Facas Z-Knife e Pacific - FunDive
 
Descrição dos equipamentos analisados
 
Corta cabo tipo Z-Knife
Fabricante: Italiano
Distribuidor: Fun Dive
Características:
Material: Lâmina- Aço inox. Cabo - Plástico injetado.

Bainha: Plástico injetado.
Funções: ( 2 ) Corta cabo e faca.
Comprimento total: 12 cm. - Comprimento da lâmina: 5 cm.

 
O equipamento fornecido pela Fun Dive, não apresenta a estrutura clássica, ao invés disso, investe em um modelo híbrido entre uma pequena faca e um corta cabo eficiente.
A lâmina forma um ângulo agudo (corta cabo) e retorna em direção ao cabo, como se fosse uma pequena faca.
Comparando com a Z-Knife tradicional, presente no

mercado a muitos anos, ela têm lâmina e um engate para os dedos maior, o que além de permitir uma área de corte, funcionando como uma pequena faca, permite uma empunhadura mais firme.
As bainhas das
tradicionais Z-Knifes são de tecido, enquanto o modelo testado possui bainha em plástico injetado rígido.

 

 
Faca-Tesoura Pacific: Pacific
Fabricante: Italiano
Distribuidor:
Fun Dive

Características:
Material: Lâmina - Aço Inox; Cabo - Borracha.

Bainha: Plástico injetado.
Funções: ( 6 ) Faca, Tesoura,Corta cabo, Corta arame, Serra e Lima.
Comprimento total: 26 cm. - Comprimento da lâmina: 11 cm.
 

A faca-tesoura é formada por duas partes metálicas articuladas por um eixo-parafuso com porca auto-blocante.
A lâmina principal (inferior), possui um gume em cunha, afiado como uma faca tradicional e termina em ponta afilada, tipo punhal. No gume superior - que formará a lâmina inferior da tesoura - , existe uma lima e um corta arame.



Faca

Tesoura

Destravado

Travado
Na lâmina secundária (superior) está a face superior da tesoura, e no lado oposto uma pequena lâmina serrilhada e um corta cabo tradicional.
A empunhadura dupla, para formar os dois apoios da tesoura é revestida por borracha e muito confortável, no meio da qual está a mola de abertura da tesoura. No final da empunhadura um retentor mantêm a tesoura e o cabo fechados.
A bainha é muito eficiente, feita de plástico resistente com uma das melhores travas de segurança do mercado. A bainha tem opções de fixação na perda, através de correias e no cinto através de um engate.

 


Os testes de ambos os produtos foram realizados por comparação
com o desempenho de Z-knifes e facas tradicionais do mercado.
 


Teste 1 - Corte de cabos
O teste constituiu-se de dois ensaios em 3 cabos de polipropileno de 2,5 mm, 6 mm. e 10 mm.
Primeiro ensaio: foi aplicada pressão com a lâmina sobre o filamento até a ruptura do fio;
medindo-se a deformação em relação a posição original do fio.
Segundo ensaio: com pressão moderada a lâmina foi passada sobre o filamento verificando-se
a proporção da lâmina que era necessária para a ruptura do cabo.

 
Z-Knife
Função faca
Função tesoura
 
 
O corte foi fácil e seguro, superior a facas
e Z-Knifes tradicionais do mercado.
30% da lâmina foi necessária ao corte.
Como faca a Pacific apresentou um fio resistente, mas de eficiência moderada.
60% da lâmina foi necessária ao corte.
Como tesoura, a Pacific surprendeu
pela eficiência de corte.
40% da lâmina foi necessária ao corte.
 

 
Teste 2 - Corte de rede
O teste constituiu-se em ensaios em que era cortada uma rede com monofilamento de 2 mm. de espessura.
A rede utilizada já encontrava-se presa ao naufrágio de forma a simular uma situação real.
Ensaio: Foi medido o tempo necessário para cortar um segmento de rede de cerca de um metro fixado aos destroços.
 
