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Histórico O cargueiro misto (vapor e velas) Crest foi construído nos estaleiros de J. L. Thompson & Sons Ltd., North Sands na Inglaterra em 1877, sendo lançado ao mar em 19.10.1877 para a empresa Dent, Hodgson & Co., Newcastle. Apresentava com 1.697 toneladas brutas e 1.098 toneladas líquidas, com 260,7 feet (78 metros) de comprimento, 34 feet (10,2) de boca e 23,8 feet (7,1 metros) de calado. Suas máquinas eram de dois cilindros (33, 62 x 39 in), proporcionando 180 hp que mobilizava uma hélice. Seu casco era de ferro e apresntava dois mastros. Em 1879 foi transferido para Dent & Co., Newcastle. |
Vapor semelhante ao Crest (existem discrepâncias entre os pesquisadores das características desse navio) |
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O
Naufrágio Deixou o porto de Santos no dia 13 de fevereiro de 1882 com destino a Nova York, transportava uma carga de 3.400 sacas de café embarcadas por Holworth & Ellis. Ao deixar o porto e Santos enfrentou tempo muito ruim com forte cerração o que impediu a visualização da ilha de Saõ Sebastião (Ilhabela) o que provocou, as 10 horas da noite o choque contra o costão na região de Borrifos na Ilha de São Sebastião. Às 2:00 da manhã saltou a tripulação acompanhada de 2 passageiros que ali tinham embarcado dirigindo-se para a cidade de São Sebastião. No dia 25 partiy de santos a fragata amnazonas que navegou até o local entre as Pontas da Sela e a Ponta da Pirassununga, resgatando 22 ingleses inclusive o capitão e transportando todos até santos onde chegaram em segurança. O vapor acabou por afundar paralelo ao costão. |
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Descrição O navio encontra-se bastante desmontado, só existindo segmento dos destroços de meia-nau até a popa. Os destroços extenden-se do fundo de areia a 15 metros, até a cerca de 6 metros, junto ao costão. No fundo está a popa ainda mantendo sua estrutura inteira tombada para boreste. A hélice apresenta duas pás expostas e a terceira enterrada. Caídos no fundo ao lado do hélice e separados da estrutura do navio estão o leme e o volante do leme. Da popa podemos seguir pelo longo eixo até as máquinas a vapor a cerca de 6 metros. Todas as flanges de união ainda mostram continuidade. Dos dois lados do eixo estão cavernames e outras peças auxiliares como: diversos mancais, um guincho e uma câmara de condensação. |
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Posição
do Crest
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Parte
das máquinas
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Junto
ao costão a cerca de 6 metros está o que sobrou das máquinas
a vapor e parte do girabrequim. Um grande cilindro corroído, sua
tampa e o pistão interno. De meia nau até a proa todo o navio parece ter sido removido ou ficou totalmente destruída pelo embate do mar, não foram localizadas as suas partes. Muito pouca coisa sobrou do casco de ferro do navio. |
O guincho do Crest |
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Agradecimentos
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Organização: Carlos Bruno e Daniel Degan |
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Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECI |