Nippo
Maru
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Histórico O Nippo Maru foi construído em 1936 para a empresa Okazaki Honten Steamship Co. Ltd. Ele era um cargueiro típico de três castelos que servia regularmente ao transporte de bananas entre Taiwan e o Japão. Em 1941, a marinha japonesa requisitou o navio para o transporte de água para abastecimento de suas ilhas no Pacífico e cumprir essa função foram instalados em seus porões tanques de água. Em 1942 o navio foi incorporado a 6ª Força naval japonesa e fez diversas viagens entre as ilhas de Jaluit (Ilhas Marshall), Ponape (atual Pohnpei - Miconésia), Kusiae (Micronésia), Saipan (maior das Ilhas Marianas) e Kwajalein (Ilhas Marshall).
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O Ataque Estacionado
em Chuuk transportava água da ilha de Dublon para as instalações
militares nas ilhas periféricas do atol onde a água doce
era escassa. Além disso, realizava abastecimento geral transportando
no período do ataque munição, caminhões e
tanques que deveriam suprir as ilhas para resistir, segundo os japoneses,
a uma invasão americana eminente.
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A lateral
de boreste da cabine de comando
vista da lanterna de sinalização de boreste |
Mapas
segundo Daniel E. Bailey - World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication |
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Mergulho - Profundidade: de 24 a 43 metros
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Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
Entre
os porões 1 e 2 na primeira estiva existem um grande telêmetro
de bronze que era utilizado para realizar a mira dos canhões. No
convés de bombordo ao lado da estiva do porão 2 está
um tanque tipo 97 - Chi-Ha. Dentro do castelo de comando objetos pessoais da tripulação, o que restou do leme e o telégrafo de máquinas em posições invertidas. No convés de boreste, atrás do casario e ao lado da estiva 4 existem 3 canhões Howitzer anti tanque. A chaminé desabou para bombordo e atrás dela está a gaiuta que dá acesso a sala de máquinas. No interior do porão 4 existem centenas de garrafas de cerveja e saque, equipamentos de rádio. Na popa há munição para armas de 5 polegadas. No lado de boreste da estiva 5 estão dois canhões de 120 mm. e uma grande âncora de reposição. |
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Projéteis
de canhão no primeiro porão
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Grande
quantidade de cartuchos para a munição do canhão
de proa
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Embora
os gases venenosos não tenham sido amplamente utilizados na Segunda
Grande Guerra como foram na Primeira,
mascará contra gases estão presentes em grande quantidade
em todos os naufrágios de Chuuk
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Entre
o primeiro e o segundo porão existem um telêmetro,
equipamento utilizado para garantir a mira precisa para os tiros dos canhões |
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Turcos
dos escaleres de boreste mostrando
a inclinação do navio |
Cabine
de comando com o telégrafo de máquinas e o timão.
O aro de bronze permanece embora a madeira já tenha sucumbido |
Metralhadoras
antiaéreas caídas junto ao casario,
protegiam a cabine de comando |
Tanque
tipo 97 (Chi-Ha) no convés de bombordo
ao lado da estiva do porão 2 |
Peso:
15 toneladas,
Motor: Mitsubishi diesel V 12. refrig. a ar Velocidade: 24 m.p.h. Blindagem: de 0,31 a 1,0 pol. Armamento: 1 canhão (57 mm) e 2 metralhadoras (7.7 mm) Tripulação: 4 homens |
Chassi
de caminhão preso a murada de bombordo
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