DDica Técnica
Comunicação subaquática
Batida de Meio Ciclo | Comunicação Subaquática |Uso da Segunda Fivela | Regra dos Terços
Swivel de 2º estágio | Carta Náutica | Swivel de 1º estágio | Descompressão Fora do Cabo |
|
Equilíbrio hidrostático | Nó - Pescador Duplo |
 
Para uma compreensão mais aprofundada da sinalização de naufrágios consulte a matéria
Sinais Manuais de Naufrágio
 
Poder comunicar-se com o parceiro, além de tornar o mergulho mais seguro, pode fazer com que a exploração de um naufrágio seja mais proveitosa, já que ele pode indicar passagens perigosas, problemas em potencial ou peças e partes dos destroços que não foram vistas. Sinais manuais.
Se considerássemos todos os sinais manuais propostos por mergulhadores teríamos uma lista sem fim. Para um bom mergulhador de naufrágio. Não é viável criar sinais manuais para todos os procedimentos e peças de um navio, porém um conjunto delas já dará suporte ao mergulhador de naufrágio para suas primeiras incursões.
Execute sinais de forma clara e enfática. Sempre responda a um sinal recebido; use o sinal de OK para o entendimento e outros sinais como resposta. Um sinal manual não respondido pode indicar que ele não foi percebido ou compreendido por um mergulhador distraído.
Antes de mergulhar com um novo dupla certifique-se que ele conhece a sinalização específica para naufrágios.
   
Além dos sinais convencionais, três grupos de sinais são importantes.

Partes e peças dos navios

O primeiro grupo de sinais indicam as peças e partes do navio.
Estes sinais permitem identificar as peças do naufrágio, que muitas vezes estão disfarçadas pelo fundo marinho ou em posições diferentes das habituais. Desta forma não só a segurança será valorizada, mas também será mais fácil e proveitoso o mergulho, pois a orientação nos destroços geralmente é feita baseada na posição dessas peças (figura 1).

Figura 1
 
Sinais para uso de carretilha
O segundo grupo de sinais serve para coordenar a utilização da carretilha, peça fundamental na penetração. Pela complexidade do ambiente no interior de um naufrágio é fundamental dar ciência ao parceiro do procedimento que ele deverá executar com a carretilha ou que você esta prestes a por em prática (figura 2).

Figura 2
 
Sinais para orientação em penetraões
Por fim, uma série de sinais devem ser utilizados durante as penetrações como forma de manter a equipe integrada ou indicar possíveis problemas durante o mergulho com um ou outro mergulhador da dupla. Eles podem se referir a geografia ou as condições dos compartimentos por onde os mergulhadores estão evoluindo.
Assim o lider pode indicar a seu dupla, condições de estreitamento, silt ou necessidades especificas como voltar, inverter a posição de liderança ou que está preso em alguma coisa (figura 3).










Para uma compreensão mais aprofundada da sinalização de naufrágios consulte a matéria
Sinais Manuais de Naufrágio

Figura 3
 
 
Um bom mergulhador de naufrágio é:
Competente - sabe o que faz.
Experiente - sabe como faz.
Prudente - sabe quando faz.
Que a superfície esteja sempre pronta a ouvir o que o naufrágio tem para contar!
 


Subir