Admiral
Graf Spee
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Em 1929
a Alemanha decidiu construir novos encouraçados, o objetivo deste
programa de construção naval visava substituir a velha frota
de encouraçados. Este programa visava uma blindagem superior, uma artilharia de nível superior, e deveriam ser velozes para isso estes Vasos de guerra não poderiam ultrapassar as 10.000 toneladas. O "Admiral Graf Spee" era chamado pelos britânicos de cruzador de bolso, pois foi construído sobre os termos do Tratado de Versalles que, após a Primeira Guerra Mundial, limitava o tamanho e armamento que a Alemanha poderia possuir. Os navios podiam atingir apenas 10.000 toneladas. Assim como seu navio irmão o Almirante Maximilian Von Spee eram um "Panzerschiff" (navio blindado) de classe Deutschland e apesar de somarem apenas 16.020 toneladas foram considerados obras primas da engenharia naval alemã, com muitos aperfeiçoamentos técnicos, que forneciam velocidade manobrabilidade, potência de tiro e eficiência de combate. O navio realizou cinco patrulhas durante a guerra civil espanhola entre 1936-1938. Já durante a Segunda Guerra Mundial (1940) foram reclassificados como cruzadores pesados. Pouco antes do início dos conflitos o Almirante Graf Spee foi comicionado para atuar no Atlântico sul, bloqueando as vias marítimas de abastecimento da Inglaterra e França. |
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Encouraçado Admiral Graf Spee |
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Em 26 de setembro de 1939,
o comandante Langsdorff recebeu ordens autorizando ataques contra a marinha
mercantes. No dia 30 de setembro o Graf Spee localizou na costa do Brasil
o Clement, navio de
carga de companhia Booth Steam Ship. O Clement
transmitiu um sinal de "RRR" ("eu sou atacado por um raider").
O cargueiro foi apresado, seu capitão e o engenheiro de bordo foram
aprisionados. O resto de sua tripulação abandonou o navio
nos botes salva- vidas. Segundo informações o Graf Spee disparou 30 tiros de seus canhões de 28 cm e de 15 cm e lançou dois torpedo. O navio quebrou ao meio e afundou. Tamanho poder de fogo deve ter sido utilizado para aferir a mira e funcionamento das armas do agora "caçador". O capitão Langsdorff ordenou a emissão de um sinal de socorro, captada pela a estação naval de Pernambuco, para garantir o resgate da tripulação do Clement. Os náufragos britânicos chagaram à costa brasileira em seus botes salva-vidas dois dias depois. O Almirantado britânico após o ataque emitiu aviso à navegação que os navios mercantes corriam o risco de ser atacados. Em 5 de outubro o Graf Spee capturou o navio Newton Beech, onde acumulou prisioneiros até ser considerado lento para acompanhar o cruzador e ser também afundado no dia 8. No dia 7 afundou o navio mercante Ashlea. Em 10 de outubro capturou o navio Huntsman que depois de transferir seus tripulantes foi afundado no dia 17 e finalmente no dia 22 de outubro afundou o navio Trevanion. |
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No final de outubro o Graf Spee navegou
para o Oceano Índico ao sul de Madagascar para confundir os Aliados.
Por esta altura, o almirante Graf Spee tinha cruzado por quase 30.000 milhas
náuticas (56.000 km, 35.000 mi) e precisava de uma revisão.
