Roupa de Neoprene
SEAC SUB

Descrição do equipamento analisado:

Modelo: Roupa de Neoprene Sea Club + Vest Club
Fabricante: Seac Sub - Italiana
Distribuidor: Ocean Sports


Características:
Material: neoprene de alta densidade (5 mm.). Recomendada para temperaturas de 15ºC a 25ºC.

Revestimento: O exterior é revestido por Lycra e o interior da roupa é revestido por plush.
N
a região do tórax, costas, punhos e tornozelos recebe revestimento em "Fire Dry",
Nas extremidades existem "flaps" que evitam a circulação de água
pelas extremidades.

Cores: preta, azul e cinza prata.
Zipper: impermeável
"G-LOCK".
Costuras: Interlock
Modelagem: tem corte anatômico e pré-formado.
Montada em 2 peças (monopeça de pernas e mangas longas com zipper dorsal) + (Monopeça pernas e mangas curtas e capuz acoplado), com ajuste para serem utilizadas sobrepostas.
Tamanhos: P, M, L, XL.


Flaps nas extremidades

 

 

Versatilidade como ponto forte

Escolher uma roupa de mergulho para utilizar na região onde se mora é razoavelmente fácil. Mas como escolher uma roupa de neoprene para suprir as necessidades de viagens para pontos de mergulho tão diversos.
Por exemplo, para o sudeste e nordeste do Brasil.
Vejamos a situação típica de Angra dos Reis, RJ., onde ao longo do ano encontramos águas extremamente frias e águas mornas; sem que a época do ano possa necessariamentte servir de indicativo de que roupa levar. O que fazer levar duas roupas diferentes.
Se a viagem for de avião, mais um problema a contribuir com o já freqüente excesso de bagagem.

Mesmo na região de Abrolhos, BA. já fiz viagens onde, pela temperatura, o uso de roupa era totalmente dispensável, enquanto em outras ocasiões, no segundo ou terceiro mergulho do dia já estava sentindo frio.


Roupa macia e confortável
Para essa condição, se não desejamos levar mais de um tipo de roupa, a melhor opção parece ser uma roupa como a Sea Club + Vest Club da SEAC SUB. Agregando-se dois modelos de roupa em uma só o mergulhador terá a sua disposição pelo menos três opções de proteção térmica.
- Monopeça de pernas e mangas curtas com ou sem o capuz - águas até 25ºC *
-
Monopeça de pernas e mangas longas
- águas de 25ºC até 20ºC. *
- A composição das duas peças - águas inferiores a 20ºC.
*

* Valores gerais - considerar variações pessoais de sensibilidade.
 

Monopeça curta
(águas tropicais).


Monopeça longa
(águas temperadas).


Composição das duas monopeças
(águas frias).
 

Revestimento de Fire Dry, sobre
o peito, costas, punos e tornozelos.

Além disso, a roupa se presta muito bem a condições de dois ao mais mergulhos por dia, já que possui elementos que aceleram a secagem da roupa no intervalo de superfície, o que sem dúvida nenhuma aumenta o conforto do mergulhador nos mergulhos sucessivos.

 

 

 

 

 

Para cada um dos testes realizados, podiam ser atribuídos os conceitos:
ruim / fraco / regular / bom e ótimo
 
Testes
Desempenho

I. Ajuste e Conforto: A roupa tem um ótimo corte e se adapta extremamente bem, tanto nas pernas quanto na parte superior do tronco. O neoprene muito macio torna a roupa muito aderente ao corpo.
As costuras não são sentidas e joelhos e cotovelos permanecem muito flexíveis.
O selante do pescoço é confortável e se ajusta muito bem, mantendo a perfeita circulação para a cabeça e o movimento do pescoço muito fácil.
Mesmo os movimentos de elevação dos braços são fáceis o que torna a colocação do equipamento pouco cansativa.

Ótimo
II. Resistência: Durante os testes a roupa foi utilizada em um living aboard durante uma semana, com mais de 14 mergulhos em naufrágios. A roupa foi exposta ao sol e abrasão, não mostrando nenhum sinal de desgaste, ruptura dos selantes ou aumento da resistência dos movimentos do zíper.Ótimo
III. Praticidade: Embora a monopeça longa possua zíper nas costas, vestir e retirar é muito simples. A possibilidade de combinação entre as duas peças é a combinação perfeita para quem deseja uma roupa com versatilidade para mergulhos em condições diferentes. Nos mergulhos rasos é utilizada apenas uma peça longa. Enquanto nos mergulhos mais profundos, no terceiro mergulho do dia (tipicamente o noturno) ou em águas mais frias, podemos contar com a segunda peça aumentando a proteção do tórax e cabeça.Ótimo
IV. Proteção térmica: O ajuste e neoprene produzem um ótimo isolamento. O novo revestimento Fire Dry, realmente se mostrou efetivo, secando a roupa mais rápido do que o plush tradicional, o que sem dúvida confere maior conforto no segundo e terceiro mergulho do dia, quando o corpo já perdeu muito calor.Ótimo

V. Manuseio: Talvez o único ponto de crítica da roupa seja o zíper da monopeça longa nas costas. Como todas as roupas deste modelo, o fechamento requer um pouco mais de cuidado e em diversas ocasiões obriga ao auxílio de um companheiro para o fechamento mais correto, caso contrário a banda de neoprene interna pode ficar dobrada e incomodar um pouco.
A
s tentativas de fechar sozinho o zíper tiveram sucesso, mas a ajuda do dupla, facilita bastante as coisas. Por outro lado a banda de neoprene do zíper acaba funcionando como um Spine pad, evitando a circulação de água sobre a coluna.

Bom
 
Conclusão:
A roupa de Neoprene Sea Club + Vest Club da Seac Sub é uma ótima opção para qualquer mergulhador e principalmente aqueles que freqüentemente viajam para mergulhar, pois fornecerá bom isolamento nos principais pontos de mergulho e a versatilidade de mergulhar com a roupa certa para uma gama maior de temperaturas que poderão ser encontradas.
Acima de tudo, a roupa é um produto SEAC SUB, de primeira qualidade considerando material de confecção, corte, acabamentos e aparência.
 
Onde encontrar:
Lojas de mergulho de sua cidade.
Fábrica Seac Sub: http://www.seacsub.com
Distribuidor Ocean Sports: http://www.oceansports.com.br/mergulho/
 

Veja também a Análises de outros equipamentos:
 

SUBIR