Outros
naufrágios de
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Aikoku
Maru |
Dimensões: 149.96 x 20,2 X 12.5 metros / Tonelagem: 10.437 toneladas Construção: abril de 1940, Tamano, Okayama Tipo: misto de carga e passageiros Máquinas: 2 diesel Mitsui B&W, 249 n.h.p., 2 hélices, 20,9 nós Armamento: 8 canhões 140 mm, 2 canhões antiaéreo de 76mm, 4 metralhadoras de 76 mm, 4 duplas de 13.2 mm (Tipo 93) e 2 tubos de torpedos quádruplos de 533 mm |
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Em
16 de fevereiro de 1944 ancorou em Chuuk
no lado leste da ilha de Dublon sob o comando do capitão Nakamaruo.
O navio carregava munições a fim de partir rapidamente para
Rabaul (Nova guiné). Instalados no 4º porão de popa,
convertido em quartos provisórios, estavam 400 homens da 1ª
brigada anfíbia da marinha japonesa. Às 8:15 hs do dia 17 de fevereiro, quando a operação Hailstone começou, o Aikoku Maru foi atacado por aviões do USS Intrepid e USS Essex, com três impactos de bombas de 500 libras. Uma das bombas atingiu a sala dos oficiais e um incêndio se espalhou rapidamente. As 8:30 horas, um torpedo lançado por um TBM Avenger atinge o navio no porão Nº 1 e detona a munição. A explosão que destruiu o navio foi tão violenta que quase cortou fora proa do navio e também destruiu a aeronave Grumman que o atacou, ela caiu perto da ponte do navio. O navio afundou em apenas dois minutos a cerca de latitude 7° 22 0 norte e longitude 151° 54 42.6 leste (datum WGS84), muitos dos tripulantes e passageiros morrem instantaneamente pela onda de choque. Os registros indicam que afundaram junto com o navio 945 tripulantes, passageiros e 400 soldados. Este naufrágio foi documentado pela primeira vez, pelos membros da equipe do oceanógrafo Jacques Cousteau em 1969, quando das filmagens de Lagoa de navios perdidos. Naquela época, o naufrágio não foi identificado. Durante julho de 1980, mergulhadores recuperaram os restos de cerca de 400 vítimas do naufrágio. Os restos foram cremados durante uma cerimônia xintoísta e as cinzas retornaram ao Japão. |
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Ataque
e explosão do Aikoku Maru
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Mergulho
- Profundidade: de 33 a 64 metros O navio encontra-se apoiado corretamente no fundo a cerca de 64 metros, mas a secção da proa do navio se desintegrou durante a explosão. A superestrutura encontra-se a 33 metros e o convés de popa a 49 metros. A frente da chaminé o navio parece estar cortado. Na popa estão localizados canhões antiaéreos, que ainda apontam para cima, no fundo a 63 metros estão os dois hélices e o leme, parcialmente enterrados. Na região da superestrutura existem diversos banhos japoneses, agora abertos ao mar. Ainda na superestruturas existem duas armas antiaéreas uma a bombordo e outra a boreste. O interior pode ser penetrado mas o risco é grande devido ao lodo, escombros e existem alguns fios pendurados nas passagens. A sala de máquinas, com muitos escombros, pode ser acessada através da superestrutura principal a estibordo, entre os destroços porém é considerada uma penetração difícil. |
Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
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Emily
Bomb H8K Tipo 2
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Fujisan
Maru
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Mergulho
- Profundidade: de 36 a 60 metros
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Futagami
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Mergulho
- Profundidade: de 9 a 30 metros
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Gosei
Maru |
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Mergulho
- Profundidade: de 3 a 37 metros
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Hanakawa
Maru |
Dimensões: 112 X 15,8 X 9,1 metros Tonelagem bruta: 4.739 toneladas Construção: agosto 1943, Kawasaki Kisen Kaisha, Kobe Tipo: misto de cargueiro - Standard B Máquinas: 1 turbina a vapor de carvão, 2.000 h.p, 15 nós Armamento: 1 canhão de 120 mm |
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Mergulho
- Profundidade: de 15 a 30 metros O Hanakawa Maru está localizado a cerca de 2 km em um ponto a sudeste da ilha de Tol, na posição de GPS de latitude 7° 20 04.1 norte e longitude 151° 38' 38.2" leste (datum WGS84). O navio está apoiado sobre a quilha em um fundo inclinado que vai dos 15 aos 33 metros, com a superestrutura a 15 metros e apesar da explosão, o navio está muito completo. A partir da proa há uma corrente seguindo para a areia. Atrás do castelo de proa e na areia há numerosos tambores de combustível de aviação (200 litros). Na plataforma circular de proa a 23 metros está um canhão de 120 mm ainda levantado. Os porões na frente da ponte, Nº 1 e principalmente no Nº 2, contém sacos de cimento e tambores de combustível. No porão 2 há no lado de boreste um grande buraco no casco que foi causado por um dos torpedos, entre os porões está o mastro de proa. Acima da sala de máquinas e atrás da chaminé derrubada há claraboias abertas que dão acesso a esse compartimento. Até o início do ano 2000 o navio era raramente visitado, pois havia vazamento de combustível e isso estava queimando a pele dos mergulhadores. No entanto, o problema parece ter desaparecido. A superestrutura traseira entrou em colapso. Entre os porões 4 e 5 há outro mastro e alguns guinchos. No porão 5 existem mais tambores de combustível. Na plataforma de popa está montado um canhão de 120 mm com uma inclinação de 45°. A penetração na popa pode ser feita através de portas de cada lado do navio. Há lotes de garrafas e bobinas de corda. Sob a popa, o hélice de quatro pás repousa sobre a areia a 30 metros. |
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Hokuyo
Maru
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Mergulho
- Profundidade: de 42 a 64 metros
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Hoyo Construído
como petroleiro comercial foi requisitado pela marinha japonesa em 1941.
