...NAUFRÁGIO do FLORIDA
(Reboque)
 
 
Histórico
Durante muitos anos, devido a sua clássica configuração, foi chamado de Reboque, por não se conhecer sua identidade, mas não haver dúvida do tipo de embarcação que estava no fundo. A história contada sobre este navio era de que teria sido torpedeado durante a Segunda Guerra, porém, os destroços não mostravam marcas de ter sofrido o impacto de torpedos. Existiam registros para o naufrágio em 1908, que também se mostravam inconclusivos.
Em 1999 mergulhadores de Recife entre eles Joel Calado do Projeto Mar, localizaram uma placa da caldeira com a gravação dos fabricante. A partir deste nome, pode ser feita uma pesquisa que permitiu a identificação positiva do naufrágio.


A placa encointrada que permitiu
a identificação do navio

A proa permanece imponente,
apoiada sobre o fundo
 

Naufrágio
Segundo o Jornal Diário de Pernambuco, 30.06.1917. "O rebocador Florida foi construído em 1908 para a empresa Wilson Sons & Co. de Londres.
Ele trabalhava no porto de Buenos Aires quando foi comprado pelo governo Inglês, devido a necessidade de navios gerada pela Primeira Guerra Mundial.
Partiu de Buenos Aires, escalou no Rio de Janeiro e seis dias depois aportou em Recife, onde faria uma escala de reabastecimento de 24 hora. Em Recife embarcou grande quantidade de carvão de pedra provavelmente necessário à travessia do Atlântico, num trajeto de mais de 1800 milhas náuticas.


Rebocador semelhante ao Florida. Não há
um corredor ao lado do casario, o que pode
ser comprovado pelo vaso sanitário junto ao bordo
 
Partiu de Recife no dia 28 com destino a Fernando de Noronha, São Vicente, no Arquipélago de Cabo Verde e como destino final a Liverpool, onde seria convertido em om caça minas. A cerca de cinco milhas de Olinda uma forte tempestade com mar grosso e ondas altas pegou o rebocador, que segundo testemunhas já parira de Recife adernado.
Uma forte onda atingiu a embarcação, que já muito pesada, adernou e afundou rapidamente. O comandante controlou calmamente a situação até o final, os tripulantes jogaram-se ao mar conseguindo alcançar uma das baleeiras, que no dia seguinte atingiu as praias de Olinda.
Dos 11 tripulantes apenas 5 sobreviveram, rebocadores foram enviados ao local mas não encontraram mais sobreviventes, o capitão Oswald Hilkirt também perdeu sua vida.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Florida

Data do afundamento: 28.06.1917

LOCALIZAÇÃO

Local: Recife

UF: PE.

País: Brasil

Posição:14 milhas do Porto de Recife.

Latitude: 08° 01.034' sul

Longitude: 034° 41.770' oeste

Profundidade mínima: 30 metros

Profundidade máxima: 33 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: mau tempo

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Fabricação: 1908
Estaleiro: Cox & Co. (Farmounth - Inglaterra)
Comprimento: 54 metros Boca: 8 metros
Deslocamento: 50 Toneladas Tipo de embarcação: rebocador
Material do casco: aço Propulsão: hélice
Carga: Carvão de Pedra

CONDIÇÕES ATUAIS: semi-inteiro

 

Descrição
O Reboque encontra-se pousado corretamente no fundo. Sua linha geral mantém ainda uma integridade até o nível mais elevado do casco.
Na popa do navio pode ser encontrado o hélice de quatro pás e o leme caiu ao lado de hélice em 2024. Ao nível do convés existe parte da estrutura do comando do leme.
No meio da embarcação existem dois grandes rombos ao lado das máquinas.
No meio do Reboque encontramos sua máquina a vapor do tipo Duble Expansion Engine. Até 2024 estava em sua posição funcional, mas agora está caída de lado ligeiramente a bombordo.
A cerca de 5 metros das máquinas está a caldeira; seu diâmetro ocupa toda a boca da embarcação.

O banheiro do Reboque ainda pode ser observado no nível do convés, junto ao costado

 
A frente da caldeira, o casco está pouco conservado com passagens entre o cavername.
A dois metros à frente da caldeira, junto à borda de bombordo pode ser visto o que sobrou de um banheiro, com os restos das paredes, o vaso sanitário e até sua tubulação. No castelo de proa ainda existe o guincho em sua posição normal. Ao longo dos bordos estão os cabeços de amarração. No meio da popa, pousado sobre a quilha está um hélice reserva.
 

Vista da proa

Visão da proa com a caldeira em destaque

Visão da popa, com hélice reserva visível
 

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Em janeiro de 2009 verificou-se que a âncora, tipo almirantado, que existia junto ao rombo da lateral de bombordo foi removida do local e desapareceu. Não é certo que a âncora pertencia originalmente ao Florida, porém, ela já se encontrava no local, pelo menos desde 1993, quando nossos primeiros registros gráficos do naufrágio foram feitos. A âncora não poderia ter sido retirada acidentalmente, o que indica o furto com consequente perda do patrimônio subaquático.
 
 
O guincho de proa se destaca sobre o convés
 
Máquina a vapor de dupla expansão caiu em 2024
 
 
Parte da grande caldeira no centro dos destroços
 
O hélice e leme permaneciam em suas posições
até 2024 quando o leme caiu a bombordo
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO

 

 

Cabeço de amarração Cabeço de amarração Reforço de proa Guincho Vaso sanitário Caldeira Motor Cabeço de amarração Hélice reserva Volante do leme