Heain
Maru
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Histórico |
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Após seu retorno, foi incorporado pela marinha japonesa e convertido nos estaleiros da Mitsubishi Heavy Industries de Kobe em navio de apoio a submarinos. Durante sua reforma inicia-se o conflito (Pearl Harbor - 07.12.1941) sendo incorporado a 6ª frota de submarinos inicialmente baseado em Kwajalein e posteriormente, estacionado em Chuuk. |
Dimensões:
155 x 20.1 X 12.5 metros
Tonelagem bruta: 11.614 toneladas Construção: abril de 1930, Nippon Yusen Kaisha (N.Y.K line), Osaka Tipo: misto de carga e passageiros Máquinas: diesel, 2.190 n.h.p., 2 hélice, 18 nós Armamento: 1 canhão de 120 mm, 2 metralhadoras duplas de 25 mm e 2 de 13.2 mm |
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Entre
as alterações, foram instalados quatro canhões navais
de 150 mm, duas metralhadoras duplas de 13 mm, holofotes e um telêmetro
(equipamento para ajuste da mira dos tiros de canhão). Posteriormente
as armas foram substituídas por 2 canhões 120 mm, dois canhões
antiaéreos de 96 mm, instalado um sistema de sonar e o casco foi
pintado com um padrão de camuflagem. |
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O Ataque No final
de 1943 e início de 1944 transportava suprimentos para abastecer
a base de apoio as dezenas submarino que eram abastecidos na ilha de Dublon
em Chuuk Lagoon e que atuavam no Pacífico. |
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O
comandante Tamaki ordenou que o Heian Maru levantasse ancora e contornou
a ilha de Doblon, possivelmente tentando alcanças águas
abertas. No meio da manhã foi atingido por duas bombas na popa
que danificaram um dos eixos e uma bomba de 1.600 libras que o atingiu
perto da proa explodindo a superestrutura. Fotos tiradas ao meio-dia mostram
a superestrutura envolta em chamas e todo navio soltando muita fumaça.
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Mapas
segundo Daniel E. Bailey - World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication |
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Na
proa ainda pode ser lido o nome do navio em letras ocidentais e ideograma
japonês
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Durante a noite, com a interrupção dos ataques, retornou a ilha de Dublon sofrendo reparos emergenciais, porém no dia 18 uma nova leva de aviões sela seu destino. Dois torpedeiros dos aviões do USS Bunker Hill causaram avarias, finalmente foi atingido por um torpedo de um avião Avenger, um enorme rombo foi produzido a meia-nau e o Heian Maru começa a afundar. As cinco horas o comandante Tamaki da a ordem de abandonar o navio. O navio submerge rapidamente e os tripulantes em balsas salva-vidas, chegam a costa. Dezoito oficiais e tripulantes foram mortos e vinte e oito feridos. | ||
Os chamados torpedos "lança longa" eram montados com a união de diversas seções que podem ser identificadas no esquema acima e vistas separadas nas fotos seguintes. As ogivas da cabeça explosiva, por questão de segurança, eram transportadas separadamente até sua montagem final dentro dos submarinos ou navios torpedeiros. Na foto ao centro, os torpedos armazernados na base de submarinos de Chuuk estão sem as ogivas. Na foto da esquerda estão na horizontal a câmara de oxigênio separada da seção de lubrificante e a seção final, na vertical, onde estavam alojadas as máquinas, lemes e hélices |
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Câmara
de oxigênio a 3.200 psi, separada da seção de lubrificante
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Seção
final com as máquinas, lemes e hélices duplos
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Mergulho - Profundidade: de 12 a 36 metros Na proa,
ainda pode ser lido no casco de bombordo a 12 metros o nome do navio em
letras ocidentais e em ideograma japonês.
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Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
Os
mastros ainda estão posicionados no navio
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Sobre
o bordo muitos artefatos intenos estão espalhados
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Os
dois níveis do primeiro porão estão quase vazios
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No
fundo do porão 1 está a munição do canhão
de proa
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No
corredor de bombordo está uma carga de periscópios
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Os periscópios Durante
a segunda guerra mundial os periscópios eram a única forma
de obter informações precisas da superfície, já
que os sistemas de sonar ainda não estavam bem desenvolvidos e
emitiam sinais que podiam revelar a posição dos submarinos. |
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Os
periscópios são uma das peças mais emblemáticas
dos submarinos, encontrar no fundo uma carga com vários tipos de
periscópios
e que permite visualizar todo o equipamento fora do submarino é simplesmente fantástico para os mergulhadores de naufrágio. Os periscópios deviam estar sendo transportados fora dos porões por serem equipamentos ópticos frágeis |
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No
corredor de bombordo estão agrupados tipos diferentes de periscópios
que podem ser diferenciados pelas cabeças.
Na
foto da esquerda as extremidades dos periscópios de observação
(esquerda) e de ataque (meio)
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