Shinkoku
Maru
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Histórico O navio tanque Shinkoku Maru foi construído em 1939 nos estaleiros da Kawasaki Heavy Industrie para a armadora Kobe Sanbashi K.K. O nome Shinkoku significa país divino e "Maru" navio comercial. Com suas 10.020 toneladas sua primeira função, antes do embargo americano ao Japão no pré guerra, era o transporte de petróleo entre os dois países. Em 1941 o navio foi requisitado pela marinha imperial e utilizado como navio tanque da unidade de ataque aéreo com mais oito petroleiros, tendo participado da força de ataque do Almirante Chuichi Nagumo a Pearl Harbor. Em um período de seis meses ele participou das forças de ataque em Rabaul (Nova Guiné), as ilhas de Ambon, Darwin, Java, Columbo, Trincomalee e finalmente a batalha de Midway. Depois passou a transportar combustível e derivados entre ilhas dominadas pelo império japonês. Transportou óleo de Balikpapan, Palembang, Surabaya e Cingapura para a frota em Chuuk. Em agosto de 1942 foi torpedeado pelo USS Gudgeon com pequenos danos, em julho de 1943 foi novamente atingido por um torpedo, possivelmente do USS Peto, exigindo reparos em Cingapura. |
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Dimensões:
152 x 19,5 X 11,2 metros / Tonelagem bruta: 10.020 toneladas
Construção: 1939, Kawasaki Heavy Industries - Kobe Tipo: navio tanque / Máquinas: 1 motor diesel, 11,5 n.h.p., 19,8 nós Armamento: 2 canhões (proa e popa) |
O
Shinkoku Maru chegou a Chuuk
Lagoon no dia 14 de fevereiro e estava ancorado a noroeste da ilha
Fefan sofrendo reparos. |
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Os
telégrafos de máquinas estão espalhados na proa,
ponte de comando e popa,
colonizados por anêmonas e seus peixes palhaço |
Mapas
segundo Daniel E. Bailey - World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication |
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Mergulho - Profundidade: de 12 a 38 metros
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Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
A
ponte de comando, que se estende de um bordo ao outro, ainda muito bem
conservada apresenta três telégrafos de máquinas,
timão e bússola
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Abaixo
da ponte de comando existem banheiros e salas de banhos com as tradicionais
banheiras
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Espalhado
pelos conveses estão muitos artefatos do navio, como a caixa de
primeiro socorros a esquerda
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Telégrafo
de máquinas
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A
penetração |
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A
sala de máquinas apresenta uma penetração longa,
os guias fazem um circuito pelo interior dos destroços de cerca
de 15 minutos,
passando por três andares, passagens estritas e vários bolsões de sedimento. Não considero uma penetração das mais seguras, no estágio de desmonte do navio principalmente para mergulhadores que não conhecem o caminho |
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No
percurso a natação ocorre sobre um dos motores do Shinkoku
Maru e ao lado do outro
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Quadro
elétrico logo na saída do percurso
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Como
nos demais naufrágios de Chuuk Lagoon existe uma grande variedade
de peixes, corais anêmonas e gorgônias.
Anêmona bola aberta durante o dia e fechada a noite |
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Peixe
leão e diversos peixes borboletas se espalham pelos destroços
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Peixes
de passagem cruzam o convés constantemente
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