Em 6 de novembro de 1943 foi atingido por um torpedo que provocou um forte
incêndio. Mergulho
- Profundidade: de 3 a 30 metros |
Dimensões: 198 metros / Tonelagem: 8.691 Construção: 1936 Tipo: navio tanque |
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Momokawa
Maru
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Mergulho
- Profundidade: de 27 a 40 metros O Momokawa encontra-se a meia milha da Ilha de Tonoas (Doublon) caído de bombordo em um fundo de 40 metros. O casco de boreste está a 27 metros e apresenta diversas rupturas resultantes do ataque sofrido. Na proa estão presentes as duas âncoras, mas não existe o canhão na plataforma de proa. No porão 1 encontra-se tambores de combustível, peças de aviões, pelo menos três seções de cauda aviões, muitas pás de hélice, algumas asas, pelo menos quatro motores de aviões radiais, pilhas de pneus de bombardeiro e alguns pneus de caminhão grandes. No porão 2 há pelo menos 4 caminhões, 3 estão a bombordo e o quarto está na estiva inferior, abaixo dos primeiros, no fundo centenas de tambores de combustível vazios e na parte superior traseira muitos cilindros de ar comprimido. Na ponte de comando com acesso pelas portas laterais, ainda bem inteira, estão o telégrafo de máquinas, tubos de alto-falante e o suporte da roda do leme. Por toda a superestrutura existem compartimentos, banheiros, com banheiras e azulejos. O chão do convés costumava ser coberto de madeira, que foi corroída apresentando a base de aço. A chaminé está danificada e logo atrás dela gaiutas que dão acesso a sala de máquinas que apresenta muitas passarelas e a turbina a vapor. O porão 3, encontram-se atrás da superestrutura e ele dá acesso a sala de máquinas, assim como o porão 4 está na maior parte vazio e entre os dois existe uma grande rachadura. As únicas peças distintivas são lâminas de hélice sobressalentes para o hélice. Na plataforma de popa existe uma âncora sobressalente, canhão de 75 mm e hélice e leme estão preservados.
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Nagano
Maru |
Dimensões: 105 X 15 metros Tonelagem: 3.824 T Construção: 1917 Tipo: carga e passageiros Máquinas: 1 motor com turbina a carvão, 14,3 nós |
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Oite
(Vento de cauda) |
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Mergulho
- Profundidade: de 50 a 64 metros |
Dimensões:
99 metros / Tonelagem: 1.523 T
Construção: 1924 - Uraga Dock Co. Tipo: Destroyer (C.Kamikase) Máquinas: 2 turbinas Parsons, 2 eixos, 37,3 nós Armamento: 3 canhões 114 mm, 2 canhões 7,7 mm, 2 pares de tubos lança torpedos de 533 mm, 4 lançadores de carga em profundidade |
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Reyno
Maru Mergulho
- Profundidade: de 47 a 64 metros
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Seiko
Maru |
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Mergulho
- Profundidade: de 42 a 56 metros
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Unkai
Maru |
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Yubae
Maru Mergulho
- Profundidade: de 18 a 37 metros |
Dimensões: 105 metros / Tonelagem: 3.217 T Construção: 1919 Tipo: carga e passageiros |
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