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Epplenton
Hall
Fisherman's wharf Ship Memorial - San Francisco |
Fisherman's
wharf Ship
Memorial Rebocador
de rodas Epplenton Hall |
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O Eppleton Hall possuía
máquinas a vapor
de alavancas laterais com 500 n.h.p. que podiam produzir uma velocidade
de 10 nós. Uma curiosidade é que as duas máquinas
podiam funcionar independentemente uma da outra para ajudar a manobrabilidade,
permitindo que ele girasse no seu próprio eixo. Esse fato é
curioso, a grande maioria dos vapores de rodas apresentavam as rodas ligadas
por um único eixo, assim a resistência da água era
compensada, impedindo que no balanço do mar uma das rodas saísse
da água, quebrando o sistema de giro pela perda da resistência.
Outra diferença desse vapor é que suas caldeiras foram projetadas para usar água do mar. O que dispensava a necessidade de grandes tanques de água doce a bordo para a reposição. Segundo os dados históricos, "a cada seis semanas, o sal acumulado tinha que ser retirado das caldeiras por lavagem. Permaneceu em serviço contratado nos rios Wear e Tyne, do nordeste da Inglaterra, de 1914-1967 sendo sucessivamente vendido ou alugado a diversas companhias. Em 1967 foi vendida para a sucata; assentado em um banco de lama, sofreu um incêndio que destruiu o convés de popa e parte do interior de madeira. |
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A popa aberta
permitia as manobras dos cabos de reboque e a pequena cabine
foi construída na restauração para a travessia do Atlântico |
As pequenas dimensões
comparado com grandes veleiros de transporte
e vapores facilitavam a manobra dentro dos rios Ao fundo, o prédio com a torre é a prisão de Alcatraz |
Em
1969 foi reformado em Bill Quay, Sunderland. As máquinas foram
convertidas de carvão para diesel, recebeu uma cabine fechada e
meios eletrônicos de navegação para que pudesse atravessar
o Atlântico e chegar a San Francisco via Canal do Panamá,
como iate Kortum. Em 18 de setembro de 1969 partiu da Inglaterra e passou
sob a ponte Golden Gate no final de março de 1970.
Em 1979 foi doado para o National Park Service e atracado no Hyde Street
Pier, San Francisco. Hoje é o único exemplo intacto de um
reboque de pá do rio Tyne.
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O
sistema de rodas pode ser visualizado de maneira muito fácil. Os
rodas são do tipo pás
flutuantes excêntricas e mecanismo de mudança do ângulo
ainda está presente. Na entrada do píer também existe uma roda da barca Eureca que funcionava pelo sistema de pás fixas e que servem de comparação entre os sistemas |
Atracado
no Hyde Street Pier no centro turístico da cidade de San Francisco
o
Epplenton Hall está acompanhado de outros 4 navios históricos.
Veleiros Balclutha (esquerda) e C.A Thayer (direita), o rebocador Hercules (por trás chaminé laranja e preta), e a barca Eureka (branca). |
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No
Brasil |
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Mais informações: National Historical Park |
Consulte nosso
guia de estruturas de vapores e conheça mais sobre sua construção
e características, caso deseje identificar as peças pelo
visual utilize o esquema na página de Navios à vapor.
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