Guinchos e Cabrestante
 

 

Cabrestante

Este sistema de força funciona como um tipo de guincho, para elevar a âncora através de sua corrente ou dar tração em cabos. Ele funciona com um sistema de catraca de sentido único. Uma lingüeta impede o retorno da corrente.
Até o advento do vapor, eram acionados por força humana. Homens giravam o chapéu, utilizando para isso barras encaixadas na parte superior do cabrestante.
 
Normalmente no convés, em volta do cabrestante, existiam ripas para dar suporte aos pés dos dez ou doze marinheiros responsáveis pela faina.
O eixo deste cabrestante normalmente estava fixado nos conveses inferiores e até na quilha. A corrente normalmente era recolhida por baixo do convés superior.

Com a força do vapor, eles passaram a serem acionados por máquinas, não existindo assim mais locais para o encaixe das barras no chapeu.
 

Cabrestante
 
Dicas de mergulho

Encontramos esses sistemas nos navios a vela do final dos séculos XVII a IXX, como o Dona Paula, 1827, Arraial do Cabo, RJ. Por possuírem metal de alta resistência são encontrados no fundo e muitos deles têm, como costumam brincar os colegas, a forma de um "Eixo Cardam". Vale lembrar, que embora sejam encontrados caídos na horizontal, a posição nos navios, era com o eixo na vertical.


Na frente da foto o chapéu superior do cabrestante, seguindo-se o eixo podemos ver os apoios do convés inferior e da quilha.

 
 

Guinchos a vapor
A partir da metade do século XVIII, um novo tipo de sistema de recolhimento das correntes, o guincho, começou a aparecer e substituir os cabrestantes.
Guinchos são sistemas de força formados por dois tambores de engrenagens ligados por um eixo horizontal. No centro das engrenagens, existe um sistema do tipo coroa e pinhão, acionado por um pistom movido pelo vapor das caldeiras, que faz girar o eixo. O vapor é conduzido ao sistema por canos fixados por abaixo do convés. Um registro fecha essa condução de vapor.
Nas extremidades do eixo existem normalmente polias auxiliares que servem para dar tração a cabos de atracação etc.
Em navios modernos o acionamento é realizado por um motor elétrico
 

Guincho e sua corrente.

Sistema de giro do Guincho
 
O tamanho dos guinchos é proporcional ao tamanho do navio que equipavam, assim podemos retirar um padrão sobre a tonelagem do naufrágio em função do tamanho do guincho.
 
Dicas de mergulho
Presença muito freqüente nos naufrágios, graças a sua forte construção que resiste bem à corrosão. Estão posicionados principalmente na proa para erguimento das âncoras. Seu número pode ser variável; encontramos um grande central, mas normalmente estão em pares menores. Grandes navios militares, como os Encourçados do início de século XX podiam ter quatro âncoras presas ao casco, neste caso o número de guinchos também seria quatro.

São também encontrados na popa, onde podem recolher âncoras , porém mais freqüentemente servem a tração nos cabos de atracação.
Um tipo ligeiramente diferente é encontrado nas proximidades dos mastros, onde acionam os cabos dos Paus de Carga.
 

Sinal manual para guincho
Guincho do vapor Buenos Aires, 1890, Rio de Janeiro, RJ.
 
Guinchos também podem dar uma idéia da dinâmica do naufrágio. Como estão firmemente presos ao convés, eles têm tendência a acompanhar o desmanche desta parte do navio.
Assim, guinchos caídos no fundo em sua posição normal, indicam naufrágios que desmontaram sob a quilha. Irman, 1968, Salvador, BA.
Enquanto, guinchos caídos de cabeça para baixo, indicam que houve adernamento antes dos destroços desmontarem. Chata de Noronha, 1973 Recife, PE.
 

 

Conheça outros sinais manuais
para naufrágio
 

Consulte nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção e características, caso deseje identificar as peças pelo visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
 
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