Workshop Mergulho em Naufrágios

Datas:
04 a 06 de outubro 2007

Local: Onda Mar Hotel - Recife (PE.)

Realização

 

 
 
Estivemos em Recife com a operadora Aquáticos, participando e cobrindo
o grande evento de naufrágios do ano, veja como foi...
 

O Simpósio

No início de outubro de 2007 a cidade de Recife recebeu alguns dos mais ativos Mergulhadores de Naufrágio do Brasil para o Workshop de Mergulho em Naufrágios, organizado pela Aquáticos, maior operadora de mergulho de Recife.
O evento, que contou com a apoio de diversas instituições inclusive a prefeitura do Recife, fez parte da II Semana Municipal da Ciência e Tecnologia; que este ano, com o tema Terra, dedicou-se a questões ambientais.
Durante três noites de simpósio, cerca de 200 participantes puderam interagir com o conteúdo variado do universo dos naufrágios.

 
 
 
Os palestrantes abordaram temas como: a Adrenalina do Mergulho Técnico no CT. Paraíba afundado no Rio de Janeiro, Arqueologia Subaquática em Recife e no Brasil, Documentação e Pesquisa de Naufrágios, Biologia e ocupação dos naufrágios e o Programa de Recifes Artificiais (veja abaixo a programação).
 

A Bióloga Alessandra Fischer e
o Arqueólogo Subaquático Carlos Rios.

O fotógrafo subaquático Ary Amarante.
 

Um dos fatos que mais chamou a atenção de um dos organizadores do Workshop, Edísio Rocha, foi o fato de que cerca de 30% dos presentes não eram mergulhadores, indicando o quanto o assunto naufrágios estimula o imaginário das pessoas.

 

 
O evento foi prestigiado por autoridades do Recife, como o Capitão dos Portos Alcione Gonçalves, diversos dos mergulhadores de naufrágio muito ativos no Brasil e membros importantes da comunidade de mergulho da capital Pernambucana.
Foi uma grande oportunidade para rever os muitos amigos de Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Natal entre outros locais, que prestigiaram o Workshop.
 
Nas semanas anteriores ao evento a prefeitura de Recife realizou um concurso para selecionar entre os alunos do ensino médio da capital Pernambucana, textos sobre os naufrágios da região.
Os textos selecionados foram expostos no salão do evento, o que fez muitos participantes viajarem pela história dos naufrágios.

Gaba e Edísio da Aquáticos os
responsáveis pelo evento.
O Arqueólogo Subaquático Gilson Rambelli e o Especialista em Naufrágios Maurício Carvalho.
 
O Workshop foi um belo exemplo de organização e paixão pelo naufrágio. O crédito ficou por conta da incrível equipe reunida pelo Gaba e Edísio, que sempre com muita simpatia e competência se desdobravam para atender as necessidades dos participantes.
Difícil foi saber o que esteve mais concorrido; às palestras, vídeos e fotos apresentadas ou o coffe break e toda a
 boa conversa que o acompanha.

Mais de 200 pessoas no simpósio.

Maurício Carvalho, Roberto da Luz,
Reinaldo Alberti e Carlos Rios.

  Isso obrigou o coordenador das atividades José Mário a se desdobrar para manter o evento no horário e afastar os mergulhadores dos petiscos.
  



Equipe de apoio
Patrícia Pinheiro, Christiane Castanha, Dráusio Véras, Mariana Travassos, Rodolfo Araújo, Danielle Viana, Catarina Wor e Alessandra Fischer.


José Mário e Helio Vaisman da Wilson, sons.
Importantes articuladores para o sucesso dos afundamentos em Recife.
  
 
Resumo das palestras
 

Estudo Arqueológico do Naufrágio " Lamarão I " - Carlos Rios.
Abrindo os trabalhos do Simpósio o professor Carlos Rios apresentou os aspectos mais relevantes do levantamento do sítio arqueológico do naufrágio do Balsemão. As escavações estão sendo executadas em Recife com o objetivo de identificar a embarcação e levantar características de construção, carga, procedência e outros detalhes históricos.
O professor Carlos procurou mostrar as dificuldades de um levantamento em águas escuras como a do local e de um sítio arqueológico aparentemente alterado por ação antrópica.