Z-Knife
Função faca
Função tesoura
 
O corte foi fácil e seguro, superior a facas
e Z-Knifes tradicionais do mercado.
Como faca a Pacific apresentou um fio resistente, mas de eficiência moderada.
Como tesoura, a Pacific surprendeu
pela eficiência de corte.
 

 
Para cada um dos testes realizados, podiam ser atribuídos os conceitos:
fraco / regular / bom e ótimo
Testes da Z-Knife
Desempenho

I. Corte: Nos dois testes realizados o equipamento se mostrou altamente eficiente, superando facilmente a Z-knife tradicional. Ele foi capaz de cortar os três cabos utilizados, enquanto seu concorrente não conseguiu êxito em cabos com mais de 2,5 mm.

Ótimo
II. Resistência: Considerando o tipo de equipamento, a resistência está acima de qualquer crítica, visto que foi capaz de cortar mesmo cabos de 10 mm. Durante todo o período de testes, não houve quebras na lâmina ou marcas de uso na empunhadura.

Ótimo
III. Empunhadura: O ideal seriam o apoio de três dedos, porém, isso já provocaria o aumento do equipamento que têm como vantagem o tamanho reduzido. A pega é boa e firme não comprometendo o desempenho.

Ótimo
IV. Bainha: Talvez este seja o ponto fraco do equipamento, pois o dente que deveria segurar a Z-knife na bainha não surte o efeito esperado. A faca solta-se facilmente da bainha, tendo sido necessário uma adaptação durante os testes. (*verificar conclusão dos testes).

Fraco

V. Proteção contra ferrugem: Após 2 meses sem lubrificação e com uso regular em todos os finais de semana (mais de 16 mergulhos), não apresentou nenhum sinal de oxidação.

Ótimo

 
Testes da Pacific
Desempenho
I. Corte: Na Pacific os testes foram divididos em diversos ensaios para verificar a eficiência nas diversas funções as quais o equipamento se destina.

Corte de Cabo na lâmina: O desempenho da lâmina da faca é equiparável a outros modelos do mercado, porém acreditamos que o fio poderia se melhor. Um bom afiador poderá melhorar o desempenho neste ítem.

Bom
Corte de Cabo na tesoura: Embora no início do teste estivesse discrente da eficiência deste tipo de equipamento, fiquei surpreso com a eficiência da tesoura para cortar os cabos, principalmente nos cabos com mais de 6 mm. onde o desempenho superou facilmente o das facas tradicionais.
Ótimo
Corte de Rede na lâmina: Embora o corte tenha sido facilmente realizado, o manuseio da faca no meio da rede deixa a desejar em qualquer modelo, pois são necessários vários movimentos o que invariavelmente promovem o enrosco da faca nos filamentos.
Bom
Corte de Cabo na Tesoura: A facilidade no manuseio da tesoura nos filamentos da rede, tornam essa ferramenta a mais eficiente para livrar-se desses enroscos. A tesoura rompe diversos filamentos simultaneamente e agiliza tremendamente o corte.
Ótimo
Serra: Bastante eficiente no corte de objetos de dureza maior, como pequenos pedaços de plástico e madeira. É um acessório que pode auxiliar o mergulhador em situações dentro e fora d'água.
Ótimo

Lima: Embora possa passar quase despercebido esse pequno acessório da faca, ele pode ser a grande estrela para um mergulhador de naufrágio; já que um mergulhador poderia ficar preso por pequenos cabos de aço, arames e outros metais, o que tornaria a faca inútil.
Resolvemos assim testar a tesoura e a lima separadamente, cortando um cabo de aço de 1,5 mm. A tesoura cortou alguns dos filamentos mas alguns permaneceram íntegros, já a lima fez o serviço em pouco mais de 1 minuto. Uma grande vantagem para o mergulhador de naufrágio.

