...NAUFRÁGIO do PHOENIX
 
Histórico
Os rebocadores, Phoenix,
Bellatrix e São José juntam-se aos demais rebocadores afundados propositalmente como recife artificial no PNAPE - Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco. Com eles são 11 embarcações que compõem o parque em uma área a frente do porto de Recife.
Rebocadores: Lupus,
Mercurius, Minuano, Saveiros, Servemar X, Taurus e Walsa
A diferença em relação as operações anteriores é que os três rebocadores foram posicionados no mesmo ponto, distantes apenas em poucos metros.
O Bellatrix, semelhante ao Phoenix afundado no mesmo dia, é uma embarcação de 30 metros de comprimento e está apoiada sobre um fundo na faixa dos 30 metros.

Essa operação que colocou no fundo os três rebocadores naufrágio foi uma realização da AEMPE - Associação das
Empresas de Mergulho do Estado de Pernambuco juntamente com a empresa Wilson, sons e parceria com as universidades UFPE e UFRPE.
Para o procedimento foram obtidas toda a documentação necessária.
As autorizações foram concedidas pela Marinha do Brasil, CPRH (órgão ambiental de Pernambuco) e IBAMA, que emitiu a Licença de Instalação seguindo a Instrução Normativa 125/2006.
 
 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Phoenix

Data do afundamento: 08.02.2017

LOCALIZAÇÃO

Local: Recife

UF: PE.

País: Brasil

Posição: 6 quilômetros da costa, em frente a Recife.

Latitude: 08° 02. 388' sul

Longitude: 034° 43.577' oeste

Profundidade mínima: 25 metros

Profundidade máxima: 29 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: Formação de recife artificial

 
DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação: 1981 Estaleiro: Mac Laren Estaleiros e Serviços S/A
Armador: Saveiros Camuyrano Serviços Marítimos S.A
Tipo de embarcação: rebocador
Comprimento: 30,35 metros Boca: 8,53 metros Deslocamento: 267 Toneladas
Material do casco: aço Propulsão: motor diesel
Carga: vazio

CONDIÇÕES ATUAIS: Inteiro

 

 

Preparação
A Empresa Wilson, sons há vários anos têm contribuído significativamente com o apoio e doação de embarcações desativadas, em especial ao Sr. Hélio Vaisman que conseguiu viabilizar essas doações e ao Sr. José Mário Lobo que teve um papel importante na preparação e limpeza do rebocador para afundamento além da logística de reboque.
O projeto teve o apoio da Marinha do Brasil que analisou e autorizou o afundamento, a Equipe de pesquisadores da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, que realizaram o Estudo de Impacto Ambiental, Projeto Científico e de acompanhamento nos próximos anos. e muitos mergulhadores de Recife que participaram do dia da limpeza no rebocador.
O projeto contou com a importante participação do Biólogo Henrique Maranhão, que é profissional responsável pelo projeto ambiental dos afundamentos.

 

Reboque dos futuros naufrágios
 
Afundamento
Estava previsto o afundamento de quatro embarcações, porém motivos técnicos adiaram o afundamento do rebocador Vigo para uma próxima etapa.
O reboque começou com mar muito calmo e bastante sol. Os rebocadores chegaram ao ponto previamente definido pelos estudos. As embarcações foram afundadas uma de cada vez por abertura das válvulas de fundo e assim o São José o Phoenix e o Bellatrix desceram suavemente deixando apenas uma mancha de espuma na superfície, as três embarcações atingiram o fundo e permaneceram em posição de navegação. A experiência dos afundamentos anteriores e o trabalho bem feito culminaram em naufrágios perfeitos.
Como já havia acontecido no Walsa, foram colocadas filmadoras para obter registros subaquáticos dos afundamentos.
Poucos minutos depois do naufrágio a área foi liberada realizado os primeiro mergulhos. A água permaneceu limpa, com pouca de suspensão abaixo do convés causado pelo impacto do afundamento.
 
Afundamento do Phoenix

Descrição
O naufrágio está apoiado no fundo em sua posição de navegação. Nos dois lados da proa existem rebaixamentos com os grandes cabeços de amarração. O casario está praticamente inteiro coma sala de comando na parte superior.
Por traz da cabine está a chaminé ainda intacta.
Na popa ainda existe a barra de suporte do cabo de reboque, mas parte do gato foi removido. Junto ao espelho de popa estão 3 grandes aberturas que dão acesso ao mecanismo do leme e um cunho de amarração. Uma abertura cortou o nome da embarcação na popa.
O navio apresenta uma grande entrada pelo compartimento das máquinas, por aí pode se atingir a cabine de comando e até mesmo subir pela chaminé. São todas passagens largas e com muitas aberturas de iluminação.

 
 
..........
 

 
Nossos agradecimentos ao amigo José Mario Lôbo e Mario Coutinho
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO