Destino: naufrágio
Mergulho na Cultura dos Naufrágios
Museus Marítimos


 
Revista Mergulho, Ano XV - Nº 178 - maio/2011
Texto Maurício Carvalho
 
Em alguns lugares do mundo, existem museus que contam muito da história da navegação, tecnologia naval e de alguns dos mais famosos naufrágios
 
 
Muitos mergulhadores de naufrágio não tem a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre as peças dos navios e estruturas dos naufrágios. Esse estudo permitiria a eles aproveitar muito mais cada um dos futuros mergulhos em naufrágio, já que, reconhecer, identificar tecnicamente e integrar uma peça do navio a seu tempo é contar um pouco da história do naufrágio.
São muitos os mergulhadores que depois de partricipar de um curso de identificação de peças chegam a conclusão que terão de mergulhar novamente em todos os navios onde já estiveram, para que possam realmente ver o naufrágio.

Vários desses mergulhadores tem frequentemente a oportunidade de se aprimorarem e ela acaba passando despercebida por falta de planejamento prévio. Em muitos destinos de viagem existem incríveis museus que contam muito da história da navegação, tecnologia naval e de alguns dos mais famosos naufrágios do mundo. Neles com frequência existem embarcações históricas, restauradas e abertas a visitação. Conhecer essas embarcações permite reconhecer no fundo muitos dos locais onde mergulhamos.
Passear por esses museus e mergulhar da forma mais profunda nos naufrágios que habitaram nossa imaginação por tanto tempo.
Citamos aqui apenas alguns dos bons exemplos, no Brasil e em alguns dos mais conhecidos destinos de turismo pelo mundo.

 

Orgulho da marinha Sueca o Vasa foi localizado na década de 50, sob o lodo do porto, e retirado do fundo praticamente intacto. É considerada uma das mais fantásticas operações de resgate de naufrágios da história

 
ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA
É um dos melhores museus do Rio de Janerio e abriga com certeza o maior acervo náutico do Brasil. Existe uma bem organizada e apresentada exposição de equipamentos náuticos antigos e o acervo de aqueologia subaquática da Marinha do Brasil - atualmente fora de exposição.

Além disso, exitem três embarcações históricas ancoradas nas dependências do espaço cultural, que ocupa um belo pier na região histórica do centro do Rio.
O navio miniero Bauru e o submarino Amazonas, representam bem o período da 2ª Grande Guerra. O rebocador Laurindo Pita, hoje o navio mais antigo de nossa marinha (1910), ainda permite um belo passeio pela Baía de Guanabara. Ele é semelhate a três navios naufragados em nosso litoral.

Espaço Cultural da Marinha
De quinta-feira a domingo, das 12h às 17h.
Av. Alfredo Agache, s/n, Centro, Praça XV.
Rio de Janeiro, RJ.
Fone: (21) 2104-6191

 

Navio-museu Bauru

 
FUNDAÇÃO MAR
Em São Sebastião funciona em nova sede a Fundação Mar. Este museu guarda um acervo que conta uma parte da história dos naufrágios da região de Ilha de São Sebastião (Ilha Bela). Ainda existem peças ligadas a biologia marinha e ao ambiente submarinho da região.
  Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar
Av. Ver. Antonio Borges, 1.905, São Sebastião, SP.
Fone: (12) 3862-6510
www.fundacaomar.com.br
[email protected]

 
MUSEU DO ATOCHA
O galeão espanhol Nustra Senora de Atocha naufragou na Florida em setembro de 1622 devido a um furacão e quase 400 anos depois, tornou-se um dos mais famosos tesouros já recuperados no planeta. O naufrágio foi perseguido durante por 16 anos pelo pesquisador Mel Fisher, que acabou localizando o filão principal em julho de 1985.
Depois de amargar muitos prejuízos financeiros e perdas familiares, acabou por resgatar do fundo do mar cerca de 450 milhões de dólares. Foram mais de 40 toneladas de prata, muitos lingotes de ouro, milhares de esmeraldas entre outras peças de ouro, prata e jade.
 

