Fujikawa
Maru
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Histórico Este paquete misto de carga e passageiros foi construído para a empresa Toyo Kaiun Kisen Kaisha sediada em Tóquio, proprietários de navios a vapor desde 1898 e foi batizado como Fujikawa ("Rio da montanha" - Maru - cargueiro). Ele realizava regularmente rotas do Japão para Nova York e Sul da China com diversas escalas. Em dezembro de 1940, a marinha japonesa toma posse da embarcação, que é convertida em navio de apoio as aeronaves e incorporado na 11º frota. Durante as reformas foram incluídos canhões ingleses de 150 mm na proa e na popa. O paquete participou, como embarcação de apoio, da batalha de Midway e de operações nas Ilhas Aleutas, Rabaul (Nova Guiné), Tarawa (atual república de Kiribati - Pacífico sul) e Ilhas Marshall. |
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Em setembro de 1943 foi atingido por um torpedo do submarino americano Permit, retornando ao Japão para reparos. Em dezembro de 1943 foi atingido por aviões torpedeiros do USS Yorktown também necessitando de reparos. |
Dimensões:
133.2 x 17.7 x 10 metros - Tonelagem bruta: 6.938 toneladas
Construção: abril de 1938, Mitsubishi Jukoqyo - Tipo: paquete misto Máquinas: diesel, com 839 n.h.p. uma hélice, 16 nós Armamento: 2 canhões de 150 mm na proa e popa |
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O Ataque O Cargueiro chegou
em Chuuk Lagoon, com quarenta tripulantes e uma carga de trinta bombardeiros
B5N2 - "Jill"
e Mitsubishi A6M
"Zero", que estavam sendo montados e descarregados na base
aérea da ilha de Eten, como uma das medidas para reforçar
as defesas do atol na expectativa de uma invasão americana. Fujikawa
Maru no primeiro dia de ataque
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Mapas segundo Daniel E. Bailey - World War II Wrecks of Truk Lagoon, 2000 North Valley Diver Publication |
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Mergulho - Profundidade: de 09 a 34 metros
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Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
Telégrafo
de máquinas no bico de proa
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Canhão
inglês de 150 mm Elswick Ordinance Co, posicionados nas plataformas
de proa (foto) e popa
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No porão nº
1 são encontrados toneis de combustível de avião, muito
comuns nos naufrágios de Chuuk Lagoon, cartuchos de canhão
e hélices, motores e tanques de combustível de avião. O porão nº 2 de proa é o ponto mais especial do navio. Ele pode ser atingido pela estiva superior, porém a passagem do primeiro para o segundo porão é muito simples de ser feita. No fundo do porão, ainda estão quatro aviões, caças Zero e bombardeiros Jill, um deles praticamente inteiro e outros em partes; fuselagens, seções laterais e peças como tanques, trens de pouso, motores e hélices. No fundo do porão existem mais toneis de 200 litros de combustível. |
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Entrada
(estiva) do porão nº 2
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Muitos
toneis de 200 litros de combustível
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Tanques
de combustível dos aviões espalham-se pelo porão
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Passagem
entre os porões nº 1 e nº 2
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Cabine com o manche e asa de um dos caças A6M "Zero" |
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Mitsubishi
A6M "Zero"
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O
manche de comando ainda se movimenta. Por todo o navio muitas máscaras
de gás e munição
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Bombardeiros
B5N2 - "Jill"
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Cabine
e cauda de um dos bombardeiros B5N2 "Jill". No leme de cauda
ainda se lê o número da aeronave
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O porão nº
3 também apresenta grande quantidade de tonéis de combustível. Na superestrutura estão banheiros, cozinha, a ponte de comando e diversas salas, porém, sua estrutura já se apresenta em colapso, não havendo mais a chaminé e cachimbos de ventilação. No meio do navio existe dois bons acessos a sala de máquinas, por uma claraboia atrás da chaminé e pelo rombo do torpedo no costado a bombordo. Nos porões nº 4 e nº 6 estão espalhadas pelo fundo muitas garrafas e louça chinesa. O porão nº 5 está vazio. A popa também possui um canhão de 150 mm e uma belo telégrafo de máquinas de manobra. No fundo está o hélice único e o leme. |
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Turcos no bordo do navio
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O banheiro dos oficiais,
com as tradicionais banheiras japonesas
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No convés de muitos dos navios, existem pequenas placas em homenagem aos mortos no naufrágio |
Como em todos os naufrágios de Chuuk a quantidade de garrafas de cerveja e saque é enorme, "impressiona !" |
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Por todo o convés peças do naufrágio indicam o grande
esforço de guerra japonês |
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Cardumes passam o tempo todo pelos navios e navegar pela borda do costado oferece surpresas como tubarões e cardumes de peixes de passagem |
Canhão de popa de difícil reconhecimento tamanha a quantidade de organismos colonizadores |
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Os
mastros do navio estão completamente colonizados com
esponjas, corais e principalmente gorgônias enormes |
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A
fauna O Fujikawa Maru é um dos naufrágios mais colonizados e biodiversos de Chuuk Lagoon. A distribuição das espécies de peixes e corais e esponjas parece estar fortemente associada a localização do naufrágio dentro do atol, já que as correntes marinhas mais fortes praticamente não existem, diferenças em relação a circulação da água no coral parece causar uma variação principalmente em relação aos tipos de espécies presentes. Alguns organismos estão em praticamente todos os naufrágios, mas a intensidade de sua colonização muda de navio para navio. |
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Gorgônias
de todas as cores colonizam o naufrágio,
mas principalmente os mastros |
Em
todos os navios existe uma grande variedade de peixes palhaço com
diferentes tipos de anêmonas
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