se a algumas ações de pilotos da força aérea, treinados na Europa e apoio médico. A Marinha recebeu a incumbência de patrulhar o Atlântico, evitando a ação dos submarinos inimigos. Para essa tarefa é criado o D.N.O.G. (Divisão Naval de Operações de Guerra). Vários navios são incorporados a essa divisão de patrulhamento inclusive o Laurindo Pitta, (navegando até hoje). |
Esquadra Brasileira na 1ª Guerra Mundial | |
Sete
navios compunham a esquadra oceânica: Cruzadores Rio Grande do Sul e Bahia,
Contratorpedeiros Parahyba, Santa Catharina, Piahuy e Rio Grande do Norte, e o
Navio Auxiliar Belmonte. Porém, logo após o início de sua atividade em novembro de 1918, a Alemanhã capitulou, cerrando o fim da Primeira Grande Guerra Mundial. Cento e setenta e seis submarinos alemães foram entregues aos Aliados, enquanto a frota de alto-mar alemã foi conduzida a Scapa Flow (Inglaterra), onde foi posta a pique em Junho de 1919. |
Cruzador
Rio Grande do Sul | |
Contratorpedeiro
Rio Grande do Norte | ||
Contratorpedeiro
Santa Catharina | ||
Contratorpedeiro
Piahuy | ||
Contratorpedeiro
Parahyba | ||
Navio
Auxiliar Belmonte |
Cruzador Bahia |
Rebocador Laurindo Pitta |
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Navios
afundados na 1ª Guerra Mundial | |
Durante
o período da Primeira Grande Guerra, diversos navios cargueiros, nacionais
e de outras nações, foram atacados e alguns afundados nas águas
brasileiras e da Europa. Aquí estão eles. | |
Brasileiros
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Estrangeiros
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