|
Histórico |
Foi construído
por Ardrossan Drydock & Shipbuilding Co., de Greenock, na foz do rio
Clyde, em 1929. Esta série de navios ficou conhecida como Baron
Line, pois todos os navios tinham nomes de barões. Era um pequeno
cargueiro do tipo então clássico, denominado "three
island", Construído na Alemanha, com o nome Amer Bonalfan, foi repassado a Inglaterra como parte do pagamento pelas perdas de navios da Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. |
Durante a 2ª
Guerra Mundial, o Barão de Dechmont, procedente de Barry e Milford
Haven e com destino a Recife; navegava fora de comboios, quando foi torpedeado
na posição 03º 11' S e 38º 41' W por um submarino
alemão, provavelmente o U-507,
que posteriormente foi afundado pela aviação de patrulha.
|
|
Shipwreck WRECK WRAK EPAVE PECIO
|
O
Barão de Dechmont
|
Guindaste
de proa
|
Guincho
dos páus-de-carga
|
Canhão
de popa
|
|
|
|
Descrição |
O
navio está apoiado de quilha no fundo. A estrutura encontra-se
rompida a meia nau e pouco antes da estrutura da proa, que está
adernada para bombordo. A Popa é a seção mais inteira do navio, mas o hélice foi removido. Pendurado na murada a estibordo da popa está o canhão e logo a sua frente encontra-se o volante do leme, cabeços de amarração e um guincho. Segue-se o 2º porão de popa, bastante assoreado, a frente da estiva outro guincho e a base do mastro de carga. A frente da base do mastro está o 1º porão de popa, dentro dele pode ser identificado o túnel do eixo. O compartimento de máquinas está completamente vazio, sem sinais das máquinas a vapor. Não se sabe se as máquinas foram removidas ou perdidas durante o naufrágio. Neste ponto, o casco está bastante quebrado, o que poderia indicar ser a área de impacto do torpedo. Seguindo-se em direção à proa existem duas grandes caldeiras ainda fechadas. No 2º porão de proa existe uma passagem junto ao casco de bombordo até a proa. A boreste, também existe uma passagem com penetração de cerca de 10 metros. A partir do início do 1º porão de proa o casco está totalmente destruído e separado da proa. Na proa existe uma estrutura articulada no casco, em forma de V, que parece ser um pau-de-carga de configuração pouco usual. |
Normalmente
grandes meros frequentam o naufrágio
|
Todos
os passadores de cabos possuiam grades
|
O
volante do leme com engrenagens do sistema a vapor
|
O
Baron Dechmont é um belo naufrágio, mas devido a sua estrutura
e ao local do naufrágio, exige treinamento avançado e de
naufrágio para que possa ser feito de maneira tranquila e segura.
Procure treinamento de boa qualidade para que possa desfrutar da melhor forma deste naufrágio. |
|
shipwreck wreck |