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HMS
Victory
Portsmouth Historic Dockyard - Portsmouth, Inglaterra |
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Portsmouth
Historic Dockyard
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O
Navio |
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Casco
com 72,5 metros
- 3500 toneladas e 140 canhões em três decks, o imponente
HMS Victory
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Logo
após seu lançamento ao mar em 1778 com o domínio do
mar sendo disputado e o risco de uma invasão, o Victory já
participou de sua primeira batalha contra os franceses em Ushant, ao largo
da costa noroeste da França. Batalha vencida pelos ingleses. Em 1797, sob o comando do capitão Robert Calder, participou de outro embate, desta vez no Cabo de São Vicente na costa portuguesa. Durante a batalha a frota britânica praticamente esmagou a frota espanhola mesmo com um maior número de navios, o resultado e que a marinha espanhola não mais participou da Guerra Revolucionária Francesa. |
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Desta
batalha, já participou o comandante Nelson, que viria a tornar-se
o capitão do Victory em uma das batalhas mais importantes da história
da Inglaterra e que se tornaria um herói nacional.
Em 1805 era o navio comandado pelo Almirante Nelson durante a Batalha de Trafalgar na costa espanhola, que colocaria fim nas pretensões de Napoleão de invadir a Inglaterra. O navio liderou a coluna inglesa que rompeu as linhas da frota franco-espanhola e foi nele que durante a batalha, o comandante Nelson acabou ferido por um tiro de mosquete e morreu. Após a batalha, devido aos danos sofridos voltou a Inglaterra e não mais combateu, sendo retirado de serviço em 1812. Em 1922 o navio em estado ruim foi levado para o Portsmouth's Royal Naval Dockyard, para trabalhos de manutenção e restauro, de modo a recriar o estado do navio em 1805. Atualmente pode ser visitado no Portsmouth Historic Dockyard. |
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A imponente proa com o mastro gurupés e suas âncoras almirantado |
Castelo de
popa onde ficavam as acomodações espartanas dos oficiais,
nas quais existiam inclusive canhões. Foco no combate
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Sistema de
escoramento do casco
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Porta do paraíso
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Terceira coberta
de combate - canhões de 32 libras
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Sistema anti incêndio.
Baldes de água por todo o navio |
Muitas
balas e armas de infantaria acondicionadas por todo o navio
garantindo a eficiência no momento das abordagens |
Equipamento
de limpeza, manutenção
e carregamento dos canhões |
Simbolo
do Rei George
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O castelo
de popa tem salões amplos e salas de refeição
que também serviam para alojar os oficiais |
Várias camas estão
penduradas para diminuir o balanço, |
Até
no alojamento do almirante Nelson existem canhões.
"Sujeito as condições do trabalho" |
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O Victory representa uma parte importante de um período da história da navegação, os navios captânias das principais esquadras do mundo foram aumentando sua tonelagem e número de cobertas que pudessem acomodar baterias de canhões, já que o combate era praticado geralmente com os navios passando paralelamente um ao outro e descarregando suas bocas de fogo. Em poucos anos os canhões giratórios, iriam ser instalados nas embarcações e mudar para sempre a dinâmica das batalhas navais. | |||
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Na cozinha
um grande forno, deveria trabalhar durante
todo o dia para alimentar tanta gente |
As reproduções
dão uma ideia da vida dura abordo
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A papa feita
com os biscoitos da ração diária são
tão feias quanto imaginamos, já o gosto... |
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Tripulação
se alojava entre os canhões
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Segunda
coberta, com escada ao convés
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Muitas
armas de fogo e espadas estocadas a bordo
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Vista do
convés com seus canhões á
frente do castelo de popa
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Munição
estocada em todos os pontos do navio
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Timão
e caixa de bússola, sob o castelo de popa
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O
sino do Victory
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Na
proa o paiol de cabos da âncora
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Porão
com o lastro e muitas barricas de água
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O
mastro de proa
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Lanterna de
popa
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No
Brasil |
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Consulte nosso
guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo
visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
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