Em 15 de novembro afundou o navio-tanque África Shell. No meio de novembro retornou ao Atlântico, a tripulação para disfarçar a silhueta do navio, truque bastante comum nas duas guerras, construiu uma segunda chaminé e casarios falsos na ponte de comando e na popa, cobrindo as catapultas dos aviões de reconhecimento. Entre setembro e dezembro de 1939, o navio afundou nove navios totalizando perdas de 50.089 toneladas brutas de registro. |
Posição
do naufrágio em frente a Montevidéu
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Comandante Hans Langsdorff |
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Em 5 de outubro de 1939,
as marinhas britânica e francesa formaram oito frotas para caçar
o Almirante Graf Spee no Atlântico Sul. Entre os navios estavam: Os
porta-aviões HMS Hermes, Eagle e Ark Royal e o francês Béarn,
o cruzador britânico Renown e os franceses Dunkerque e Estrasburgo
e 16 cruzadores. Comandada pelo Almirane Henry Harwood estava a Força G designada para a costa leste da América do Sul, entre as Ilhas Falkland (Malvinas) e o estuário do rio da Prata, com os cruzadores pesados Cumberland e Exeter e leves Ajax e Aquiles. Na manhã do dia 13 de dezembro, os vigias do Graf Spee avistaram e identificaram o HMS Exeter. Langsdorff decidiu não fugir e ordenou postos de combate. Assim que os britânicos identificaram o Graf Spee, o comandante Harwood dividiu suas forças para descentralizar o fogo dos Graf Spee. A batalha feroz iniciou-se e em 30 minutos o Exeter já estava praticamente fora de combate, com apenas uma das torres funcionando, 61 tripulantes mortos e 23 feridos. Na continuidade o Graf Spee atingiu fortemente o Ajax que perdeu seus canhões de popa e adernou fortemente para bombordo. O Graf Spee também sofreu fortes perdas, atingido mais de 70 vezes, 36 homens estavam mortos e 60 feridos, incluindo o comandante Langsdorff. Foi ordenado ao Graf Spee recuar para o interior do estuário do Rio da Prata. Os cruzadores ingleses permaneceram ao largo vigiando uma possível tentativas de fuga. |
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Cruzador leve HMS
Ajax
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Cruzador leve HMS
Aquiles
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Cruzador leve HMS
Exeter
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Já no porto de Montevideú
relatos falsos davam conta que forças navais britânicas
ainda mais fortes aproximavam-se para invadir o porto. Dias depois,
o comandante foi intimado pelo governo Uruguaio a deixar o porto, porém
os três cruzadores ingleses ainda o aguardavam em fora do estuário,
que não permitia liberdade de manobras, um alvo fácil. |
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O
Resgate do Graf Spee |
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Na proa do Graf
Spee, a esquerda, está colocada a águia, que segur a pelas
garras a suástica nazista,vista no detalhe a direita.
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É
realmente impressionante o que esse símbolo "único no
mundo", (uma vez, segundo os alemães foram retirados do mundo
qualquer símbolo que fizesse lembrar o nazismo de Ritler), feito
em bronze, pesando ao redor de 350 quilos, retirado da popa deste vaso de
guerra com seus 145 parafusos de ... polegadas desaparafusados um a um está
produzindo nas pessoas que vem visitá-lo. Ao redor de quinze metros de profundidade, o "jefe de los busos" como é chamado em espanhol o reponsável pela operação de mergulho Héctor Bado contou que mais ou menos por acaso encontraram a águia. |
Todo o tempo sabiam da existência deste símbolo, mas devido a visibilidade zero do local |
e
as grandes correntezas que podem girar até 360° que tornam
este mergulho muito difícil de se realizar, e sem poder contar
com auxílio de bússola tinham o tato como principal aliado.
Após algum tempo de mergulho encontraram no convés uma peça
que indicou o caminho para lhes conduzir ao que não foram buscar
(este mergulho tinha como objetivo a retirada de um canhão) e encontraram
o que era mais precioso.
Após tatear o símbolo e confirmar que era a Águia Nazi, decidiram conduzir uma operação que visava na retirada dos 145 parafusos que a prendia na popa na parte frontal do casco, tal como uma carranca nazi. Na proa deste navio também estão localizadas as cabines dos oficiais e uma vez que, durante todos esses anos este Vaso partido ao meio vem mergulhando em um poço de lama cada vez mais profundo, teoricamente esta lama pode estar conservando toda a documentação deixada à bordo desde aquela época. O navio não pode ser cortado e toda peça que sai tem que ser retirada por desmontagem sem corte. Por isso a próxima etapa será a retirada da torre de comando de muitas toneladas que por todo o seu peso foi sustentada no convés simplesmente pela força gravitacional sem ao menos um pingo de solda. O propósito de todo esse trabalho é criar um museu em Montevidéu |
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Avião
de reconhecimento do Graf Spee
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Uma
das âncoras do Graff Spee ornamenta
a entrada do memorial em Montevideu |
Têlemetro
utilizado para os cálculos de tiro, uma lente em cada extremidade
servia para ajuste da mira
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O
telêmetro ao ser resgatado do rio da Prata
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Canhões
que equipavam o Graf Spee
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Para saber mais: |
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