 

Misturas gasosas ideais para os naufrágios de Recife - Reinaldo Alberti.
O Instrutor de Curitiba apresentou ao público as possíveis misturas respiratórias a serem utilizadas em mergulhos na região de Recife; com destaque para as vantagens do NITROX, como maior tempo de fundo, diminuição da fadiga. Além disso, introduziu a idéia da utilização de misturas com Hélio como o TRIMIX, evitando assim os riscos da narcose.
Um pouco do histórico do mergulho técnico também foi apresentado.

 

Parque de Naufrágios Artificiais em PE. - Alessandra Fischer.
A Bióloga Alessandra Fischer apresentou uma das mais interessantes e esperadas palestras do simpósio. Nela, foram apresentados os resultados dos estudos comparativos entre os naufrágios Saveiros, que esteve aberto as atividades de mergulho e o Mercúrios, que desde seu afundamento até agosto desse ano permaneceu fechado ao turismo subaquático.
Foram feitos levantamentos de incrustação, sedimentologia e diversidade de peixes e invertebrados. Os resultados preliminares não são ainda conclusivos, mas mostram que em princípio a atividade do mergulho não é prejudicial ao desenvolvimento de um recife artificial, já que os índices e biodiversidade nos dois naufrágios foram muito semelhantes.

 

Naufrágios como cenários fotográficos - Ary Amarante.
O fotógrafo Ary Amarante do Rio de Janeiro, apresentou um belíssimo slaide show com imagens dos naufrágios na região de Recife, a apresentação destacou a variabilidade da fauna e incrível colorido das espécies.

 

Mergulho Técnico no Naufrágio CT - Paraíba - Roberto da Luz "Bob Light".
Outro grande momento das apresentações ficou por conta do Mergulhador Roberto da Luz que deslumbrou a todos com uma incrível apresentação sobre o contra-torpedeiro Paraíba afundado no Rio de Janeiro quando seguia para a Índia a fim de ser desmontado.
O mergulho no Paraíba é um autêntico mergulho técnico com todas as vertentes comuns nesse tipo de imersão no Brasil, águas freqüentementes escuras e frias.
Bob Light, como é conhecido entre os amigos, além de uma grande mergulhador, com muita experiência no Paraíba, mostrou-se um pesquisador refinado ao desfilar toda a história do navio US. Davison até seu fim nas águas da Guanabara.

Uma rara filmagem do CT.Paraíba em dia de mar claro, mostrou aos presentes o quanto esse mergulho profundo pode ser interessante e cheio de aventura.

 
Naufrágios em 2007 - Pesquisa e Identificação - Maurício Carvalho.
A palestra procurou apresentar as descobertas e identificações de naufrágios do último ano. Foram abordados o Piraúna em Parati, o novo navio e Cabo Frio e como principal destaque o Santa Catharina de Abrolhos.
O momento alto da apresentação ficou por conta da exibição do vídeo da Expedição Naufrágios do Nordeste de 2007 a bordo do Voyager da JDias Vídeo. As belas imagens e história dos naufrágios encantaram os espectadores.
 
Arqueologia de Naufrágios - Gilson Rambelli.
O Arqueólogo paulista apresentou a platéia os princípios da Arqueologia Subaquática e como ela está estruturada no Brasil, os problemas atuais e navios que tem autorização para retirada. Gilson Rambeli procurou mostrar aos participantes o quanto de conhecimento é perdido na violação de um sítio arqueológico.
 

 

 

 
O novo pier e churrasco de confraternização

Na noite de sexta-feira uma animada festa, movida a churrasco comemorou o sexto aniversário da operadora aquáticos e consagrou mais uma parceria, que promete implementar melhorias importantes na operação de mergulho de Recife. Patrick Muller, proprietário da Atlantis Divers, tornou-se sócio da já consagrada dupla da Aquáticos, Edísio e Gaba.
As mudanças na qualidade já começaram a ser sentidas, um excelente píer foi inaugurado durante a festa, dando muito mais agilidade e segurança no embarque e desembarque da base da Aquáticos que já era muito confortável.


