Amagisan
Maru
Chuuk Lagoon Micronésia - janeiro de 2017 |
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Histórico O Amagisan Maru foi construído na cidade de Tama no Japão pelo estaleiro Mitsui Bussan Kaisha Ltda. Lançado ao mar no dia 06 de novembro de 1933 destinava-se a ser um grande navio de carga e passageiros, com 7.620 toneladas de arqueação bruta. Possuía seis porões e um castelo central onde localizava-se a ponte de comando. Nos anos 1930 navegou regularmente na rota do Japão a New York através do canal de Panamá. Quando se iniciaram os conflitos japoneses na 2ª guerra mundial o Japão passou a requisitar os navios de carga para sua marinha. Em novembro de1941 o Amagisan Maru (Maru significa navio cargueiro) foi colocado a serviço da marinha japonesa como transporte especial e ao longo da guerra sofreu diversos ataques, com severos danos, passando por reparos e voltando a navegar. |
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Em fevereiro de 1942, fora da ilha de Davao (Filipinas), sofreu danos devido ao ataque de torpedo do submarino americano USS Swordfish. Em agosto de 1943, no cais de abastecimento em Balikpapan (costa oriental de Bornéu), foi bombardeado por um B-24 com impacto na altura mastro de proa e sala de comando, matando seu comandante, um tripulante e ferindo gravemente outros. Em outubro de 1943, fora de Rabaul (Nova Guiné), foi atingido por um torpedo no porão número seis, o que causou inundações. |
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Dimensões:
138,38 x 18,29 X 11,31 metros
Tonelagem bruta: 7.620 toneladas Construção: 1933, Mitsui Bussan Kaisha, Tóquio Tipo: misto de carga e passageiros Máquinas: 1 motor diesel, 6 cilindros, Mitsui Bussan K, 123 n.h.p., uma hélices, 16 nós Armamento: 2 canhões 150 mm |
O
Ataque No dia 17 de fevereiro de 1944, quando a operação Haistone se iniciou, o Amagisan Maru estava ancorado na extremidade sul do ancoradouro a oeste da ilha de Uman, entre as ilhas Fefan e Uman em ChuuK Lagoon descarregando. Sua carga era variada e incluía: caminhões, toneis de combustível de aviação, peças de avião e um avião L2D Nakajima. Logo na primeira investida americana foi atacado por cinco bombas de 1.000 libras das aeronaves Curtis Helldiver e quatro torpedos dos aviões Avenger e Grumman do USS Bunker Hill. Uma bomba de 1.000 libras e dois torpedos o atingiram a vante, junto ao porão número três (foto) e a ré, incendiando seu óleo combustível. Dentro de 15 minutos do ataque ele estava queimando ferozmente e afundou em menos de quinze minutos pela proa. |
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Amagisan Maru ancorado, sofrendo uma enorme explosão causada pelo
ataque por torpedos
(veja o risco na superfície), durante a primeira investida americana. Na segunda foto o Amagisan Maru queimando depois do ataque, prestes a afundar |
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O Avião Nakajima "Tabby", uma cópia do Douglas DC3 |
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Mapas
segundo Daniel E. Bailey - World War II Wrecks of Truk Lagoon,
2000 North Valley Diver Publication |
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Mergulho - Profundidade: de 30 a 58 metros
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Croqui do Capt. Lance Higgs S.S. Thorfinn - modificado |
No
porão 2 existem pilhas de tonéis de 200 litros, segundo indicação
de combustível de aviação. No casco de boreste, a frente
da ponte de comando existe um enorme rombo do torpedo que liga-se ao porão
3. Em volta do casco também existem os característicos cabos
de desmagnetização de proteção contra minas,
presentes em muitos dos navios japoneses afundados em Chuuk
Lagoon. Os porões 4 e 5 estão quase vazios. No convés da superestruturas podem ser vistos turcos de bote salva-vidas. Entre suas características mais interessantes está a casa do leme. |
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Canhões
de 150 mm guarneciam a proa e a popa
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A proa mostrando a inclinação do navio
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No
casco, ao lado do casario central, podem ser vistos os cabos
de desmagnetização que protegiam das minas magnéticas
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No
porão Nº 1 os muitos toneis de combustível de aviação
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No
interior dos porões ainda existem muito equipamento
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Guincho
de proa à frente do canhão
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Os
paus-de-carga dos mastros estão apoiados no fundo
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Os
mastros estão totalmente colonizados
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