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Histórico |
Um
dos 44 navios alemães confiscado pelo Brasil em 1917 (1ª
Grande Guerra) e confiscados e transferido para o Brasil posteriormente
pelos proprietários originais, como indenização pelos
navios atacados durante o período da 1ª guerra (Paraná,
Tijuca, Lapa, Maccau, Acari, Guaiba e Maceió). Entre eles alguns acabaram por afundar no litoral do Brasil ou durante a 2ª guerra, entre eles estão: Asuncion (Campos - SP.), Carl Woerman (Atalaia), Franken (Taubaté - PE.), Gertrude Woerman (Siqueira Campos - CE.), Henny Woerman (Uberaba -MA.) Rauenfels (Lages - PA.), Sierra Nevvada (Bagé - BA.), Tijuca (Baependy - SE.) Construído como Siegmond por Dampfschiffs-Rhederei "Union", Hamburg; em 1907 foi vendido a Hamburg-Amerika Linie (HAPAG) ; em 1914. Chegou a Bahia e em 06.1917 é foi apreendido pelo governo Brasileiro sendo posteriormente repassado ao Lloyd Brasileiro e rebatizado Therezina. |
Após
completar um embarque de farinha entre outros gêneros no porto
de Santos o vapor Therezina partiu com destino a Europa, ainda com várias
escalas no Brasil. Na madrugada do dia seguinte, a estação
telegráfica em Santos recebeu comunicação de que
o Therezina este encontrava-se encalhado sobre pedras do chapadão
sul da Ponta do Boi, Ilha de São Sebastião, próximo
à Ponta da Sela. |
Therezina ainda como navio alemão Sigmound |
Era
o fim de sua curta viagem, eram 4 horas da manhã do dia 02 de Fevereiro. Um violento estrondo e uma guinada para bombordo foram os últimos movimentos do Therezina. Já muito adernado e violentamente golpeado pelas ondas do local, o navio começou a fazer água. O operador de rádio enviou diversas vezes pedidos de socorro para a estação de Monte Serrat, que registrou o despacho do vapor às 5 horas da manhã. O sinistro se deu às 4 horas devido a uma forte tempestade no local. Um rebocador de alto mar foi enviado em socorro ao navio sinistrado, porém, devido ao mal tempo e as fortes correntes não conseguiu atingir o local onde se encontrava o Therezina, retornando ao porto de Santos. Uma certa confusão envolve do naufrágio do Therezina, pois para o local estão registrados dois nomes para o mesmo navio, um destes é o Therezina, o outro e Sigmound, que se trata do nome original deste navio antes do confisco. Conta-se que o nome Sigmound podia ser lido no casco tempos após o naufrágio. Existem até mesmo informações de que um choque entre os dois vapores teria sido a causa do naufrágio. |
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Navio
Therezina encalhado
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Posição
do Therezina ao norte de Borrifos
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Porém,
construído na Alemanha em 1905, o Therezina era chamado pela Empresa Hamburgo
American Lines de "Sigmound", tendo mudado para Therezina quando incorporado
ao Lloyd em 1917. Segundo informações de antigos mergulhadores do local,
o vapor ainda carregava o nome de Sigmound quando naufragara, estando
o nome Therezina escrito à tinta. Em meados da década de 60, uma antigo
mergulhador de Ilhabela encontrou em meio aos destroços uma placa de bronze
medindo cerca de 1,5 por 1,0 metro onde podia-se ler: " Therezina ex.
Sigmound, construído em Hamburgo 1905." Muitas outras
peças recolhidas nos naufrágios da região de Ilha
Bela, podem ser vistas no Museu de Naufrágios de São
Sebastião. |
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Hélice retirada do Therezina exposta no Museu de Naufrágios de São Sebastião |
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Naufrágio |
Guincho de proa em torno de 6 metros |
Caldeira ainda parcialmente integra |
Uma das duas caldeiras do Therezina |
Abaixo
das caldeiras pode ser visto caído quase de cabeça para baixo
o bloco de máquinas,
mostrando virabrequins, pistões e parte do eixo. Junto ao bloco
parte do cavername e casco ainda estão íntegros. Já na areia, a 17 metros encontra-se parte da popa, cavername e o volante do leme. Seundo informações, o hélice foi removido e encontra-se hoje (2023) no Museu de Naufrágios de São Sebastião. Uma série de outras peças como cabeços de amarração, mancais, segmentos de eixo e partes do casco estão colocadas nos arredores deste grupo principal de destroços. |
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Máquinas de dupla expansão |
Cavername espalhado pelo perímetro |
Eixo de manivela das máquinas |
Um dos mancais do eixo |
Volante do leme sobre o arco de popa no fundo de areia |
Foto Sérgio Gurgel Parte do cavername do centro do navio |
shipwreck in Brazil |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO shipwreck in brazil |
shipwreck brazil divve |