Entrada do Museu do Atocha
  Uma pequena parte desse tesouro e a outras peças do Atocha podem ser vistos hoje no museu Mel Fisher em Key West, o ponto em terra mais próximo do local do naufrágio.
É incrivel depois de anos acompanhando os trabalhos de resgate e lendo sobre o tesouro poder segurar um dos lingotes de ouro. Segurar sim, levar para casa não. Uma engenhosa armação protege o lingote dos mais "ambiciosos".

Mel Fisher Maritime Heritage Society and Museum
Aberto diariamente das 8:30h as 17 h.
Finais de semana e feriados 9:30 as 17 h.
200 Greene Street
Key West, Florida
Fone: 305.294.2633
[email protected]

 


MUSEU DE CIÊNCIAS DE LONDRES
Esse incrível museu, apresenta muito da tecnologia e desenvolvimento humano. No segundo andar encontra-se a seção de Maritime Engineering". Nele, estás uma das melhores coleções de modelos de navios a vela, vapores de rodas e cargueiros, entre outras embarcações com as mais diferentes funções. Além disso, existem várias miniaturas de máquinas a vapor, dos mais diferentes tipos e que ainda por cima funcionam. Imperdível.
Tipos de turbinas, hélices e demais apetrechos de navegação também encantam os amantes de naufrágios. Ainda existe no segundo andar, só de gorjeta, uma mostra sobre megulho, com vários equipamentos utilizados ao longo da história das atividades submarinas.

Science Museum London

Aberto diariamente das 10 as 18 h
Exhibition Road, South Kensington, Londres SW7 2DD
Fone: 08708704868
www.sciencemuseum.org.uk
 

 

MUSEU DO VASA
O vasa era o orgulho da marinha sueca, ricamente adornado foi mandado construir pelo rei Gustavo da Suécia, possuindo mais de 60 canhões e 400 tripulandes. Deixava o porto no dia 10 de agosto de 1628, em sua primeira viagem, quando um forte vento adernou o navio e a água penetrou pelas portinholas dos canhões causou seu naufrágio.
Na década de 50 o navio foi localizado, sob o lodo do porto, e retirado do fundo praticamente intácto. É considerado uma das mais fantásticas operações de resgate de naufrágios da história.
Hoje está aberto a visitação, permitindo não só conhecer o próprio navio e todas as peças que faziam parte do cotidiano dos marinheiros, como todo o trabalho para seu resgate, restauração e preservação.

Vasa Museum, Stockholm
Aberto diartiamente das 10 as 17 h
The Vasa Museum - Integrado ao National Maritime Museums
Galärvarvsvägen 14 Box 27131
SE-102 52 Stockholm Suécia
Fone: 468519548 00
[email protected]
www.vasamuseet.se

Veja mais no Especial Museu do Vasa (Autor Evandro Santos)

 


 
OUTROS MUSEUS PELO MUNDO

Graveyard of the Atlantic
9200 Museum Drive
Hatteras, North Caroline, USA
Fone: 252 9862995
Aberto de terça a sábado das 9 às 17h.
www.graveyardoftheatlantic.com

Los Angeles Maritime Museum
Aberto de terça a domingo das 10 às 17h.
Berth 84 Foot of 6th Street
San Pedro, Califórnia, USA.
Fone: 310 5487618
www.lamaritimemuseum.org

Maritime Museum of San Diego
Aberto diariamente das 9 às 20h.
1492 North Harbor Drive San Diego, Califórnia, USA.
Fone: 619 2349153

www.sdmaritime.org
[email protected]

 

Musee Oceanographique
Ave. St. Martin Mônaco -Ville 98000
Mônaco
Fone: 377 93153600
www.oceano.org

National Maritime Museum Amsterdam
1001 MK Amsterdam, Holanda
Fone: 31020 5232222

www.hetscheepvaartmuseum.nl

[email protected]

National Maritime Museum London
Aberto diariamente das 10 às 17h
Romney Road, Greenwich
London SE10 9NF
www.nmm.ac.uk

 

 

Maurício Carvalho é biólogo, instrutor especialista em naufrágios, autor do SINAU (Sistema de Identificação de Naufrágios) e responsável pelo site Naufrágios do Brasil.

 

voltar a biblioteca