...NAUFRÁGIO
do FLORIDA
(Reboque) |
Histórico Durante muitos anos, devido a sua clássica configuração, foi chamado de Reboque, por não se conhecer sua identidade, mas não haver dúvida do tipo de embarcação que estava no fundo. A história contada sobre este navio era de que teria sido torpedeado durante a Segunda Guerra, porém, os destroços não mostravam marcas de ter sofrido o impacto de torpedos. Existiam registros para o naufrágio em 1908, que também se mostravam inconclusivos. Em 1999 mergulhadores de Recife entre eles Joel Calado do Projeto Mar, localizaram uma placa da caldeira com a gravação dos fabricante. A partir deste nome, pode ser feita uma pesquisa que permitiu a identificação positiva do naufrágio. |
A placa encointrada que permitiu a identificação do navio |
A proa permanece imponente, apoiada sobre o fundo |
Naufrágio
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Rebocador semelhante ao Florida. Não há um corredor ao lado do casario, o que pode ser comprovado pelo vaso sanitário junto ao bordo |
Partiu
de Recife no dia 28 com destino a Fernando de Noronha, São Vicente,
no Arquipélago de Cabo Verde e como destino final a Liverpool,
onde seria convertido em om caça minas. A cerca de cinco milhas
de Olinda uma forte tempestade com mar grosso e ondas altas pegou o rebocador,
que segundo testemunhas já parira de Recife adernado.
Uma forte onda atingiu a embarcação, que já muito pesada, adernou e afundou rapidamente. O comandante controlou calmamente a situação até o final, os tripulantes jogaram-se ao mar conseguindo alcançar uma das baleeiras, que no dia seguinte atingiu as praias de Olinda. Dos 11 tripulantes apenas 5 sobreviveram, rebocadores foram enviados ao local mas não encontraram mais sobreviventes, o capitão Oswald Hilkirt também perdeu sua vida. |
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Descrição |
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O
banheiro do Reboque ainda pode ser observado no nível do convés,
junto ao costado
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A frente da caldeira,
o casco está pouco conservado com passagens entre o cavername. A dois metros à frente da caldeira, junto à borda de bombordo pode ser visto o que sobrou de um banheiro, com os restos das paredes, o vaso sanitário e até sua tubulação. No castelo de proa ainda existe o guincho em sua posição normal. Ao longo dos bordos estão os cabeços de amarração. No meio da popa, pousado sobre a quilha está um hélice reserva. |
Vista da proa |
Visão da proa com a caldeira em destaque |
Visão da popa, com hélice reserva visível |
Em janeiro de 2009 verificou-se que a âncora, tipo almirantado, que existia junto ao rombo da lateral de bombordo foi removida do local e desapareceu. Não é certo que a âncora pertencia originalmente ao Florida, porém, ela já se encontrava no local, pelo menos desde 1993, quando nossos primeiros registros gráficos do naufrágio foram feitos. A âncora não poderia ter sido retirada acidentalmente, o que indica o furto com consequente perda do patrimônio subaquático. |
O
guincho de proa se destaca sobre o convés
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Máquina
a vapor de dupla expansão caiu em 2024
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Parte
da grande caldeira no centro dos destroços
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O
hélice e leme permaneciam em suas posições
até 2024 quando o leme caiu a bombordo |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO | ||
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