...NAUFRÁGIO do FLORIDA
(Reboque)
 
 
Histórico
Durante muitos anos, devido a sua clássica configuração, foi chamado de Reboque, por não se conhecer sua identidade, mas não haver dúvida do tipo de embarcação que estava no fundo. A história contada sobre este navio era de que teria sido torpedeado durante a Segunda Guerra, porém, os destroços não mostravam marcas de ter sofrido o impacto de torpedos. Existiam registros para o naufrágio em 1908, que também se mostravam inconclusivos.
Em 1999 mergulhadores de Recife, localizaram uma peça da caldeira com um nome Florida gravado nele. A partir deste nome pode ser feita uma pesquisa que permitiu a identificação positiva do naufrágio.

 

A proa permanece imponente, apoiada sobre o fundo
 

Naufrágio
Segundo o Jornal Diário de Pernambuco, 30.06.1917. "O rebocador Florida foi construído em 1908 para a empresa Wilson Sons & Co. de Londres.
Ele trabalhava no porto de Buenos Aires quando foi comprado pelo governo Inglês, devido a necessidade de navios gerada pela Primeira Guerra Mundial.
Partiu de Buenos Aires, escalou no Rio de Janeiro e seis dias depois aportou em Recife, onde faria uma escala de reabastecimento de 24 hora. Em recife embarcou grande quantidade de carvão de pedra provavelmente necessária a travessia do Atlântico, num trajeto de mais de 1800 milhas náuticas.


Rebocador semelhante ao Florida. Não há um corredor ao lado do casario, o que pode ser comprovado pelo vaso sanitário junto ao bordo
 
Partiu de Recife no dia 28 com destino a Fernando de Noronha, São Vicente, no Arquipélago de Cabo Verde e como destino final a Liverpool, onde seria convertido em om caça minas. A cerca de cinco milhas de Olinda uma forte tempestade com mar grosso e ondas altas pegou o rebocador, que segundo testemunhas já parira de Recife adernado.
Uma forte onda atingiu a embarcação, que já muito pesada, adernou e afundou rapidamente. O comandante controlou calmamente a situação até o final, os tripulantes jogaram-se ao mar conseguindo alcançar uma das baleeiras, que no dia seguinte atingiu as praias de Olinda.
Dos 11 tripulantes apenas 5 sobreviveram, rebocadores foram enviados ao local mas não encontraram mais sobreviventes, o capitão Oswald Hilkirt também perdeu sua vida.
 

DADOS BÁSICOS

Nome do navio: Florida

Data do afundamento: 28.06.1917

LOCALIZAÇÃO

Local: Recife

UF: PE.

País: Brasil

Posição:14 milhas do Porto de Recife.

Latitude: 08° 01.034' sul

Longitude: 034° 41.770' oeste

Profundidade mínima: 30 metros

Profundidade máxima: 33 metros

MOTIVO DO AFUNDAMENTO: mau tempo

DADOS TÉCNICOS
Nacionalidade: Inglesa
Ano de Fabricação: 1908
Estaleiro: Cox & Co. (Farmounth - Inglaterra)
Comprimento: 54 metros Boca: 8 metros
Deslocamento: 50 Toneladas Tipo de embarcação: rebocador
Material do casco: aço Propulsão: hélice
Carga: Carvão de Pedra

CONDIÇÕES ATUAIS: semi-inteiro

 

Descrição
O Reboque encontra-se pousado corretamente no fundo. Sua linha geral mantém ainda uma integridade até o nível mais elevado do casco.
Na popa do navio pode ser encontrado o hélice de quatro pás e o leme, ao nível do convés existe parte da estrutura do comando do leme.
No meio da embarcação existem dois grandes rombos ao lado das máquinas.
No meio do Reboque encontramos sua máquina a vapor ainda na posição correta; ela se revela do tipo Duble Expansion Engine.
A cerca de 5 metros das máquinas está a caldeira; seu diâmetro ocupa toda a boca da embarcação.

O banheiro do Reboque ainda pode ser observado no nível do convés, junto ao costado

 
A frente da caldeira, o casco está pouco conservado com passagens entre o cavername.
A dois metros à frente da caldeira, junto à borda de bombordo pode ser visto o que sobrou de um banheiro, com os restos das paredes, o vaso sanitário e até sua tubulação. No castelo de proa ainda existe o guincho em sua posição normal. Ao longo dos bordos estão os cabeços de amarração. No meio da popa, pousado sobre a quilha está um hélice reserva.
 

Vista da proa

Visão da Proa com a caldeira em destaque

Visão da Popa, com hélice reserva visível
 
..... Caldeira Reforço de proa Guincho de proa Cabeço-de-amarração Banheiro Máquinas duble Expansion engine Hélice reserva Cabeço-de-amarração Volante do leme
 
Em janeiro de 2009 verificou-se que a âncora, tipo almirantado, que existia junto ao rombo da lateral de bombordo foi removida do local e desapareceu. Não é certo que a âncora pertencia originalmente ao Florida, porém, ela já se encontrava no local, pelo menos desde 1993, quando nossos primeiros registros gráficos do naufrágio foram feitos. A âncora não poderia ter sido retirada acidentalmente, o que indica o furto com consequente perda do patrimônio subaquático.
 
 
O guincho de proa se destaca sobre o convés
 
Máquina a vapor de dupla expansão
 
 
Parte da grande caldeira no centro dos destroços
 
O hélice e leme permanecem em suas posições
 

Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO