USS
Oriskany (CV 34)
Florida, Key West - afundamento 17.05.2006 26,5 milhas a sudeste de Pensacola Latitude 30º 02.542 N / Longitude 87º 00.374' W |
|
|
|
||
|
||
|
||
O maior naufrágio artificial do planeta. Um dos dois porta aviões onde pode mergulhar, o outro é o Saratoga no atol de Bikini |
Histórico A construção do porta aviões Oriskany (CVA-34) da classe Essex foi iniciada no estaleiro New York Navy Yard, Brooklyn em New York no dia 1º de maio de 1944. Apresentava 223 metros de comprimento, com uma altura de mais de 45 metros e deslocando mais de 41.000 toneladas impulsionado por 4 motores movidos a vapor forneceram 150.000 SHP, atingindo uma velocidade de 31 nós. Comportava cerca de 80 aeronaves entre caças aviões vigilância, de apoio e helicópteros. Ele foi lançado ao mar em 13 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra. Com isso a construção foi suspensa até o início da guerra na Coréia (junho de 1950), quando ele foi concluído às pressas e comissionado em 25 de setembro de 1950. Seguiu para o Mediterrâneo em 1951, em apoio aos esforços dos Aliados para prevenir a agressão soviética através da Europa Oriental. Um ano, em junho de 1952, entrou em combate a Coreia entre 1952 a 1953. Nos anos seguintes passou por modificações para passar a operar aviões a jato mais modernos. Em 1965 começa a lançar os primeiros jatos na guerra do Vietnã, entre eles estavam A-4 Skyhawks, F-8 Crusaders, A-7 Corsairs, A-1 Skyraiders e A-3 Skywarriors, com H-2 Helicópteros Seasprite voando em apoio. Em de outubro de 1966, um grande incêndio a bordo causou muitas mortes e destruição o que o obrigou o Oriskany a voltar ao EUA para reparos. Só retornando ao teatro de operações um ano depois. Cumprindo uma longa folha de serviços, com os sacrifícios de muitos homens. |
Tipo: Porta aviões Dimensões: 223 x 47 X 9,3 metros - Tonelagem: 41.000 toneladas Brooklyn, New York |
USS Oriskany após seu lançamento (1953) |
USS Oriskany durante a guerra da Coreia (1959) Sem catapultas de lançamento |
USS Oriskany durante a guerra do Vietnã (1969) Com catapultas de lançamento |
Afundamento |
Estrutura do navio no dia do afundamento |
|
|
||
|
||
Mergulho
- Profundidade: de 26 a 65
metros |
Orientação de profundidades junto a ilha do convés |
|||
|
|
|||
|
|
||||
|
||
shipwreck wreck duane |