...NAUFRÁGIO do SERVEMAR
 
Histórico

Após o grande feito em 2002 de conseguir de forma oficial e com todas as autorizações necessárias o afundamento simultâneo de três rebocadores o Servemar X, Minuano e Lupus, o mergulhador Joel Calado, proprietário da escola de mergulho Projeto Mar de Recife e sua equipe realizaram o afundamento de mais um rebocador o Servemar .
O rebocador foi também da empresa Wilson, sons, foi vendido a um particular e estava desativado a três anos, encostado e semidestruído numa das bordas do porto de Recife. O casco já muito deteriorado do rebocador foi comprado pelo Projeto Mar, de terceiros, por cerca de R$ 4.000,00, para se tornar mais um recife artificial.

A embarcação foi limpa de contaminantes, eliminando vestígios de óleo e outras substâncias que pudessem causar poluição.

 

O Servemar durante o processo de limpeza no porto de Recife
 

Servemar durante o processo de afundamento

A empresa Wilson, sons, que foi a proprietária da embarcação, cedeu outro rebocador para transportá-la até o ponto do afundamento.
O Servemar foi afundado a uma distância de aproximadamente nove quilômetros da praia de Boa Viagem, sendo o mais próximo dos 4 rebocadores.

 


Joel Calado, da escola e operadora Projeto Mar durante a preparação e limpeza dos Rebocadores
.

 
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Servemar

Data do afundamento: 03.06.2004

LOCALIZAÇÃO

Local: Recife

UF:PE.

País:Brasil

Posição: A 3,5 milhas da costa, em frente a praia de Boa Viagem.

Latitude: 08º 06.028' sul

Longitude: 034º 46.793' oeste

Profundidade mínima: 18 metros

Profundidade máxima:25 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: Formação de recife artificial

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Brasileira
Ano de Fabricação:
Armador: Wilson & Sons. (Sobrare Servemar S.A.)
Tipo de embarcação: Rebocador
Comprimento: 22 metros Boca: 4 metros
Material do casco: aço Propulsão: motor diesel
Carga: vazio

CONDIÇÕES ATUAIS: Inteiro

 

 

Espelho de popa, mostrando
o ângulo do adernamento

A parede de bombordo da cabine
já havia caido em 2006

A cabine de comando caiu no
decorrer de 2007
 
Descrição
O rebocador está apoiado sobre a quilha ligeiramente adernado para boreste. As condições do casco e casario são muito precárias. A proa, muito curta, não possui âncoras ou guinchos, apenas uma abertura para o porão de vante.
O casario de proa, que já era bem reduzido caiu no decorrer do ano 2007. A parede de trás já havia caido em 2006. Os seus restos estão caídos a boreste e parcialmente ainda pendurados no bordo. Seguindo-se pelo convés em direção a popa estão duas grandes aberturas, a primeira da sala de máquinas e a segunda do volante do leme ambás vazias. Não existe mais os hélices, apenas um dos pés de galinha, o leme está preservado, mas enterrado. Partes do casco já estão rompidas. Poucos destroços encontram-se fora do naufrágio.
 

 


Corqui em 2006

Restos do casario de proa, deixando abertura para o porão de proa Região em que ficam os tubarões lixa. Porão amplo e iluminado
 

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Corqui em 2024 auxiliado por Diego Cruz



Atualização com auxílio das fotos de Ary Amarantes

O compartimento do volante do leme se comunica
com a sala de máquinas

Estiva da sala de máquinas
 

O Servemar está totalmente povoado por
cardumes
de pequenos peixes

Animais de maior porte como o
tubarão lixa também são regularmente encontrados

Várias raias habitam o local escondendo-se
nas sombras entre o casco e o fundo

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
Agradecimentos:
Joel Calado e equipe

 

Casario em péssimo estado Porão amplo e iluminado Região em que ficam os tubarões lixa.