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Histórico |
O vapor Rio Negro
foi construído em 1872, com casco de vapor ferro e 450 toneladas
para servir a navegação de cabotagem no Brasil. Em 1885
passou à propriedade da Companhia Nacional de Navegação
a Vapor do Rio de Janeiro e sofreu uma grande reforma, quando recebeu
duas máquinas a vapor de dupla expansão que movimentavam
dois hélices. Em 1890 foi vendido ao Lloyd Brasileiro onde fazia
rotineiramente a rota do Rio de Janeiro a Montevidéu, com escalas
em Santos, Cananéia, Iguape, Paranaguá, Porto Alegre e Buenos
Aires. |
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Imediatamente
foi despachado ao local o rebocador Commandante Alvim, com o objetivo de
prestar os devidos auxílios. Parte da carga foi lançada ao
mar e outra foi passada a um pontão trazido pelo rebocador. O Commandante Alvim, regressou a Santos, desembarcando 29 passageiros da 1ª classe e 31 da 3ª. Um dos passageiros que já havia embarcado no Paraná adoentado morreu, segundo os jornais da época, seu corpo foi enterrado na ilha. O comandante, tenente da armada João Batista das Neves, acreditava poder safar o navio, porém às 8:00 horas da manhã do dia 19, o Rio Negro, muito danificado pelo embate com as rochas e parcialmente megulhado de popa, acabou por afundar definitivamente. |
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Ilha Queimada Grande em frente ao litoral de Peruíbe, ao sul de Santos, SP. No mesmo local afundaria em 1933 o vapor Tocantins |
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Os
Destroços O Rio Negro está afundado na ponta norte da ilha em frente a uma rocha com fratura (foto ao lado) e perpendicular ao costão. Na sua proa, em torno de 4 metros, existem poucos destroços, possivelmente devido ao forte embate do mar. Uma âncora encontra-se a cerca de 20 metros a esquerda desse ponto e provavelmente é uma das âncoras do navio. Na proa existem apenas um guincho, um turco e parte do cavername apoiado sobre uma grande rocha a cerca de 8 metros. A partir desse ponto, a quantidade de destroços aumenta significativamente em direção ao fundo. Parte do cavername se estende pelo fundo e em seguida encontram-se as os restos de duas caldeiras de três fornalhas. Elas estão com a couraça destruída e sobraram apena as fornalhas e conjuntos dos trocadores de calor. Em torno dos 12 metros estão caídas de seus suportes as duas máquinas de dupla expansão. Elas estão praticamente nos limites dos dois bordos. A máquina de bombordo está mais exposta e a de boreste parcialmente enterrada, seus suportes ainda encontram-se no local. |
Posição do Rio Negro - rocha com rachadura |
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Guincho
de proa
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Fornalhas
da caldeira de boreste
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Abertura
das fornalhas, ainda com uma das tampas
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Logo atrás
da máquina de bombordo está o guincho de carga. A partir
das máquinas existem dois grandes eixos, com seus segmentos ligados
por flanges e ainda
apoiados nos seus mancais. Eles seguem alinhados em direção
a popa do navio sem rupturas. Apenas algumas partes estão enterradas
sobre os destroços.
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Máquina
de dupla expansão de bombordo
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Máquina
de dupla expansão de boreste
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Eixos,
flanges e mancais
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Vista
do hélice de boreste e do leme
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O
grande leme domina o cenário da popa
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Parte
do volante do leme caído além da popa
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A
ilha Queimada Grande e seus três naufrágios Rio Negro, Tocantins
e Araponga, onde existem
mergulhos regulares, podem ser atingida a partir do litoral sul de São
Paulo, principalmente Santos. Mas o ponto mais próximo é Peruíbe,
onde atua a operadora NOVOSMARES.
Os mergulhos são feitos a partir de um grande inflável FLEXBOAT
SR 760 D, com dois motores de 200 HP, que permitem, com mar calmo, atingir
a ilha em uma hora de navegação. A operação
é excelente, a embarcação acomoda até 10 mergulhadores
e o barco possui banheiro, garrafeiros e uma escada muito bem planejada. Em dois dias pudemos mergulhar no Rio Negro, Tocantins e no Araponga, um mergulho mais complexo pois encontra-se a mais de 30 metros, mas que a operadora está disponibilizando para mergulhadores com maior nível de treinamento. Obrigado a grande amiga e mergulhadora de naufrágios (a melhor) Tatiana Mello a operadora Novosmares (Maurício Mendes) e a Extreme Divers (Luiz Flório), que juntos organizaram e possibilitaram a operação com o maior sucesso. |
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Agradecimentos
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https://novosmares.com.br WhatsApp: 11 98187-9935 |
www.dive10.com WhatsApp: 11 98285-8888 |
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