SS City of Washington
Florida, Key Largo - afundamento 10.06.1917
Elbow reef - 450 metros do farol que marca os recifes
Latitude 25 08.789' N e Longitude 080 15.354' E

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Histórico
O navio City of Washington, foi uma barca mista típica do final do século XIX com dois mastros de vela, máquinas a vapor e casco de ferro, com um deslocamento de 2.600 toneladas. Lançada ao mar em 31 de agosto de 1877 em Chester, Pensilvânia pelo estaleiro John Roach & Sons para a companhia Alexandre & Sons.
Posteriormente adquirida pela New York & Cuba Mail Steamship Company, foi modernizado em 1889 e equipado com máquinas compostas de tripla expansão com uma potência de 2.750 cavalos de potência.
Operava com o objetivo de transportar as rotas comerciais de passageiros e carga de Nova York, para Cuba (Havana) e portos do Golfo do México, como Campeche (México) e Progreso (Panamá) para a Ward Line.

Durante a revolta em Cuba, em fevereiro de 1898, o USS Maine estava atracado no porto de Havana, para proteger os interesses americanos, quando explodiu. O City of Washington estava ancorado a seu lado, sofrendo alguns danos e auxiliando no resgate dos sobreviventes do navio da Marinha Americana. Este evento foi considerado como um dos gatilhos para o início da Guerra Hispano-Americana.
Durante a guerra, o City of Washington foi usada como navio de transporte de tropas para a invasão a Cuba. Em julho de 1899, as forças espanholas do mar estavam destruídas e as de terra em Santiago de Cuba se rendiam, encerrando-se o período de guerra.
O City of Washington retornou às viagens de carga e passageiros, até ser considerado antieconômico em 1908, quando foi encostado no porto do Brookling em Nova York.

 

Segundo Center for Underwater Science, universidade de Indiana

Dimensões: 2600 toneladas
Construção: agosto de 1877
Tipo: barca a vapor
Máquinas: duas máquinas de tripla expansão com 2.750 shp
duas caldeiras duplas com 90 libras de pressão
 

Três anos depois, ela foi comprado pela empresa Luckenbach Steamship Company de Nova York. Sua superestrutura e maquinário foram removidos e ele foi convertida em uma barcaça de estocagem e transporte de carvão - destino de muitos navios velhos, mas que ainda mantinham a integridade do casco. No Brasil, temos como exemplo desse procedimento o Pirapama.

O afundamento

Em julho de 1917 viajava de Norfolk na Virgínia para Havana em Cuba. O City of Washington era rebocado junto com a barcaça Seneca, pelo rebocador Luchenbach 4 da própria companhia. No dia 10, subitamente o rebocador a Seneca e o City of Washington encalharam no raso recife Elbow, ao largo de Key Largo.
Depois de muita luta no dia 15, o Luchenbach 4 e a Seneca foram reflutuados, mas a City of Washington partiu em dois e foi ao fundo sobre os recifes poucos minutos após o encalhe.
Hoje ele esta na área do Florida Keys National Marine Sanctuary e o local e regularmente visitado por mergulhadores.

 

City of Washington
Elbow reef - Key Largo
Dimensões: metros / 2600 toneladas
Construção: 1877
A
fundamento 10.06.1917


 

 

 

 

 

Mergulho - Profundidade: de 6 a 10 metros

O City of Washington está localizado a 500 metros do centro do recife Elbow, onde existe uma torre com farol automático. Existem duas boias de ancoragem sinalizando o naufrágio.
O navio está muito fragmentado sobre um fundo de areia e coral, mas ainda mantém a linha de sua quilha. A baixa profundidade de 6 metros na proa e 10 metros na popa, fazem dele um mergulho super relaxante.
Na proa, batida nos recifes, estão os dois escovéns e partes do guincho de proa, seguindo-se para o meio do navio estão diversas partes do cavername, já bem cobertos pelos corais da região.
No meio da embarcação está o apoio das máquinas e uma sequência de mancais que davam suporte ao eixo. Ainda resta um pouco do túnel do eixo, mas pouco sobrou do casco e cavername, provavelmente destruídos pelo mar devido à baixa profundidade.

 
Os escovéns da proa junto aos recifes
Pouco cavername sobrou
As estruturas estão colonizadas pela fauna do recife
     
A maioria das peças nobres foi removida, mas encontramos duas pás de hélice armado, apesar dos operadores do local afirmarem que o hélice não existia. Podiam ser pás do hélice original ou pás reservas.
Curtir naufrágios muitas vezes depende de ter um olho treinado para enxergar, você pode mergulhar centenas de vezes em um ponto, mas se não souber o que procurar, provavelmente não achará. Por isso, o treinamento na identificação de naufrágios é tão importante.
O navio apresenta-se muito colonizado pela fauna recifal e não faltarão boas oportunidades para fotos de peixes como: pargo, ciobas, xaréus, peixe-papagaio, barracudas, moréias, vários corais e grandes gorgônias.
 
Tunel do eixo seguindo em direção a popa
Diversos mancais de apoio ao eixo
Uma das pás do hélice armado
 
O hélice armado não era um equipamento original do navio, pois sua adoção nos meios nauticos ocorre apenas no final do século XIX (1889),
mas ele pode ter sido instalado no navio no processo de modernização
 


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