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CAROLINA DO NORTE
Na Costa Leste americana destaca-se o estado da Carolina do Norte. Banhado
pela corrente do Golfo, em boa parte do ano, apresenta águas claras
e quentes, a despeito da latitude em que se encontra.
Está região, além de águas agitadas, era o último
ponto de terra (Cap Hatteras) dos navios que iam para a Europa, e
por isso foi uma região de ataque das famosas matilhas de submarinos
alemães na 2ª grande
guerra. Existem centenas de navios no fundo, entre eles dois brasileiros
o Buarque e o Sulóide.
Destaques:
- U-352
(09.05.1942 - submarino alemão - 35 metros), um U-boat.
- Papouse
(18.03.1942 - navio tanque americano - 40 metros), o maior conjunto
de destroços.
- U.S.S.
Tarpon (26.08.1957 - submarino americano - 40 metros), com
a presença de tubarões mangona.
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2
- GRANDES LAGOS
Compreendendo uma área bastante grande entre os Estados Unidos
e o Canada, os lagos Ontario, Erie, Huron, Michigan e Superior são
considerados um mar interior. Serviram de rota de transporte entre muitos
estados americanos e entre os estados Unidos e o Canadá.
Graças a seu tamanho e apesar de serem lagos, suas gélidas
águas podem ser surpreendentemente agitadas e já vitimaram
milhares de embarcações. A água fria e doce mantem
a maioria desses naufrágios em ótimo estado de conservação
o que faz da região um local ideal para que deseja conhecer embarcações
antigas.
Destaque:
- L. Huron
- Dunderberg (13.08.1868 - Escuna de três mastros -
45 metros), em bom estado de conservação.
- L. Superior
- America (07.06.1928 - Navio de passageiros - 24 metros),
também muito bem conservado.
- St. Lawrence
River - Empress of Ireland (29.05.1914 - Paquete Inglês
- 25 metros), uma grande tragédia naval.
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3 - SCAPA FLOW
Famoso porto da região norte do Reino Unido nas Ilhas Orcadas,
essea baía ficou famosa por encerrar boa parte da frota alemã
confiscada na 1ª Grande
Guerra, além do ataque surpresa de submarinos alemães
e mergulhadores de combate italianos que colocaram no fundo, importantes
navios ingleses.
Embora as condições não sejam das mais favoráveis,
a importância dos naufrágios a torna um grande objetivo para
os mergulhadores.
Destaques:
- Dresden
( 21.06.1919 - Fragata alemã - 36 metros), em bom estado
de conservação.
- Kronprinz
Wilhelm ( 21.06.1919 - Cruzados alemão - 38 metros),
de importância histórica.
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4
- MAR VERMELHO
Ligando a Europa a África, países árabes e ao oceano
Índico, foi importante rota de comércio e hoje é
um dos mais movimentados destinos de turismo de mergulho. O Mar Vermelho
agrega muitas vantagens, como águas claras e quentes, e fauna exuberante.
O número de naufrágios é muito grande, embora na
maioria das viagens percebemos que alguns dos mais importantes naufrágios
são deixados de lado.
Destaques:
- Thistlegorm
(06.10.1940 - Cargueiro inglês - 31 metros), tem o visual
da carga e seres marinhos.
- Úmbria
(10.06.1940 - Cargueiro Italiano - 38 metros), muita vida
marinha.
- Carnatic
(14.09.1869 - Patacho Inglês - 27 metros), belo cenário
marinho.
- Cedar
Pride (1986 - Cargueiro Libanês - 27 metros), outro
bonito cenário marinho.
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5 - FLÓRIDA
Uma das viagens de naufrágio mais fáceis de serem feitas,
a região do sul da Flórida,
compreende de Miame a Key West,
só na Costa Atlântica. De carro, enquanto o mergulhador percorre
uma estrada que pula de ilha em ilha, irá encontrar uma infinidade
de atrações e em cada uma das famosas keys, existirá
um naufrágio de grande relevância, com águas claras
e quentes.
Destaques:
- Duane
(27.11.1987 - Cutter americano - 37 metros), abriga muita
fauna e tem bom estado de conservação.
- USS Spiegel
Grove (17.05.2002 - LSD Americano - 40 metros), grande e em
bom estado.
- Hydro
Atlantic (07.12.1987 - Cargueiro Americano - 52 metros), bom
para mergulho técnico.
- Pensacola
Oriskany ( 15.05.2006 - Porta aviões americano - 45
metros o convés de vôo a 62 no fundo) é um
porta-aviões, não é suficiente?
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6
- TRUCK LAGON
Esse atol de coral no meio do Pacífico (república da Micronésia)
era uma das mais importantes bases navais japonesas durante a 2º
guerra mundial e ponto chave para a invasão do sudeste asiático,
inclusive a ilha de Bornéu.
Quanto uma grande frota de invasão, com toda a sorte de suprimentos,
se preparava para a operação naval, a marinha americana
desfechou um duro golpe no processo expansionista japonês e, em
levas consecutivas de bombardeiros destruiu toda a ilha, colocando no
fundo mais de 60 navios, que pouco foram mexidos depois do conflito. Um
verdadeiro museu no fundo do mar.
Destaques:
- Fujikaua
Maru (17.02.1944 - Cargueiro japonês - 33 metros) Carga
do navio.
- Rio de
Janeiro Maru (17.02.1944 - Cargueiro japonês - 33 metros)
carga do navio.
- Nippo
Maru (17.02.1944 - Cargueiro japonês - 39 metros) Carga
do navio.
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