 


Operadora Aquáticos de Recife
  


O Novo Pier de embarque da Aquáticos


O Voyager, operando pela AquáticoS.
 Além disso, a embarcação Atlantis Voyager, que se consagrou entre os mergulhadores de naufrágio pelas Expedições de Mergulho Pelo Litoral do Nordeste, permanecerá em operação de mergulho pela Aquáticos até o verão, quando um novo Catamarã, ainda em construção, assumirá essa função.
 

Com isso, os mergulhos nos maravilhosos Naufrágios de Recife; de águas claras, mas as vezes meio agitadas, ganham uma embarcação muito mais estável, diminuindo consideravelmente as possibilidades de enjôos, que preocupavam alguns mergulhadores.





Ary Amarante e Roberto da Luz (Bob Light)
antes dos mergulhos do evento.

 

 

Mergulhos

Se já não fossem suficientes as palestras, vídeos, apresentações de audiovisuais e diversas atividades sociais, que permitiram uma importante troca de informações entre os mergulhadores de naufrágio de todo o Brasil que lá estiveram. A Aquáticos ainda organizou durante os quatro dias do evento mergulhos a bordo da embarcação Atlantis Voyager, em alguns dos melhores naufrágios da região como o Vapor de Baixo o Lupus, Saveiros, Servemar X, Mercurius, Taurus, e Pirapama.

 
Luiz Basílio, recordista de mergulhos
no CT Paraíba e José Eduardo Guariglia do Instituto Laje Viva de Santos.
 

O Lupus no fundo
 
 
O mar esteve agradavelmente quente, com poucas ondulações e muito claro, como demonstram as fotos subaquáticas. Um verdadeiro show para os mergulhadores que acreditaram no evento.
Tudo que foi demonstrado pela Aquáticos, permite antever o grande verão de 2007/2008 que vêm por aí.
 

Bob Light curtindo no Saveiros
 


Maurício Carvalho, Reinaldo Alberti da
Aquanauta de Curitiba e Roberto da Luz.

 

 
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
 19:00 h – Abertura
04.10.07
(5ºfeira)
 19:30 h – Tema: Estudo Arqueológico do Naufrágio " Lamarão I "
Palestrante: Carlos Rios (Mestre em Arqueologia Subaquática).
 21:00 h – Tema: Misturas gasosas ideais para os naufrágios de Recife
Palestrante: Reinaldo Alberti (Instrutor Trainer PDIC e Técnico).
 
 18:00 h – Tema: Parque de Naufrágios Artificiais em PE.
Palestrante: Alessandra Fischer (Bióloga , Mestre em Zoologia e doutoranda em Oceanografia).
05.10.07
(6ºfeira)
 19:00 h – Tema: Naufrágios como cenários fotográficos
Palestrante: Ary Amarante (Instrutor e especialista em imagens subaquáticas)
 20:30 h – Churrasco de Confraternização na Aquáticos.
 
 18:30 h – Tema: Mergulho Técnico no Naufrágio CT - Paraíba
Palestrante: Roberto da Luz "Bob Light" (Instrutor de Mergulho PADI e mergulhador Técnico).
06.10.07
(sábado)
 19:00 h – Tema: Naufrágios em 2007 - Pesquisa e Identificação
Palestrante: Maurício Carvalho (Biólogo, Instrutor de Mergulho, Pesquisador de Naufrágios, Coordenador do SINAU - Sistema de Informação de Naufrágios).
 20:30 h – Tema: Arqueologia de Naufrágios
Palestrante: Gilson Rambelli (Prof. Dr. em Arqueologia subaquática e Professor da UFBA).

 

 

Informações:
[email protected]
[email protected]
  
(81) 3424-5470 / 9145-9959
 
 
Apoio: