Carretilhas
 
Descrição do equipamento analisado:
 
Equipamento: Carretilha
Produtor: INCAR
 
Características Técnicas dos 3 modelos disponíveis:
 
Carretilha Básica
 
 
Material: Nylon e aço inox Empunhadora: Superior

Dimensões máximas:
Diâmetro 9 cm.
Largura 9 cm.
Altura (c/empunhadura) 12 cm.

Comprimento de cabo:
1,5 mm. - 55 metros
2,5 mm. - 48 metros.

Trava: Frontal / Nylon

Mosquetão: deslizante médio
 
 
Carretilha de Exploração
 
 

Material: Nylon e aço inox

Empunhadora: Superior
Dimensões máximas:
Diâmetro 12 cm.
Largura 9cm.
Altura (c/empunhadura) 15 cm.
Comprimento de cabo:
1,5 mm. - 90 metros
2,5 mm. - 80 metros.
Trava: Lateral / Nylon Mosquetão: deslizante médio  
   
 
Carretilha Spool (carretel)
 
 
Material: Nylon Empunhadora: Ausente
Dimensões máximas:
Diâmetro 8 cm.
Largura 4,5 cm.
Comprimento de cabo:
1,5 mm. - 30 metros
Trava: Ausente Mosquetão: duplo deslizante pequeno.
  
 
Para cada um dos testes realizados, podiam ser atribuídos os conceitos:
ruim / fraco / regular / bom e ótimo
 
Testes
Desempenho
I. Manuseio: Foi testada a facilidade de manusear a carretilha, em relação ao tamanho e posição da empunhadura. Em todos os modelos o manuseio é fácil, mesmo com o uso de luva. A altura da empunhadura é confortável, sem tornar o equipamento muito volumoso. As alavancas de rebobinagem, a trava e o mosquetão, são bem posicionados e com o tamanho mínimo possível, evitando enroscosÓtimo
II. Soltura e recolhimento do cabo: O desenrolarar da carretilha é suave e constante. No momento de recolher o cabo a alavanca de rebobinamento funciona muito bem com suavidade e firmeza. O guia de cabo funciona bem, distribuindo bem o cabo. (Básica) Bom
(Exploração) Ótimo
III. Possibilidade de embolar o cabo no eixo: Com certeza uma das grandes vantagens desse modelo de carretilha é o fato de não existir espaço entre o carretel e a armação de inox. Assim não existe possibilidade do cabo enrolar em volta do eixo, inutilizando a carretilha, como é comum em outros modelos.Ótimo
IV. Funcionamento da trava: A trava é toda em nylon e precisa ser apertada com cuidado, para evitar-se o desgaste da rosca. Existe travas extras para reposição. Um dos maiores problemas das carretilhas que é a perda da trava, é minimizado nos dois modelos. No modelo Básico a trava é colocada na espessura da carretilha, com isso seu comprimento é longo e evita-se, na soltura, a perda da peça. No modelo de exploração, a trava é localizada na lateral, bloqueando a carretilha em orifícios em torno do eixo. Ótimo
V. Cabo: O cabo de 1,5 mm. De polipropileno é um pouco fraco para o manuseio em naufrágios, porém ele pode ser substituído pelo de 2,5 mm, sem grande perda de comprimento ou pelo de Kevler, caso se deseja gastar um pouco a mais. Bom
VI. Durabilidade: O segundo ponto forte do equipamento é a durabilidade, como o corpo é feito em nylon, a carretilha não se quebra ao cair no chão ou sob impacto de outros equipamentos pesados como acontece com modelos de corpo acrílico ou mesmo metálico. Ótimo
  
  
Observações:

Uma das poucas desvantagens desse equipamento esta também no material usado, o nylon absorve água e, apesar de nos modelos testados o problema não ter ocorrido, alguns usuários reclamaram da carretilha travar após o uso. A recomendação do fabricante é secar o equipamento, logo após o uso. Evitando principalmente que o cabo permaneça molhado no carretel.
Segundo o fabricante, algumas mudanças estão endo introduzidas no projeto para que esse problema não mais ocorra.

 
  
Conclusão:
A carretilha da INCAR, possui o desempenho tão eficiente quanto algumas das melhores carretilhas do mercado. Principalmente em relação a resistência, manuseio e enrosco no eixo apresentou vantagens sobre outras marcas testadas.  
  
Onde encontrar:
Lojas de mergulho
Ar comprime (João Tavares) - (021) 9611-9050
 

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