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Queen
Mary
Long Beach Queen Mary Seaport - Los Angeles |
Histórico |
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O
Queen Mary partiu em sua viagem inaugural de Southampton na Inglaterra para
Nova York no dia 27 de maio de 1936. O luxuoso navio apresentava uma arqueação
bruta de 80.774 toneladas.
Nas próximas décadas ele se tornaria um dos mais populares
e glamurosos navios de passageiros de sua época, competindo com o
SS Normandie, da Compagnie Générale Transatlantique, construído
em 1932. A disputa, não só estava no conforto e luxo oferecido
a seus passageiros, mas também nas velocidades médias de navegação
na travessia do Atlântico que giravam em torno de 30 nós. Durante o início da Segunda Guerra Mundial o Queen Mary, seu irmão (sister-ship) o Queen Elizabeth e o Normandie, assim como muito dos luxuosos transatlânticos da nações da Europa ficaram retidos nos portos para evitar o impacto moral que um possível afundamento por um submarino do eixo causaria. Com o agravamento do conflito e o aumento crescente da necessidade de meios de transporte, em 1940 foi decidido transformar O Queen Mary, o Queen Elizabeth e o Normandie em navio de transporte de tropas. Durante os trabalhos de conversão em um estaleiro O Normandie sofreu um forte incêndio e foi destruído totalmente. |
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O Queen Mary
navegou para Sydney na Austrália onde,
juntamente com vários outros navios, foi convertido em navio de
transporte de tropas. |
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Depois
da Segunda Guerra Mundial (1946
a 1947) o Queen Mary foi reformado
para retornar ao serviço de passageiros, com 711 cabines de primeira
classe, 707 da segunda classe e 577 passageiros da classe turística.
Nas décadas de 40 e 50 a
Cunard White Star dominaria o
comércio de transporte de passageiros entre Estados Unidos e Europa. A partir de 1958, com o primeiro voo a jato transatlântico, começa um lento declínio e a empresa colocou o Queen Mary , junto com seu irmão o Queen Elizabeth a venda. Em 1965, depois de realizar sua 1000.ª e última travessia no Atlântico Norte, tendo realizado mais de 2.112.000 passageiros e 37.922.27 milhas (6.102.998 Km) o navio foi vendido em 1967 por US $ 3,45m/1,2 milhões. O Queen Mary foi permanentemente ancorado em Long Beach na Califórnia e em 8 de maio de 1971 foi inaugurado como atração turística, hotel, museu e eventos. |
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O navio Queen Mary | |||
Junto
ao Queen Mary existe um submarino russo o Scorpion
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Os
famosos botes salva vidas e a icônica chaminé
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A
gigantesca âncora parece pequena no casco do navio
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As buzinas
que tantas vezes anunciaram a partida
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O mastro de
proa e a gávea
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Sala de comando
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Conjunto de proa | ||
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Castelo de
proa com teleégrafos de manobra e o sino
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Tudo é
gigantesco no navio
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O enorme sistema
de erguimento da âncora
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Correntes,
guinchos e escovéns cuidadosamente conservados
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Passadores
de cabos com mais de 1 metro de altura
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Enormes cabços
de amarração (mais de 1 metro)
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Ponte de comando | |
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Telégrafos
de máquinas no tijupá
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Todo o brilho
do bronze na sala de comando
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Os principais
telégrafos de máquina do navio
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Telégrafos,
timão bússola e funis de comunicação (em cima
a direita)
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Convés e passadiços | ||
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Ponde de comando
vista da extremidade do convés de proa
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O entardecer
de Long Beach da ainda mais charme ao luxuoso navio
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Armas instaladas
durante os períodos de conflito
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Vista de uma
das estivas de carga (proa)
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Os guinchos
que movimentavam os paus de carga
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Guinchos de
atracação no convés de popa
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Convés
de bombordo, se extende por quase toda lateral do navio
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Uma enorme
quantidade de rebites mantinha o casco e estruturas fixas
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Convés
de popa onde onde ocorriam jogos e divertimento
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Varanda de
um dos luxuosos restaurantes do navio (popa)
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Acesso ao
convés superior com uma das quatro chaminés
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Coberta de
bombordo (Promenade deck), acesso aos
salões restaurantes e demais partes do navio |
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Promenade,
principal área de circulação do navio durante as
navegações, as janelas davam ampla visão do oceano.
Em sua entrada principal, hoje está instalado um dos sinos do navio
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Interior do Queen Mary | |
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As
estruturas internas estão muito bem preservadas e servem ao estudo
da construção naval da época
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Os ambientes
de 2ª de 3ª classe com salas de estar e camarotes estão
muito bem representados na área de museu do navio
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A primeira
classe abriga hoje o hotel, são longos corredores com uma aparência
um tanto assustadora. "O iluminado passa levemente pela memória".
Todo o glamur de sua época de ouro, quando era a melhor forma de se atravessar o Atlântico é representado por todo o navio por fotos dos ilustres passageiros |
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Os grandes
salões e galerias da primeira classe abrigam algum das instalações
do hotel como lojas, salão de beleza, bares e lojas
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Os quartos
compactos mas confortáveis representam o ambiente original
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Os banheiros,
embora acanhados, são como uma viagem no tempo. Com atenção
especial para as torneiras que forneciam água salgada?
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Sala de máquinas | |
A
sala de máquinas, totalmente aberta a visitação,
é imperdível. Caldeiras, máquinas, turbinas ( em
vermelho) paineis de controle e demais peças estão muito
bem preservados e são todos de proporção gigantesca.
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A
engranagem de giro do eixo, no detalhe vários dentes estão
partidos. O eixo tem cerca de meio metro de diâmetro
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Um
dos dois cilindros hidráulicos de movimentação do
leme
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Na popa estão
os hélices, seus cubos, porcas de fixação e a enorme
chave
utilizada para desmontagem e substituição da peça |
Como o navio
não mais navega, foi aberta uma piscina na parte de baixo do casco
na popa que permite visualizar,
ainda na água, uma das três grandes hélices do transatlântico |
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Naufrágios
de transatlânticos No Brasil, o navio mais semelhante em estilo e construção ao Queen Mary seria o Magdalena naufragado na entrada doa Baía de Guanabara em 26.04.1949. |
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Informações turísticas |
O Queen Mary
hoje funciona como um hotel, centro de convenções, festas
e museu. Optei por passar duas noites no navio, porém não
foi uma boia escolha, as instalações são antigas e
pouco confortáveis, o atendimento deixa muito a desejar e o local
ainda é bastante perigoso, tendo ocorrido um furto de nosso veículo
no estacionamento e menos de 50 metros da portaria do hotel. O hotel não
prestou nenhum auxílio e ainda alegou que não haviam câmeras
controlando o local. Uma visita ao navio pode ser agendada com uma pequena tarifa e dará acesso a todas as instalações para o conhecimento da embarcação. Se preferir o estilo "O Iluminado", passear pelos corredores e convés no meio da noite não deixa de ser um atrativo. Segundo o guia turístico do navio, fantasmas circulam pelos corredores. |
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Consulte nosso
guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo
visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
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