USS Oriskany (CV 34)
Florida, Key West - afundamento 17.05.2006
26,5 milhas a sudeste de Pensacola
Latitude
30º 02.542 N / Longitude 87º 00.374' W

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O maior naufrágio artificial do planeta. Um dos dois porta aviões onde pode mergulhar, o outro é o Saratoga no atol de Bikini

 
Histórico
A construção do porta aviões Oriskany (CVA-34) da classe Essex foi iniciada no estaleiro New York Navy Yard, Brooklyn em New York no dia 1º de maio de 1944. Apresentava 223 metros de comprimento, com uma altura de mais de 45 metros e deslocando mais de 41.000 toneladas impulsionado por 4 motores movidos a vapor forneceram 150.000 SHP, atingindo uma velocidade de 31 nós.
Comportava cerca de 80 aeronaves entre caças aviões vigilância, de apoio e helicópteros.
Ele foi lançado ao mar em 13 de outubro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra
. Com isso a construção foi suspensa até o início da guerra na Coréia (junho de 1950), quando ele foi concluído às pressas e comissionado em 25 de setembro de 1950.
Seguiu para o Mediterrâneo em 1951, em apoio aos esforços dos Aliados para prevenir a agressão soviética através da Europa Oriental. Um ano, em junho de 1952, entrou em combate a Coreia entre 1952 a 1953. Nos anos seguintes passou por modificações para passar a operar aviões a jato mais modernos. Em 1965 começa a lançar os primeiros jatos na guerra do Vietnã, entre eles estavam A-4 Skyhawks, F-8 Crusaders, A-7 Corsairs, A-1 Skyraiders e A-3 Skywarriors, com H-2 Helicópteros Seasprite voando em apoio.
Em de outubro de 1966, um grande incêndio a bordo causou muitas mortes e destruição o que o obrigou o Oriskany a voltar ao EUA para reparos. Só retornando ao teatro de operações um ano depois. Cumprindo uma longa folha de serviços, com os sacrifícios de muitos homens.
 

Tipo: Porta aviões Dimensões: 223 x 47 X 9,3 metros -
Tonelagem: 41.000 toneladas
Brooklyn, New York
 

USS Oriskany após seu lançamento (1953)

USS Oriskany durante a guerra da Coreia (1959)
Sem catapultas de lançamento

USS Oriskany durante a guerra do Vietnã (1969)
Com catapultas de lançamento
   

Afundamento
E m 30 de setembro de 1976 o USS Oriskany foi desativado e enviado para preservação em Bremerton, Washington, até ser retirado deinitivamente dos registros da Marinha em 1989.
A Agência de Proteção Ambiental Americana após uma longa avaliação do impacto ambiental causado por um recife artificial tão grande, finalmente concordou com o afundamento do Oriskany em uma região ao largo de Pensacola, numa lâmina de água de 65 metros de profundidade.
A Marinha dos Estados Unidos ficou responsável pelo preparo e limpeza do casco. O trabalho de limpeza e preparo levou mais de três anos, com um custo de 20 milhões de dólares.
No dia 17 de maio de 2006 a marinha rebocou o porta aviões até seu destino final a aproximadamente 26,5 milhas a sudeste do porto de Pensacola e com a utilização de explosivos abriu o casco do navio, que levou cerca de 37 minutos para afundar.


Estrutura do navio no dia do afundamento

 


 

Mergulho - Profundidade: de 26 a 65 metros
O Oriskany intitulado "The Great Carrier Reef" é chamado carinhosamente de "The Mighty" (O poderoso). O navio fica apoiado a 65 metros de profundidade e é um mergulho profundo e às vezes desafiador, devido há possibilidade de ocorrem fortes correntes no local e a água que nem sempre é clara.
O topo da ilha ou torre está a 25 metros. As pontes de comando de navegação e voo estão entre 35 e 40 metros e o tão icônico convés de voo, de onde decolavam os aviões (pista) está a 43 metros.
Para atingir os elevadores que traziam os aviões do convés inferior para o convés de voo, é necessário atravessar a pista em frente a ilha, lembrando que a largura do Oriskany é de 47 metros, ou navegar pela borda de boreste em direção a popa por cerca de 100 metros. Nos dois casos a profundidade será em torno de 40 metros.
Por tudo isso o Oriskany é um mergulho para experientes e que de preferência dominem as técnicas do Mergulho Técnico.
O navio já está ricamente colonizado e são vistos desde peixes roco coralíneos como blennios, donzelas, peixes-anjo, garoupas, até peixes de passagem como tubarões-baleia, tubarões-tigre, tubarões-martelo, barracudas e raias manta.
As operadoras locais exigem uma série de pré-requisitos para o mergulho. Assim, é conveniente consultar a operadora escolhida para o mergulho até mesmo antes de desembarcar em Pensacola.


Orientação de profundidades junto a ilha do convés
 
As exigências para o mergulho (variam de acordo com a operadora)

Certificação de Especialidade Advanced ou Deep Diver;
Mínimo de 20 mergulhos;
2 mergulhos registrados no último ano abaixo de 25 m;

Para mergulhar com um guia Divemaster
Certificação Openwater ou superior;
Mínimo de 20 mergulhos registrados;
2 mergulhos registrados no ano passado ou mergulho de atualização;

Todos os mergulhadores devem portar dispositivo de sinalização visual e sonoro;
Todos os mergulhadores devem ter equipamento completo e bem conservado. Cilindros duplos estão disponíveis pelas operadoras, assim como Nitrox e Trimix;
Os computadores de mergulho são fortemente recomendados e até exigidos por alguns operadores.
 

 


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