..NAUFRÁGIO
do LUPUS
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Histórico Após um ano de preparação, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife, conseguiu um grande feito; o afundamento simultâneo de três rebocadores. Tudo feito de forma oficial e com todas as autorizações necessárias. A equipe do Projeto Mar coordenou o evento no qual também participaram o Corpo de Bombeiros, o Ibama, a Capitania dos Portos de Pernambuco. O Projeto Mar arcou com cerca de R$ 13.000,00 pagos a empresa Wilson & sons, dona dos três rebocadores, Servemar X, Minuano e Lupus. Os rebocadores foram limpos de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias quaisquer que pudessem se desprender e poluir o mar. |
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Com
o amanhecer do dia lentamente um rebocador da Wilson
& sons rebocou os três irmãos em sua última
viagem, em direção ao local previamente escolhido, devido
a suas correntes marinhas, profundidade e marés. Afundado o Servemar X e o Minuano, o terceiro e maior dos rebocadores foi o Lupus. Aberta as válvulas, 02:30 horas se passaram sem que o rebocador afundasse. Temendo o entardecer, a equipe optou por empurrar pelo bordo o Lupus com outro rebocador, de forma que o navio adernasse e a água penetrasse no casco com mais velocidade. O artifício funcionou e em pouco tempo o Lupus afundou, pousando acerca de 36 metros. |
Lupus ainda operando no porto do Rio e Janeiro e agora totalmente colonizado |
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A
proa do Lupus, já sem o reforço de proa
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A
cabine de comando já começa a perder suas paredes
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Interior
do convés de proa
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O sistema de gato do rebocador permite o reboque e a mudança de direção do rebocador, ajustando o cabo de tração a direção da manobra |
A chaminé de boreste, ainda inteira - 2007 |
A chaminé de boreste, já quebrada - 2024 |
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Descrição |
O Lupus está
apoiado sobre a quilha. Na proa existe um grande reforço utilizado
para empurrar outros navios e dois cabeços de amarração.
Ainda pode ser lido no casco o nome da embarcação. A cabine de proa, no convés, possui duas portas ligando-se com uma sala. Deste compartimento podemos descer por uma escotilha para o porão de proa. Não há escadas e o porão está totalmente no escuro. Outra escotilha liga esta sala com a cabine de comando acima dela. |
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Vista
das chaminés e casario
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Entrada
para a sala de máquinas e a vista da popa
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As
duas máquinas a díesel ainda em suas posições
no interior da sala de máquinas |
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Na cabine de comando
podem ser vistos os restos do comando do leme e painéis elétricos. Atrás da cabine de comando existem duas chaminé foi retirada juntamente com as máquinas, permanecendo um grande abertura onde ela estava posicionada. No casario do convés existem duas portas que dão origem a outros compartimentos vazios. No convés de popa uma grande abertura da passagem a casa de máquinas, dentro dela podem ser vistos os dois grandes motores diesel. Junto a popa duas escotilhas comunicam o convés com o porão de popa. A popa está amassada, pois o navio chocou-se no fundo com essa parte. O hélice e o leme estão corretamente posicionados no fundo. Apesar de naufrágio intencional o Lupus guarda intacta toda sua estrutura e as principais peças. |
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Na
popa livre, apenas os suportes de
proteção do cabo de reboque |
Hélice
e leme intactos
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Em outubro
2007 a parede posterior da cabine de comando havia cedido e oscilava perigosamente
com a corrente - na foto acima, verifique a marca do arraste no chão
indicada pela seta vermelha.
Estruturas frágeis como essa são um perigo em potencial para o mergulhador não treinado e podem aparecer a qualquer momento no naufrágio dependendo dos fatores de desmanche presentes, por isso o treinamento é fundamental. Em 2024, o casario já está totalmente corroido e desaconselhamos qualquer penetração nos dois níveis superiores. |
Interior
da cabine de comando em 2003
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Interior
da cabine de comando em 2007
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Cabine
de comando ja desmanchando 2024
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
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Agradecimentos
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Agradecimentos
Joel Calado e equipe |
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