Bandeira alemã

 
Macau

Naufrágio: 18/10/1917Localização: 200 milhas do Cabo Finisterre (Espanha).
Ato de Guerra: Navio Alemão confiscado pelo Brasil em 1917 (1ºGG. - Foram 34 no total) e transferido para o Brasil posteriormente pelos proprietários originais.
Construído como Palatia por Hamburg-Amerika Linie (Hapag); em 8.1914 chega a Santos (SP); em 01.06.1917 é apreendido pelo governo Brasileiro; em 1926 o Lloyde torna-se o dono.
Em 5 de setembro partiu de Santos (SP), com escala prevista para Recife (PE), em direção ao porto francês do Havre. A 200 milhas do Cabo Finisterre (Espanha) o vapor foi torpedeado pelo submerino Alemão U-93; causando a entrada do Brasil na 1º Guerra Mundial.
Em 25 de outubro de 1917 o Presidente Venceslau Braz enviou a Mensagem ao Congresso comunicando o afundamento do quarto navio brasileiro, o Macau e solicitando, em face da continuidade das agressóes aos nosso navios mercantes desarmados, o Estado de Guerra com a Alemanha.
 
Dados Técnicos
Estaleiro: Flensburger Schiffsbau-Ges., (Alemanha).
Ano de Fabricação: 1912
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro
Propulsão: hélice
Medidas: 111,5 X 9,6 X 6,2 - 3.558 Toneladas
Material do casco: aço
Agressor: U-93 (Alemão)

Maceió

Naufrágio: 03/08/1918Localização: Cabo Ortegal - Costa nordeste da Espanha.

Dados Técnicos
Estaleiro: Bremer Vulkan, (Vegesack - Alemanha).
Ano de Fabricação: 1910
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro
Propulsão: hélice
Medidas:106,9 X 15,3 X 7,9 metros - 3.739 Toneladas
Material do casco: aço
Ato de Guerra: Construido como Santa Anna para a Hamburg-Südamerikanisch. em agosto de 1914 aporta em Paranaguá. Em 01.06.1917 é apreendido pelo governo brasileiro, sendo transferido ao Lloyde Brasileiro. Em 03.08.1918 é torpedeado pelo submarino alemão U-43.
Os dados deste navio não puderam ser comprovados pela pesquisa nos jornais de época, indicando que a data do naufrágio pode estar errada.
Agressor: U-43 (Alemão)

Paraná

Naufrágio: 05/04/1917Localização: Baía do rio Senna (França)
Ato de Guerra: O Paraná, que não levava armas pois o Brasil ainda era considerado país neutro, era o melhor vapor da Companhia de Comércio e Navegação. Deixou o Rio de Janeiro com destino ao porto francês de Le Havre (França). Navegava com todas as luzes acessa e o pavilhão nacional pintado nos bordos e estendido no mastro. As 18:35 hs. o vapor, sem aviso, foi atingido por um torpedo a bombordo, na altura do compartimento de máquinas, a cerca de 1 metro abaixo da linha de navegação.
Após o ataque o submarino alemão veio a superfície manobrou, mudando de bordo e acertou 5 tiros de canhão no navio, já parado, com a nítida intenção de afundar rapidaemetne o vapor.
 
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira

Tipo de Navio: Cargueiro - Companhia de Comércio e Navegação

Medidaso: 6000 T
Propulsão: vapor
Material do casco: aço
A rápida intervenção de uma torpedeira francesa, pois o submarino em fuga, os náufragos foram recolhidos por ela, porém o Paraná afundou de popa em pouco mais de 5 minutos.
Por causa desse ataque, no dia 11 de abril de 1917, nosso país rompe relações diplomáticas com o bloco Germânico, apesar das afirmações do consul alemão de que o navio havia se chocado com uma mina francesa.
Agressor: Submarino alemão.

