Descrição do equipamento analisado: |
Equipamento:
Carretilha Produtor: INCAR |
Características Técnicas dos 3 modelos disponíveis: |
Carretilha
Básica |
Material: Nylon e aço inox | Empunhadora: Superior | ||
Dimensões máximas: |
Comprimento de cabo: 1,5 mm. - 55 metros 2,5 mm. - 48 metros. | ||
Trava: Frontal / Nylon | Mosquetão: deslizante médio | ||
| |||
Carretilha
de Exploração |
Material: Nylon e aço inox | Empunhadora: Superior | |
Dimensões máximas: Diâmetro 12 cm. Largura 9cm. Altura (c/empunhadura) 15 cm. |
Comprimento de cabo: 1,5 mm. - 90 metros 2,5 mm. - 80 metros. |
Trava: Lateral / Nylon | Mosquetão: deslizante médio |
Carretilha Spool (carretel) |
Material: Nylon | Empunhadora: Ausente | |
Dimensões máximas: Diâmetro 8 cm. Largura 4,5 cm. |
Comprimento de cabo: 1,5 mm. - 30 metros | |
Trava: Ausente | Mosquetão: duplo deslizante pequeno. |
Para cada
um dos testes realizados, podiam ser atribuídos os conceitos: ruim / fraco / regular / bom e ótimo |
Testes |
Desempenho
|
I. Manuseio: Foi testada a facilidade de manusear a carretilha, em relação ao tamanho e posição da empunhadura. Em todos os modelos o manuseio é fácil, mesmo com o uso de luva. A altura da empunhadura é confortável, sem tornar o equipamento muito volumoso. As alavancas de rebobinagem, a trava e o mosquetão, são bem posicionados e com o tamanho mínimo possível, evitando enroscos | Ótimo |
II. Soltura e recolhimento do cabo: O desenrolarar da carretilha é suave e constante. No momento de recolher o cabo a alavanca de rebobinamento funciona muito bem com suavidade e firmeza. O guia de cabo funciona bem, distribuindo bem o cabo. | (Básica)
Bom (Exploração) Ótimo |
III. Possibilidade de embolar o cabo no eixo: Com certeza uma das grandes vantagens desse modelo de carretilha é o fato de não existir espaço entre o carretel e a armação de inox. Assim não existe possibilidade do cabo enrolar em volta do eixo, inutilizando a carretilha, como é comum em outros modelos. | Ótimo |
IV. Funcionamento da trava: A trava é toda em nylon e precisa ser apertada com cuidado, para evitar-se o desgaste da rosca. Existe travas extras para reposição. Um dos maiores problemas das carretilhas que é a perda da trava, é minimizado nos dois modelos. No modelo Básico a trava é colocada na espessura da carretilha, com isso seu comprimento é longo e evita-se, na soltura, a perda da peça. No modelo de exploração, a trava é localizada na lateral, bloqueando a carretilha em orifícios em torno do eixo. | Ótimo |
V. Cabo: O cabo de 1,5 mm. De polipropileno é um pouco fraco para o manuseio em naufrágios, porém ele pode ser substituído pelo de 2,5 mm, sem grande perda de comprimento ou pelo de Kevler, caso se deseja gastar um pouco a mais. | Bom |
VI. Durabilidade: O segundo ponto forte do equipamento é a durabilidade, como o corpo é feito em nylon, a carretilha não se quebra ao cair no chão ou sob impacto de outros equipamentos pesados como acontece com modelos de corpo acrílico ou mesmo metálico. | Ótimo |
Observações: | |
Uma das poucas desvantagens desse equipamento esta também no material usado,
o nylon absorve água e, apesar de nos modelos testados o problema não ter ocorrido,
alguns usuários reclamaram da carretilha travar após o uso. A recomendação do
fabricante é secar o equipamento, logo após o uso. Evitando principalmente que
o cabo permaneça molhado no carretel. | |
Conclusão: | |
A carretilha da INCAR, possui o desempenho tão eficiente quanto algumas das melhores carretilhas do mercado. Principalmente em relação a resistência, manuseio e enrosco no eixo apresentou vantagens sobre outras marcas testadas. | |
Onde encontrar: |
Lojas de mergulho |
Ar comprime (João Tavares) - (021) 9611-9050 |
|
Veja também a Análises de outros equipamentos: | |