DDica Técnica
Batida de meio ciclo
Batida de Meio Ciclo | Comunicação Subaquática |Uso da Segunda Fivela | Regra dos Terços
Swivel de 2º estágio | Carta Náutica | Swivel de 1º estágio | Descompressão Fora do Cabo |
|
Equilíbrio hidrostático | Nó - Pescador Duplo |
 
 
Ao longo dos anos, acumula-se no interior de um naufrágio grande quantidade de partículas muito pequenas que chamamos de sedimento; esta "poeira", por assim dizer, pode reduzir a visibilidade da água de dezenas de metros a zero em poucos minutos.
Além do sedimento do fundo, agitado pelas nadadeiras, ainda ocorre a queda de partículas do teto e paredes, devido à perturbação causada pelas bolhas. Bater, ou quebrar estruturas no interior do navio, também pode provocar a formação de uma nuvem de ferrugem ou carbono, que acabará com a visibilidade.
A maior quantidade de sedimento está depositada no fundo, e estas partículas é que devemos evitar perturbar, sob pena de não mais enxergarmos nada. O principal procedimento para isso é alterar o padrão de natação, para a chamada batida de meio-ciclo.
   
Em perfeito equilíbrio hidrostático, preferencialmente com o corpo posicionado na horizontal, flexiona-se os joelhos até formar um ângulo entre a perna e a coxa de aproximadamente 90º.
A partir desta posição se movimenta as pernas no máximo até uma posição de 45º. Ao contrário da natação convencional, o movimento não será realizado pelas coxas, que devem permanecer alinhadas com o resto do corpo, mas pelas pernas com a flexão do joelho (figura).
Esta batida de pernas com ciclo curto é chamada de meio-ciclo e manterá as nadadeiras longe do fundo e do sedimento, enquanto prosseguimos lentamente.
 
A natação será vagarosa, o que também é recomendável durante penetrações. Nada adiantará uma boa natação de meio-ciclo se seus equipamentos como consoles, lanternas etc., estiverem arrastando no fundo.
Por isso, lembre-se de utilizar durante penetrações, presilhas próprias para mantê-los junto ao corpo.
Nem todo o sedimento deposita-se rápido, assim, esteja preparado para falta de visão.
Caso a visibilidade caia a zero, mantenha-se calmo, equilibrado e imóvel por poucos minutos, de modo que o sedimento perturbado torne a se precipitar, restaurando a visibilidade; notando que isto não acontece inicie o retorno através do cabo-guia.
A natação adequada impede que o silt seja suspenso e prejudique a visibilidade do mergulhador. Ela é mais importante quanto mais confinado for o ambiente
 
Um bom mergulhador de naufrágio é:
Competente - sabe o que faz.
Experiente - sabe como faz.
Prudente - sabe quando faz.
Que a superfície esteja sempre pronta a ouvir o que o naufrágio tem para contar!
 


Subir