Destino: naufrágio | ||
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Revista
Mergulho, Ano XIII - Nº 149 - dezembro/2008 |
Texto:
Maurício Carvalho |
O filme Bezerra de Menezes, o diário de um espírito conta
a trajetória de uma importante personalidade política e do espiritismo brasileiro. Divulga ainda mais um nome que mergulhadores já conhecem há tempos, pois batiza um dos mais freqüentados e completos naufrágios do litoral de Angra dos Reis. |
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O
naufrágio do Bezerra de Menezes passou longo tempo com sua história
nebulosa, pois não existiam fontes primárias de informação
sobre seu acidente. Assim como vários outros naufrágios, sua data
de afundamento foi registrada de forma equivocada (1860) em documentos da Marinha. | Caldeiras, condensador e turco |
paciente de pesquisa. Finalmente, o Ivo encontrou a notícia do afundamento
em fevereiro de 1891. Era o fim de mais um mistério sobre os naufrágios
do Brasil. |
O vapor da Cia Estrada de Ferro |
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Macaé e Campos saiu do porto do Rio de Janeiro no final de janeiro de 1891
para sua primeira viagem até Parati, ecom escalas em Angra
dos Reis e Mangaratiba. O
capitão Fonseca não conhecia os obstáculos dessa nova rota,
ainda assim decidiu partir de Angra dos Reis no meio da noite. A uma milha do
porto, chocou-se violentamente com a laje Alagada. Esta laje que quase não
aflora a superfície, só passou a contar com uma bóia luminosa
no início de 2008. Após o choque, que abriu um grande rombo na proa, o navio permaneceu |
encalhado e todos os 37 passageiros e os 24 tripulantes foram passados aos botes salva vidas e posteriormente levados a Sepetiba pelo vapor Daunfleu |
O NAUFRÁGIO |
Os
destroços indicam que muitas partes do vapor; como máquinas e mastros,
foram retiradas após o naufrágio. O que restou encontram-se alinhados
com a laje, ainda na rota de choque. Na proa, a seis metros de profundidade, podem
ser localizados os escovéns,
guincho, turcos, segmentos de correntes e um cabeço de amarração.
Ali também se encontra uma placa de identificação colocada
pela SANPESUB, (Sociedade Angrense de Pesquisas Subaquáticas),
um dos primeiros grupos a pesquisar os destroços. |
Guincho de proa |
Seguindo
para o fundo, o casco limita os dois lados dos destroços. A meia-nau existem
duas caldeiras, parcialmente enterradas, com partes do trocador de calor, duas
câmaras de condensação do vapor e parte das máquinas
e eixo. Na popa, a 12 metros, é possível ver a o leme, seu arco e o corpo do hélice, ainda com os parafusos que fixavam as pás do hélice, expostos. Devido à proximidade do porto de Angra dos Reis e do fundo da Baía da Ilha Grande, o local costuma ter águas claras somente até as caldeiras e, abaixo delas, a visibilidade costuma ser menor que 2 metros. Assim mesmo é um grande mergulho, o mar é muito calmo e a biodiversidade impressiona. Aproveite e vá conhecer uma das personalidades mais marcantes entre os naufrágios do Brasil. |
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Veja mias informações em: Naufrágio do Bezerra de Meneses Especial Bezerra de Menezes, Fim do Mistério - Ivo Brasil |
Curso de Mergulho em Naufrágios | |
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Maurício Carvalho é biólogo, instrutor especialista em naufrágios, autor do SINAU (Sistema de Identificação de Naufrágios) e responsável pelo site Naufrágios do Brasil. | |