Ótimo
Corte de arame: Foi eficiênte para corte de arames até 3 mm, a partir dessa espessura a limitação foi a força aplicada. O resultado foi comparado e aproximou-se de um alicate comum.
Ótimo
Corte de monofilamento: O corta cabo mostrou-se tão eficiente quanto outros modelos do mercado, inclusive comparável aos resultados da Z-Knife testada.
Ótimo

II. Resistência: A resistência da lâmina da faca e da tesoura, foram testadas contra objetos mais rígidos (Plástico e Madeira de 5 mm.) do que o equipamento se propõe. A lima e a serra foram testadas em arames de ferro e madeira macia em todos os casos os rendimento foi surpreendentemente bom.
A lâmina também foi testada na forma de alavanca. Deslocando facilmente cerca de 30 Kg. (peso máximo testado).


Ótimo
III.Empunhadura: A empunhadura é confortável e parece ser muito resistente. A presilha que mantém a empunhadura fechada (mola), parece ser um pouco fraca e de perda fácil, porém o Kit de acessórios que acompanha a faca já trás uma presilha extra.

Ótimo
IV. Bainha: é o ponto forte do equipamento, prática, resistente e com uma trava realmete eficiente, o que convenhamos é muito útil, já que facas são um dos ítens mais perdidos pelos mergulhadores.

Ótimo

V.Proteção contra ferrugem: Após 2 meses sem lubrificação e com uso regular em todos os finais de semana (mais de 16 mergulhos), não apresentou nenhum sinal de oxidação.

Bom
 

 
Conclusão sobre a Z-Knife

Particularmnente nunca gostei de Z-Knife, pois as achava pouco úteis em ambientes de naufrágio; porém depois do teste realizado neste modelo com certeza acrecentarei uma a meu equipamento padrão.
A Z-Knife da Fun Dive apresenta apenas um pequeno problema, sua bainha. Porém a qualidade do equipamento como ítem de segurança, supera muito está falha e merece o investimento de uma adaptação.

Uma pequeno velcro fixado, por cola de contato, a bainha e uma fita de velcro passada na Z-Knife resolveu perfeitamente o problema.
Outra possibilidade, é utilizar a bainha de um Z-Knife tradicional que você já tenha, pois ela não tem mesmo

 

Uma tira de velcro fixando a Z-Knife
e a sua bainha ou uma outra bainha
tornam o equipamento mais eficiente
 

Corosão das Z-Knife tradicionais
 nenhuma aplicação para os mergulhadores de naufrágio e colocar nela o Z-Knife da Fun Dive muito mais eficiente e que não apresenta os problemas de corosão das Z-Knife tradicionais.
Mergulhadores de Naufrágio devem contar com dois meios de corte, devido a possibilidade de se deparar com monofilamentos de pesca e redes.
Para essa função a Z-Knife da Fun Dive é muito eficiente e deve ser um acessório acrescido ao equipamento padrão do mergulhador de naufrágio, mergulhador de caverna ou outros mergulhadores que não se sentem confortáveis com o uso de faca.
As Z-Knifes também são uma boa alternativa para mergulhos em locais como Fernando de Noronha e Abrolhos onde o uso de facas tradicionais não é premitido.
 

 

Conclusão sobre a Pacific

Em um primeiro momento exitei um pouco em testar a faca-tesoura Pacific; por não ser um equipamento clássico, temia que o resultado não fosse satisfatório. No entanto a Pacific superou e muito minhas expectaticvas como ferramenta para um mergulhador.

Sua construção é sólida e parece muito resistente aos elementos.
Seu manuseio foi simples e igual ou mais eficiente do que o de uma faca tradicional dependendo da utilização. A grande maioria das funções prometidas para o equipamento foi cumprida apropriadamente.

 


Principamente o corte de grandes quantidades de monofilamentos de nylon como nas redes e a capacidade de cortar metais faz do equipamento um grande auxílio a qualquer atividade de campo, seja um mergulho, embarcado ou mesmo em um acampamento.

Durante o corte da rede a Pacific permite
o melhor manuseio na função de tesoura
 
 

Teste do corta arame

Corte de cabo de aço

Corte de madeira com a serra
 

 
Onde encontrar:
Lojas de mergulho de sua cidade.
Fábrica Fun Dive:
www.fundive.com.br
Distribuidor Fun Dive:
www.fundive.com.br
 

Veja também a Análises de outros equipamentos:

SUBIR