...NAUFRÁGIO
do SAVEIROS
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Histórico O Saveiros era um rebocador de porte médio, utilizado em serviços gerais nos portos atendidos pela companhia Wilson, Sons. Junto com o Mercurius, o Saveiros teve importante papel no reboque do vão central da Ponte Rio-Niterói na década de 70. Eles atuaram em Recife e Suape. Nos últimos anos de serviço esteve atuando no porto de Cabedelo, PB., terminando suas operações em 2004. Devido ao desgaste dos mais de 30 anos de serviço, nesse mesmo ano foi descomissionado e enviado para Recife. Em 2006 foi doado pela companhia, junto com o Mercurius e o Taurus, ao projeto de formação de Recifes Artificiais da cidade de Recife. |
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Preparação O naufrágio do Saveiros, assim como o Taurus e o Mercurius estão ligados ao projeto de formação do Parque de Naufrágios Artificiais no litoral de Recife, PE. Os afundamentos foram uma realização da AEMPE - Associação das Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco e contou com a participação das universidades UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) UPE (Universidade de Pernambuco) e UFC (Universidade Federal do Ceará), que estão fazendo o acompanhamento do processo de colonização, ocupação biológica e impacto ambiental. A empresa Wilson, sons, através de seu representante Sr. Helio Vaisman, doou três rebocadores, Taurus, Saveiros e Mercurius à AEMPE; arcando também com os custos de preparação, limpeza e logística de reboque das embarcações até os pontos determinados para o afundamento. Cabe lembrar, que a mesma empresa Wilson, sons já havia doado quatro outros rebocadores, que também foram afundados em frente ao Recife, são eles; Lupus, Minuano, Servemar X. |
Saveiros desenho segundo as plantas |
Durante a preparação no pier da Wilson, sons em Recife,em sequência Mercurius, Saveiros e Taurus |
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Após cinco meses de apreciação do projeto pelo IBAMA, Marinha do Brasil e CPRH, foram concedidas as autorizações necessárias e no dia 03 de maio de 2006, as três embarcações foram afundadas ao largo do litoral e em frente a Recife. |
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Durante
as etapas de preparação estive nos rebocadores, onde o amigo
José Mário da Wilson, Sons
atenciosamente me explicou os trabalhos de limpeza e preparação que foram realizados |
Cabine
de comando já aberta e limpa
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Porão
com tratamento químico para a
remoção dos resíduos de óleo |
O
convés de popa, com o compartimento
da sala de máquinas aberto |
Porão
de proa, já sem o revestimnto
térmico e a pintura |
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Afundamento |
Os três rebocadores
foram levados a reboque até as posições predeterminadas
e fixados ao fundo por poitas de concreto. Abertas as válvulas, à
água rapidamente encheu os porões e o mar atingiu as aberturas
feitas no casco, os rebocadores afundaram rapidamente. O Saveiros e o Taurus foram imediatamente abertos a visitação dos mergulhadores. Já o Mercurius, idêntico ao Saveiros, permanecerá durante um ano, com a visitação restrita a pesquisadores devidamente autorizados. Esse processo permitirá uma boa comparação do impacto ambiental provocado por mergulhadores; já que são navios iguais, com a mesma data de afundamento, mesma profundidade, distantes apenas em 1 milha. |
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Abertas
as válvulas a água do mar penetrou até atingir as
aberturas do casco e o Saveiros afundou rapidamente
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No
Saveiros a fauna de peixes e outros animais
já é muito frequente e variada |
Descrição |
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Tartarugas e
tubarões frequentam os destroços
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Vista de proa
da cabine de comando
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Seguindo-se
para a popa está a chaminé, com uma abertura de cada lado.
Na parte de baixo do casario existem portas em ambos os bordos que dão
acesso, através de uma escada, ao compartimento da sala de máquinas.
Na popa, o gato de reboque e toda a cobertura da sala de máquinas foram retirados, deixando ampla abertura para penetração. Em cada uma das laterais da sala de máquinas foi aberta no casco uma janela que também permite uma passagem, embora mais restrita, de mergulhadores. No final do rebocador foi aberta a tampa da sala do comando do leme. O hélice interno ao ducto está no local. |
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Vista da cabine
de comando para a popa.
A esquerda pode ser vista parte da chaminé |
Na popa, a
visão do compartimento do comando do leme
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O hélice dentro do ducto que permite a mudança rápida de direção dos rebocadores |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
Nossos
agradecimentos aos colaboradores da matéria
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