Sala
de Comando |
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A sala de comando de uma embarcação tem um significado quase místico. Dali foi percebida a difícil situação que levou ao naufrágio ou foi dada à dramática ordem de abandonar o navio. Em algumas situações podemos identificar inclusive as condições em que ocorreu o naufrágio, como posição do telégrafo de máquinas e o timão travado ou amarrado em condições de tempestade. |
A
posição da sala de comando depende basicamente da configuração
da embarcação. Rebocadores possuem sua sala de comando bem na proa.
Os Galeões e Caravelas eram comandados da popa. Nos navios à vapor do início e meio do século, esse comando passou a ser feito do centro para a frente da embarcação. Atualmente navios cargueiros de grande porte são novamente comandados da popa, em uma superestrutura muito alta, enquanto navios de passageiros e militares possuem comandos do meio para a proa. |
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Timão |
O
Timão, também conhecido como roda do leme, serve para dar governo
à embarcação. Veleiros: Nos antigos navios o timão estava localizado na popa, logo à frente do leme. A transmissão do giro do timão para o leme era praticamente direta; e feito através de fortes cabos de cânhamo. Possuía um grande diâmetro e nos maiores navios era duplo, para garantir menor esforço e que mais de um timoneiro poderia girá-lo em manobras forçadas e bruscas. Vapores: Em navios movidos a máquinas, já encontramos o timão dentro da sala de comando e o mecanismo de giro, nas embarcações de grande porte, é auxiliado por força mecânica. |
Mais
de um timão podem ser encontrados em grandes navios. Eles podiam ser feitos
de bronze, embora o mais comum seja a madeira, com reforços em bronze. Infelizmente devido ao seu material de construção pouca coisa sobra do timão, partes dos anéis de reforço e a engrenagem junto ao pedestal. Nos Grandes Lagos dos U.S.A., devido as condições de água doce e fria encontram-se em navios de madeira o timão ainda perfeitamente intacto; mas na água salgada, devido aos Teredos, destruidores de madeira isso é raro. |
Dicas de mergulho |
Mergulhadores iniciantes com freqüência confundem a válvula principal de admissão de vapor junto as máquinas, com um timão de comando. pois elas são semelhantes, embora, como tenhamos visto, os timões sejam de madeira. |
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Bitácula de Bússola |
A
bitácula de bússola é o compartimento que da abrigo a agulha
de navegação. Ela é composta por um pedestal, normalmente
de madeira, com um suporte de bronze na parte superior onde fica alojada, suspensa
em um compartimento líquido, a bússola. |
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Telégrafo de Máquina |
O
telegrafo de máquinas é
utilizado para passar o comando de andamento do navio da sala de comando para
a sala de máquinas,
onde outro equipamento deste existe. Seu funcionamento é totalmente mecânico,
funcionando através de polias, correntes e cabos de aço. |
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Dicas de mergulho |
Esta peça também é de difícil localização
em naufrágios, estando restrito aqueles navios muito bem protegidos da
ação dos caçadores de souvenir, pela legislação
ou pela profundidade como a Corveta
Ipiranga, 1983, Fernando de Noronha.
Mas se for encontrado o número de telégrafos também indica
o número de máquinas que dotavam o navio. |
Da
mesma forma, se os telégrafos são encontrados com marcações
diferentes e opostas. Por exemplo, bombordo a ré e boreste, tudo a vante,
isso pode indicar que houve uma tentativa de guinar violentamente a embarcação. Os telégrafos de máquinas trabalham em dupla, assim para cada um na sala de comando, existe seu correspondente na sala de máquinas. Assim, encontrar o telégrafo de máquinas não significa necessariamente ter encontrado a sala de comando. A diferença entre eles é que os telégrafos da sala de máquinas freqüentemente não possuem o pedestal, ficando presos diretamente no teto. |
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Consulte
nosso guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo visual
utilize o esquema na página de Navios à vapor. |
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