...NAUFRÁGIO
do QUEIMADO
(ERIE J. N. Y.) |
Histórico Construído para American SS Co. em 1867 foi vendido a Nathaniel Winsor em 1868 e posteriormente foi vendido ao Brasil ( U.S. & Brazil Mail SS Co. em 1871. O navio era utilizado no serviço postal entre os dois países. Durante sua segunda viagem, quando seguia do Rio de Janeiro para os Estados Unidos após passar pelo porto de Recife, pegou fogo por razões desconhecidas no início da noite, acabando por afundar as duas horas da madrugada a 12 milhas da costa da praia de Tambaú. Os pescadores de região, ao verem o forte clarão no horizonte deslocaram-se para lá em 6 jangadas, encontrando um grande vapor em chamas e em 81 pessoas em 8 escaleres toda a tripulação e passageiros foram salvos, sendo transportados ao porto de Recife pelo vapor Pirapama. |
|
Descrição O naufrágio está desmantelado e parcialmente enterrado, está apoiado em uma areia muito clara que juntamente com o próprio lastro esconde a maior parte do madeirame que restou. Os destroços se estendem por cerca de 100 metros de comprimento por 15 de largura. Na proa existe um grande aglomerado de peças, onde podemos distinguir dois guinchos, uma âncora reserva ainda desmontada e muito disfarçada e dois cabeços de amarração. |
Afastado
do primeiro aglomerado por 20 metros, que deviam representar o primeiro
porão, estão as quatro grandes caldeiras quadradas. Cada uma
delas está conectada, por tubulação, à outra
do mesmo lado. Existe uma larga passagem entre as caldeiras cheia de carvão,
entre as caldeiras. As caldeiras estão apoiadas sobre grande quantidade
de lastro. O terceiro conjunto de destroços constituído basicamente pelas máquinas a vapor de dois cilindros (dupla expansão) e demais engrenagens. As máquinas de bom tamanho estão caídas para o lado e para a popa. jangadas, encontrando um grande vapor em chamas e em 81 pessoas em 8 escaleres toda a tripulação e passageiros foram salvos. |
|
A
marca registrada; as 4 caldeiras quadradas
|
O longo eixo que liga a popa |
Para
trás das máquinas, segue-se um longo eixo com cerca de 20
metros, unido por quatro conjuntos de flanges de bronze. Ao lado do eixo
poucas peças aparecem cabeços
e partes das chapas de bronze que revestiam o casco de madeira. aparentemente
pouco restou dos porões de popa e o que existe encontra-se enterrada. No final do eixo pode ser encontrado um hélice de quatro pás, com duas dela enterradas, O Hélice tem um formato bem incomum, com pás finas, retas e longas, mostrando-se muito primitiva, como a do vapor Moreno, afundado na Ilha de Maricás RJ. |
O
hélice muito primitivo, com pás retas
|
Grande
quantidade de peixes
|
Imagens
mostrando a vista inferior e superior de uma das caldeiras quadradas. Essas caldeiras não eram exatamente quadradas, mas acompanhavam na parte de baixo, a curvatura do casco. As fornalhas eram alimentadas pelo corredor central e podem ser vistas no Queimado |
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO |
Agradecimento
| ||