Tijuca

Naufrágio: 20/051917Localização: Costa da Bretanha (Inglaterra).
Ato de Guerra: Foi construído como Buffon na Inglaterra.
Durante a 1ª Guerra mundia, saíu do Rio de Janeiro em 28 de março de 1917, fez escalas em Recife, São Vicente (Portugal) e Funchal (Ilha da Madeira) de onde saiu em 6 de maio. As 22:40 hs quando passava a 5 milhas do farol de Pierres Noires recebeu um torpedo a estibordo. O submarino alemão veio a superfície e abordou a baleeira número 2. Os tripulantes alemães tentaram o interrogatório, primeiramente em alemão, depois em Inglês e como os brasileiros não entendiam e identificaram-se como brasileiros, finalmente utilizaram o espanhol. Os alemães zombaram do carregamento de café do navio brasileiro e partiram. Os sobreviventes foram levados para Portugal pelo navio Garenne
 
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro - Companhia de Comércio e Navegação
Medidas: 3400 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Agressor: Submarino alemão.

 
Lapa

Naufrágio: 27/071917Localização: Estreito de Ggibraltar. Próximo a Málaga (Espanha).
Ato de Guerra: Este navio foi construido na Inglaterra como Sparta.
Durante a 1º Guerra Mundial deixou o Rio de Janeiro no dia 21 de março, em direção a Santos (SP) onde embarcou uma carga de café, de lá partiu com escalas em Vitória (ES), Recife (PE), onde fez reparos e São Vicente (Portugal), onde também fez reparos.
Próximo ao Cab Trafalgar entre 11 e 12 hs. o vapor foi parado por três tiros de canhão de um submarino alemão. Quando o navio parou o submarino aproximou-se pela proa enquanto outro menor por bombordo.
A nacionalidade do navio foi reconhecida, pois este ostentava o pavilhão nacional.
 
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro - Lloyde Nacional
Medidas: 1366 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Após um interrogatório e apreenção dos documentos; os oficiais do submarino deram 5 minutos para a evacuação do navio. Pouco depois do afastamento das baleeiras duas grandes explosões colocaram o Lapa ao fundo em 2 minutos.
Um barco de pesca recolheu os náufragos .
Agressor: Submarino alemão.

 
Os dois navios citados agora, Acary e Guayba, foram torpedeados no mesmo local e dia, possivelmente pelo mesmo submarino alemão. Porém, seu afundamento ainda não pode ser confirmado, uma vez que, após o ataque, os capitães conseguiram encalhar seus navios no porto de São Vicente (Portugal) e existiam planos para o resgate.
 
Acary

Guayba

Naufrágio: 04/11/1917Naufrágio: 04/11/1917
Localização: Porto de São Vicente. Cabo VerdeLocalização: Porto de São Vicente. Cabo Verde
Ato de Guerra: Construído como Ebernburg para a Deutsch Dampschiffarts-Gessellschaft de Bremem, Alemanha Deixou Bremem em agosto de 1914. em 01.06.1917 foi apreendido pelo governo brasileiro devido a 1ª Guerra Mundial., passando ao Lloyde BrasileiroQuando estava ancorado no porto de São Vicente carregando foi torpedeado pelo submarino alemão U-151. No mesmo dia também foi atacado o vapor nacional Guahyba. Em uma tentativa desesperada o navio foi encalhado em uma praia próxima. Foram feitos planos para salvar o navio.
 Ato de Guerra: Partiu do Rio de Janeiro no dia 04 de outubro com destino a Santos (SP) para o embarque de uma carga de café. Partiu de Santos dia 12 chegando a Recife (PE) no dia 20, saiu dia 21 com destino a São Vicente para mais uma escala.
Quando estava saindo no porto de São Vicente foi torpedeado por um submarino alemão (provavelmente o U-151). No mesmo dia também foi atacado o vapor nacional Acary. Em uma tentativa desesperada o navio foi levado de volta ao porto. Foram feitos planos para salvar o navio.
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiro - Lloide Brasileiro
Medidas:118,5 X 15,6 X 5,1 3400 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
 
Dados Técnicos
Nacionalidade: Brasileira
Tipo de Navio: Cargueiroa - Companhia de Comércio e Navegação
Medidas: 2220 t.
Propulsão: hélice
Material do casco: aço
Agressor: Submarino alemão U-151. Agressor: Submarino alemão U-151.